Segurança e Limpeza

Pisos de cerâmica: quais os principais cuidados necessários?

Escrito por Seguridade

A escolha dos melhores materiais para sua empresa requer tempo e pesquisa e, mesmo depois do serviço feito, alguns aspectos precisam de manutenção para manter a boa aparência e a durabilidade do material. Este e o caso dos pisos de cerâmica, versáteis e de fácil manutenção.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados para que os pisos cerâmicos mantenham a aparência original e permaneçam embelezando as áreas onde revestem. Confira a seguir algumas dicas importantes de cuidados a serem tomados.

Cuidados na colocação de pisos de cerâmica

Depois de escolhido o piso cerâmico, é a vez de investir na colocação. O bom assentamento do piso influencia na sua resistência, por isso, não economize na hora da instalação.

Uma dica importante para ficar de olho é verificar se a argamassa é passada em toda a superfície que receberá o piso, enquanto o piso é colocado, sem deixar espaços vazios ou ocos. Dessa forma, o piso absorve os impactos sofridos, o que evita quebras, rachaduras e possíveis lascas.

Cuidados com riscos

Areia

O esmalte cerâmico não reage muito bem à areia, já que ela é feita quartzo, um mineral bem resistente. Logo, evite a colocação de pisos de cerâmica com acabamento brilhante em locais que possam ter contato direto com resíduos externos.

Pisos com acabamento fosco ou texturizados, como os antiderrapantes, não possuem desgaste visível, logo, eles se tornam a melhor opção para áreas externas ou de grande circulação de pessoas.

Existem no mercado pisos cerâmicos resistentes à abrasão, que devem ser levados em conta dependendo de onde o material será usado.

Móveis

Com o deslocamento de móveis e cadeiras, os riscos no piso são quase inevitáveis. Invista em revestimento de feltro para os pés dos móveis ou em tapetes: eles evitam o atrito com o chão e possibilitam, inclusive, o deslocamento de forma mais fácil e menos ruidosa.

Cuidados com a limpeza

Devido ao esmalte do piso, qualquer tipo de produto pesado ou com ácido em sua fórmula deve ser evitado. Detergentes e sabões neutros devem ser usados, juntamente com um pano úmido.

Saponáceos cremosos, pouco abrasivos, também podem ser usados para auxiliar na limpeza do revestimento.

Na dúvida, contrate uma empresa especializada

Empresas de limpeza especializadas possuem mão de obra qualificada e os melhores produtos para cada tipo de revestimento. Além, claro, de ser muito mais conveniente, já que poupa o tempo que outro funcionário teria que dispor para fazer a limpeza.

A certeza da qualidade e do serviço bem feito elevam os serviços de empresas especializadas para patamares de quase extrema necessidade. Lembre-se que a limpeza correta do local de trabalho evita o desgaste desnecessário de materiais de uso contínuo.

Isso evita, em médio e longo prazo, quebras e mau funcionamento de equipamentos, o que se relaciona à segurança, já que materiais em boas condições evitam acidentes e mantêm o clima organizacional.

E aí? Gostou das nossas dicas sobre os cuidados com pisos de cerâmica? Caso tenha dúvidas a respeito da terceirização da limpeza e a contratação de equipes especializadas, confira este post com as principais vantagens deste tipo de serviço.

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This