Sem Categoria

8 Vantagens da Contratação de Trabalhadores Temporários

Seguridade
Escrito por Seguridade

Historicamente ligada ao setor do varejo, que costuma lançar mão dessa modalidade de contratação para atender a alta demanda sazonal, como Dia das Mães, Natal e férias de verão, a contratação de trabalhadores temporários nunca foi tão difundida no Brasil.

Cada vez mais empresas, de diferentes setores, buscam por profissionais em caráter provisório para atender a uma necessidade temporária da organização, como picos de demanda e períodos de afastamento de colaboradores fixos.

Mas será que realmente vale a pena? Por que tem crescido tanto no Brasil? Neste post, confira 8 vantagens da contratação de trabalhadores temporários e por que sua empresa deve considerar essa solução. Acompanhe!

Contratação de trabalhadores temporários: 8 vantagens para a sua empresa

1. Não há pagamento de multa de FGTS

Como vamos ver, muitas das vantagens da contratação de trabalhadores temporários estão ligadas à economia que ela pode trazer para as empresas. E um dos motivos para isso são os encargos sociais que recaem sobre o seu negócio.

Embora o recolhimento do FGTS siga as mesmas regras utilizadas para trabalhadores fixos, não existe a necessidade de pagamento de indenização de 40% pelo desligamento do trabalhador ao final do contrato.

2. Não há estabilidade

Como o próprio nome já diz, o trabalhador contratado sob esse regime está ali em caráter temporário. Como tal, esse tipo de vaga não dá direito à estabilidade, o que reflete em casos de afastamento por problemas de saúde ou acidente, por exemplo. Nesse sentido, mesmo que o trabalhador tenha algum problema e precise se ausentar, não existe a obrigatoriedade de prorrogação do contrato até alta médica.

3. Contato com novos talentos

A contratação de trabalhadores temporários é uma grande oportunidade para que a empresa conheça e identifique talentos que possam ser valiosos para os seus negócios. Assim, quando um empregado provisório se destaca nas suas funções, é comum que a empresa faça uma oferta para efetivá-lo.

Trata-se, portanto, de uma oportunidade de ouro tanto para a empresa, que pode avaliar, sem custos, o profissional durante seu contrato temporário, quanto para o trabalhador, que, além de ganhar experiência e ampliar sua rede de contatos, pode terminar conseguindo um emprego fixo.

Leia mais: A Inserção de Jovens Talentos no Ambiente Organizacional

4. Redução de despesas

Como comentamos, as grandes vantagens da contratação de trabalhadores temporários estão ligadas à economia de recursos por parte da empresa. E isso também vale para a folha de pagamento.

A manutenção de colaboradores permanentes em CLT supõe um grande impacto no caixa da empresa, que deve assumir, além dos salários, todos os encargos e benefícios que constam na Lei.

Por sua vez, o trabalhador temporário não conta com esse tipo de benesse e dispensa a empresa de ter que arcar com despesas extras, como vale-alimentação, vale-transporte, repouso semanal remunerado, férias proporcionais, indenização por demissão sem justa causa, entre outros.

5. Menos problemas trabalhistas

Profissionais contratados temporariamente também oferecem menos riscos de causas trabalhistas. Como o vínculo com a empresa é provisório, de curta duração e estipulado em contrato, não há muita margem para o aparecimento de conflitos.

Além disso, a relação entre empresa e trabalhador costuma apresentar menos fricções, uma vez que ambos têm interesse em mantê-la: o profissional, para deixar a porta aberta para contratações futuras, e a empresa, que conta com um profissional que já conhece seus processos à disposição.

6. Contratos mais simples e seleção mais ágil

A contratação de trabalhadores temporários não passa por toda a burocracia que um profissional em regime CLT demanda. De uma maneira geral, os contratos temporários podem ser mantidos por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por até 90 dias. Além disso, eles podem ser rescindidos a qualquer momento.

Outra vantagem é que o processo de recrutamento e seleção também é muito mais rápido, uma vez que não é feito pelo setor de Recursos Humanos, mas por uma consultoria de RH. Além de agilidade, a empresa tem a certeza de receber bons talentos.

Leia mais: Razões para terceirizar os processos de recrutamento e seleção

7. Substituição mais fácil de funcionários

Em tempos de crise, muitas empresas enxugam seu quadro de funcionários e desligam profissionais com salários mais altos. Assim, a contratação de trabalhadores temporários aparece como solução de curto prazo para manter a produtividade, entregar projetos que foram iniciados e atender à demanda. O mesmo pode ser feito na substituição temporária de funcionários afastados, seja por férias, problemas médicos ou licenças.

8. Flexibilidade para atender picos de demanda

Muitos negócios passam por picos na demanda e isso pode sobrecarregar suas equipes. Assim, uma das vantagens da contratação de trabalhadores temporários é contar com profissionais capacitados para atender momentos pontuais de pico na demanda – como em datas comemorativas e períodos de alta temporada – sem a necessidade de inflar o quadro de funcionários.

Leia mais: Administração de temporários: como e por que contratá-los?

Ao fazer a contratação de trabalhadores temporários, certifique-se de que tudo o que foi combinado está de acordo com o que diz o Ministério do Trabalho e com novas legislações que vierem a ser aprovadas.

Uma vez que o trabalhador foi contratado, treine-o e integre-o como se fizesse parte do quadro de colaboradores permanentes. Isso é fundamental para que ele se sinta à vontade e torne-se um profissional produtivo, e também para que os outros funcionários não se sintam ameaçados de alguma maneira.

Você já contratou trabalhadores temporários na sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente!

Sobre o autor

Seguridade

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This