Terceirização

Quais são as funções de um bombeiro civil em uma empresa?

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Escrito por Seguridade

Quais são as 10 profissões mais confiáveis? Que tipo de profissional você recorreria em caso de emergência? Quando essa pergunta é feita às pessoas, a esmagadora maioria responde “bombeiro” entre as primeiras posições.

A razão é simples: esse profissional está sempre presente e preparado para ajudar nos momentos mais difíceis. Em uma empresa, as funções de um bombeiro civil são desempenhadas para proteger tanto as pessoas quanto o patrimônio.

Neste post, vamos mostrar a importância do bombeiro civil e explicar porque é recomendável contratar aqueles em quem, provavelmente, você já confia. Saiba mais!

Quais são as exigências para o exercício das funções de um bombeiro civil?

A profissão de bombeiro civil é protegida pela Lei Federal nº 11901/09, que a regulamenta e descreve suas funções. No texto da legislação, são descritas as qualificações necessárias para a progressão de carreira, funções e seguranças trabalhistas.

Antes de sua promulgação, já existia a norma ABNT NBR 14608/07, que estabelecia a obrigatoriedade de que empresas armazenadoras de itens químicos — com espaço a partir de 10 mil metros quadrados — tenham, pelo menos, 4 bombeiros civis prestando serviço durante cada turno de trabalho.

Além dessa legislação fixada em âmbito nacional, ainda existem outras leis e normas específicas de cada estado e município. Ao contratar um bombeiro civil, consulte-as para evitar inadequações e multas.

Quais são as qualificações que o candidato deve possuir?

Todo bombeiro civil, para ser considerado apto a exercer as suas funções, deve obter diversas certificações e treinamentos.  A primeira etapa do curso deve ser teórica, abordando a legislação que regula a atividade.

Já as aulas práticas são voltadas para ensinar o trabalho relacionado ao combate e prevenção de incêndios, operar desfibrilador e treinamento para resgate.

Quais são as principais atividades deste profissional?

Como estamos falando de um bombeiro, a primeira atividade que podemos é assumir é a sua atuação em caso de incêndios na empresa. Contudo, esse profissional não está limitado a somente um tipo de eventualidade.

De acordo com o ramo de atuação da organização em questão, a lista de atividades pode incluir:

  • a prestação de primeiros socorros as vitimas;
  • o cuidado ao lidar com vazamento de produtos químicos;
  • a realização de treinamentos para conscientizar a equipe;
  • a coordenação dos esforços da brigada de incêndio interna; e
  • a realização de salvamentos terrestres, aquáticos e em altitude.

O mesmo vale para os brigadistas que atuam em conjunto com os bombeiros para realizar a evacuação da área em caso de emergência.

Além da prática de salvamento, a atividade mais importante é a conscientização dos colaboradores sobre o comportamento seguro dentro do ambiente de trabalho. Desse modo, é possível evitar que os trabalhadores sejam expostos a situações inseguras e saberão como reagir em caso de necessidade.

Quais empresas devem contratar o bombeiro civil?

De acordo com a legislação, cada estado possui a autonomia para determinar as próprias regras no que diz respeito à contratação de bombeiros civis e à quantidade mínima para cada empresa.

Em geral, o ramo de atuação do empreendimento pode ser considerado como critério de decisão. Empresas que atuam com a produção ou comercialização de produtos químicos são tratadas com maior rigor. Assim, devido à sua atividade, o número de bombeiros pode ser maior.

Em outros casos, o número de empregados pode ser adotado como base. Desse modo, quando maior for o quadro de pessoal, o número de bombeiros tende a aumentar progressivamente.

Porém, muitos estados aderem às recomendações presentes na norma da ABNT NBR 14608 no anexo A — que descreve que a presença do bombeiro civil é obrigatória em locais com grande circulação de pessoas.

Além de empresas, os eventos com a presença de grande público que contem com a presença de, no mínimo, 1000 pessoas. As instituições públicas, como hospitais e ambientes privados, como shoppings e instituições de ensino também devem ser protegidos de acordo com a regra.

Cabe destacar também que a sue presença é requerida em casas de shows e espetáculos

Por que contratar um bombeiro civil?

Sua empresa não deve contratar um bombeiro civil apenas porque a legislação exige. Entre os principais benefícios que a contratação desses profissionais pode oferecer, podemos destacar:

  • Disponibilidade: bombeiros estão acostumados a trabalharem em longos turnos e se sentem confortáveis durante plantões, pois recebem treinamento para se manterem sempre alertas e vigilantes;
  • Engajamentosão reconhecidos, entre outras tantas coisas, por terem um elevado orgulho profissional. Como apreciam suas tarefas, fazem tudo com alegria e empolgação — o que contribui para que o trabalho seja sempre bem-feito;
  • Profissionalismo sob stressas pessoas recorrem a bombeiros quando estão em situações difíceis e, muitas vezes, quando encontram-se em desespero. Esses profissionais são altamente treinados para manter a calma em qualquer cenário, sendo valiosos em momentos de desespero;
  • Eficiênciahá uma razão simples para os bombeiros serem tão eficientes — é que geralmente não há outra opção! O seu papel é evitar desastres e trabalhar para garantir a segurança de bens e pessoas. Se não realizarem seu trabalho corretamente, fatalidades podem acontecer e, por isso, a eficiência é uma característica tão marcante de sua atuação profissional.

Como terceirizar o processo de contratação pode beneficiar sua empresa?

O ideal é que se terceirize a contratação desses profissionais. Do contrário, você deverá adquirir conhecimentos técnicos sobre as diversas funções de um bombeiro civil, tais como:

  • prevenção de vazamentos;
  • prestação de primeiros socorros;
  • prevenção e combate a incêndios;
  • testes em equipamentos de proteção;
  • prevenção de riscos ao patrimônio e às pessoas; 
  • inspeções e exames para adequação às legislações de segurança vigentes;

Tais medidas preventivas garantem que, em caso de emergência, não só o bombeiro estará treinado, mas os recursos a sua disposição estarão em condições de uso imediato para as mais diversas situações.

Caso você não seja especialista nessas áreas, uma empresa que forneça terceirização de serviços pode se encarregar do recrutamento e seleção de profissionais devidamente qualificados.

Além disso, por meio dessa facilidade, o seu negócio ficará isento de lidar com todos os detalhes burocráticos decorrentes desse tipo de trabalho, liberando mais tempo e energia para que você lide com seu core business.

Uma emergência no trabalho é uma situação que nunca se espera vivenciar. Contudo, é essencial que existam medidas para que os colaboradores sejam protegidos. Essa é função do bombeiro civil que utiliza as suas competências para manter a organização segura.

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Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

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