Terceirização

4 dicas sobre recepção e atendimento aos clientes

4-dicas-sobre-recepcao-e-atendimento-aos-clientes.jpeg
Escrito por Seguridade

Uma recepção e atendimento de qualidade é fundamental para a captação de clientes. Além do mais, quando um cliente ou visitante procura por sua empresa, ele espera mais do que ser bem atendido, ele quer perceber a preocupação e prazer da empresa em entendê-lo.

O recepcionista é o primeiro contato que seu negócio terá com esse cliente exigente, e ele precisa estar consciente da sua importância ao prestar as primeiras informações, que deverão ser transmitidas do jeito correto. Tendo em vista a relevância desse setor para a empresa, é importante saber como selecioná-lo da melhor maneira possível.

Pensando nisso reunimos neste post algumas dicas sobre recepção e atendimento aos clientes. Confira a seguir!

1. Saiba receber os clientes

Em um primeiro momento, é importante salientar para seu recepcionista que ele não deve fazer distinção baseando-se em prejulgamentos. É imprescindível atender bem, independentemente de como o cliente ou visitante se vista, fale ou se comporte.

Sorriso satisfatório no rosto não pode faltar, bem como um cumprimento educado e profissional. Lembre-o de que clientes detestam esperar. Mesmo que o recepcionista esteja ocupado, ele deve, ao menos, dizer algo como “Olá, tudo bem? Se importa de esperar um minuto? Já vou atendê-lo”.

2. Ouça os clientes e desenvolva a empatia

Nem sempre o cliente tem razão, mas, até nesses casos, precisa receber a devida atenção. Às vezes, apenas ser ouvido, respondido e bem tratado é o bastante para acalmá-lo. Devem ser feitas perguntas, demonstrando genuíno interesse por ele.

O feedback que sua empresa recebe de um consumidor deve ser levado em consideração, sempre, e cada necessidade e opinião examinada atentamente. Insights significativos surgem de situações assim. Desenvolva a empatia em sua equipe, pois isso faz muita diferença na recepção e atendimento.

3. Informe e oriente o público corretamente

Seus funcionários conhecem bem a sua empresa? Isso é muito importante. O seu recepcionista, vendedor ou atendente entende dos processos e procedimentos do seu negócio para estar ali, sendo, em muitos casos, a primeira impressão do seu possível cliente?

Se a resposta for não, talvez essa não seja culpa dele. Treine seu funcionário e o faça colocar a mão na massa para adquirir os conhecimentos necessários e estar preparado para sanar qualquer dúvida que seu cliente ou visitante possa ter.

4. Comunique-se de maneira positiva

É importante manter uma postura cordial e profissional. Saber o jeito adequado de se comunicar, utilizando os pronomes de tratamento corretamente e evitando gírias, é o mínimo que um consumidor ou visitante espera do seu recepcionista. O tom de voz também merece atenção. Jamais grite ou seja antipático. Falar de maneira clara, em um tom agradável e de maneira natural é o recomendável.

É sempre relevante salientar o quão importante é para a sua empresa ter um serviço de recepção e atendimento de qualidade. Um bom atendimento é um investimento que traz benefícios a curto prazo, pois está diretamente relacionado a concretização das vendas dos seus produtos e/ou serviços.

Imagine se todos os dez clientes que entrarem na sua empresa, em uma semana, forem bem atendidos e espalhar isso para outras dez pessoas cada. Quanta gente com boa impressão da sua marca você terá?

Agora que você já sabe a importância de uma recepção e atendimento impecáveis, não deixe de acompanhar outras dicas para o seu negócio: curta nossa página no Facebook!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This