Terceirização

Como buscar serviços terceirizados para seu condomínio?

Escrito por Seguridade

Muitos condôminos buscam na terceirização uma forma de economizar no final do mês. Além de econômica — os condomínios podem conseguir até 30% de redução nos gastos —, essa alternativa é viável porque garante que alguns serviços sejam realizados por empresas especializadas naquele tipo de serviço. 

As empresas de limpeza e de segurança predial são alguns exemplos de serviços terceirizados em condomínios. Outros serviços, como jardinagem e dedetização, também oferecem bons resultados quando oferecidos por empresas terceiras.

Entretanto, é preciso ter muita atenção na hora de contratar serviços terceirizados para o seu condomínio. Questões como idoneidade da empresa, boas referências e checagens relacionadas a questões jurídicas e tributárias são fundamentais para a segurança da contratação. 

Por isso, é importante ficar atento a alguns critérios na hora de buscar serviços terceirizados para seu condomínio. Afinal, você não tem como ter o controle de todos os trabalhadores que prestaram determinado serviço no condomínio.

Então, se você tem dúvidas sobre como buscar serviços terceirizados para o seu condomínio com segurança, continue lendo este post!

Verifique a documentação

É fundamental que as empresas terceirizadas estejam com toda a documentação da empresa em dia.

E isso vale para as certidões negativas em nível municipal, estadual e federal; documentação societária; certidões relativas a processos cíveis, criminais e trabalhistas; informações ligadas aos direitos do consumidor — que podem ser conseguidas em órgãos como o Procon — e até mesmo em sites como o Reclame Aqui.

Além disso, certidões relacionadas a processos federais, tanto vinculadas ao CNPJ da empresa como ao CPF dos sócios e documentação vinculada ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) merecem uma análise especial por porte do condomínio.

Atenção às questões trabalhistas

Por mais que o condomínio opte por terceirizar alguns serviços, em um eventual processo trabalhista ele pode ser responsabilizado. Inclusive, em certas situações, os empregados já conseguiram ganhar na justiça esse direito. 

Se a empresa terceira demonstrar que não pode arcar com alguma despesa, por exemplo, o condomínio acaba assumindo o ônus. Por isso, é bom verificar se a empresa terceira costuma realizar os recolhimentos trabalhistas da maneira e no prazo corretos, e averiguar a sua saúde financeira.

Outro aspecto que merece ser observado é o que garante a segurança de todos os empregados terceirizados. Para cada categoria há uma exigência específica nesse âmbito. 

O pessoal da limpeza precisa usar certo tipo de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para trabalhar com produtos químicos e recolher o lixo. Já o pessoal da segurança precisa ter algumas horas de cursos específicos para trabalharem armados, por exemplo. 

De toda forma, as empresas que o condomínio contratar precisam demonstrar que toda essa documentação está em dia.

Relações de subordinação

Quando o condomínio opta por terceirizar alguns serviços, é comum que o síndico assuma suposta relação de chefia com o pessoal terceirizado. Pois saiba que essa relação de subordinação jamais deve existir — quem deve cobrar dos empregados terceirizados é a coordenação da empresa terceirizada e não o síndico.

Cobranças relativas à qualidade do trabalho, ao cumprimento de horários dos trabalhadores ou questões relacionadas à disciplina ou comportamento da equipe terceira devem ser documentadas pelo síndico ao responsável pela empresa, e não diretamente aos trabalhadores. 

Esse grave erro pode configurar, no futuro, vínculo trabalhista e motivar futuras ações na justiça. Se, por outro lado, a empresa terceira não estiver cumprindo com o que foi acordado em contrato, o síndico pode argumentar quebra de contrato e recorrer às sanções cabíveis.

O valor da referência

Quando se vai a um médico, quando se contrata um eletricista ou até mesmo uma empresa de reformas não é usual pedir referências? A mesma lógica deve ser usada na hora de contratar uma empresa terceirizada para condomínio. 

Então, busque o histórico dos fornecedores: confira há quantos anos prestam determinado serviço, conheça o portfólio de empresas atendidas, e converse com os síndicos dos condomínios para o qual essas empresas prestaram ou prestam serviços.

Anote cada referência dada e faça um comparativo entre as opções apresentadas. Se ficar em dúvida sobre algum critério abordado, não hesite em levar a questão para a própria empresa e dar a ela a chance de esclarecer melhor cada ponto. 

O importante é que a empresa perceba o nível de critério do condomínio ao contratar seus prestadores de serviço, e queira contribuir para esse bom padrão.

Critérios de seleção de pessoal

A alma de uma empresa terceirizada são os seus colaboradores — são eles que estarão prestando o serviço no condomínio e representando a empresa dia a dia. Por isso, conhecer os processos de seleção da prestadora de serviços pode dizer muito sobre ela, e contribuir para evitar problemas. 

  • Como é feita a seleção?
  • É interna ou conta com empresa de RH?
  • Que critérios são considerados para a admissão?
  • Como a empresa exige e estimula a capacitação permanente?
  • Como estão os índices de rotatividade da empresa?

Essas perguntas precisam ser feitas na hora de buscar serviços terceirizados para o seu condomínio. Outro aspecto igualmente importante é acompanhar qual é o tratamento que essas pessoas recebem em nível geral.

Esse quesito busca analisar os vínculos que os trabalhadores têm com a empresa, como são percebidos por seus colegas e chefia, o nível de segurança que têm uns nos outros, e que tipo de reconhecimento recebem quando conseguem bons resultados.

De fato, esse viés é importante porque ninguém quer ser visto como mais um número na organização. Todos merecem ser reconhecidos pelo trabalho que prestam e pelas pessoas que são naquela organização.

Enfim, como se pode perceber, há muitas vantagens na terceirização de serviços, mas é preciso observar uma série de critérios para não comprometer os serviços do seu condomínio. 

Verificar toda a documentação das empresas, ter atenção às questões trabalhistas, evitar relações de subordinação com empresas terceirizadas, pedir referências de empresas antes de contratar os serviços e conhecer os processos de contratação das organizações são ações que podem ajudar. 

E é importante também, antes de buscar empresas terceiras, verificar aspectos que são peculiares à realidade do seu condomínio. Se o seu requer um cuidado especial de conservação por ter uma fachada tombada pelo patrimônio, por exemplo, outros itens devem ser considerados.

E então, gostou do post? Se ele foi útil para você, aproveite para ler também sobre estas 7 dicas para melhorar a segurança no seu condomínio!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This