Segurança e Limpeza

Profissão zelador: confira aqui as principais informações!

profissao-zelador-confira-aqui-as-principais-informacoes.jpeg
Escrito por Seguridade

A profissão zelador é, como o próprio nome já diz, realizada por uma pessoa encarregada por zelar pelo condomínio. Entre as diversas atribuições, podemos enumerar ações que, em trabalho conjunto com o síndico, assumem papel importante para o dia a dia dos moradores.

Neste post, vamos aprender um pouco mais sobre quem exerce essa profissão. Acompanhe!

Profissão zelador: como é o regime de trabalho?

O zelador não tem apenas contato com os moradores, mas também com qualquer pessoa que entre no condomínio. Por esse motivo, ele não deve se ocupar integralmente com algum morador. Seu tempo não pode ser tomado de maneira completa, pois ele pode estar ocupado com outras atividades e deve sempre seguir seu cronograma de trabalho.

A jornada de trabalho de um zelador é geralmente de 44 horas semanais, de segunda a sexta-feira ou de segunda a sábado. O zelador tem o direito a hora extra e recebe a partir do momento em que o horário estipulado for ultrapassado.

Por exemplo, Seu José trabalha de 8 h às 17 h, com uma hora de intervalo para almoço. Às 16h45, Dona Maria, a síndica, pediu ao Seu José para entregar as correspondências nos devidos apartamentos (em um condomínio de 3 prédios). No segundo bloco já era 17h05. Seu José continuou até entregar todas as correspondências, e isso é considerado como hora extra. Ele deverá receber pelo tempo extrapolado.

Como funcionam suas atribuições?

Um zelador de condomínio deve providenciar serviços de manutenção e é encarregado pela recepção, controle e distribuição de produtos de limpeza para os colaboradores. Além disso, precisa verificar o recolhimento de lixo e orientar os moradores ou visitantes sobre questões importantes do condomínio.

Para manter a qualidade em seu trabalho e estar qualificado para suas funções, recomenda-se que o zelador tenha alguns conhecimentos, tais como:

  • saber orientar com relação à prevenção e ao combate a incêndios;

  • ter entendimento acerca de manutenção elétrica e hidráulica;

  • conhecer sobre os cuidados da piscina, se houver;

  • zelar pelas partes comuns do espaço, incluindo os elevadores;

  • dar conta de procedimentos básicos de segurança;

  • verificar se a limpeza está eficiente e tudo está em ordem;

  • estar atento às mudanças das regras condominiais;

  • informar-se e controlar o que ocorre em dias de mudança;

  • entre outros.

Vale lembrar que em momento nenhum o zelador deve ser confundido com o porteiro do condomínio ou do prédio, pois esta é outra função que também tem suas especificidades. Ainda que o zelador trabalhe em conjunto com os outros funcionários ou terceirizados, cada um tem situações específicas para lidar em seu dia a dia.

Quais as características de um bom zelador?

Ele deve ser dedicado, prestativo e, principalmente, ético. Um zelador deve ser discreto, cumprir as normas, ter voluntariedade, ser gentil e atender todos os membros do condomínio de maneira cortês.

Como todos no condomínio terão esse profissional como uma referência, é preciso que ele tenha sempre em mãos soluções para resolver problemas junto aos moradores, seja para entrar em contato com algum telefone de emergência ou para orientar quanto a pequenos reparos nas áreas comuns.

Para tanto, ele sempre tomará como parâmetro as orientações do síndico e o que for acordado nas assembleias, respeitando as leis condominiais.

Esse profissional, que também pode ser terceirizado, exerce um grande papel quando bem qualificado para exercer suas funções. Por isso, é importante selecioná-lo com cuidado, a fim de manter a excelência na hora de gerir o condomínio.

Agora que você conhece algumas das principais características da profissão zelador, ajude outras pessoas a compreender como funciona esse tipo de trabalho: compartilhe este post em suas redes sociais!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This