Terceirização

Quais são as funções de um bombeiro civil em uma empresa?

quais-sao-as-funcoes-de-um-bombeiro-civil-em-uma-empresa.jpeg
Escrito por Seguridade

Quais são as 10 profissões mais confiáveis? Quando essa pergunta é feita às pessoas, a esmagadora maioria responde “bombeiro” entre as primeiras posições.

A razão é simples: esse profissional está sempre presente para ajudar nos momentos mais difíceis. Em uma empresa, as funções de um bombeiro civil são desempenhadas para proteger tanto as pessoas quanto o patrimônio.

Neste post, vamos mostrar a importância do bombeiro civil e explicar porque é recomendável contratar aqueles em quem, provavelmente, você já confia.

Quais são as exigências para o exercício das funções de um bombeiro civil?

A profissão de bombeiro civil é protegia pela Lei 11901/09, que a regulamenta e descreve suas funções.

Antes de sua promulgação, já existia a norma ABNT NBR 14608/07, que estabelecia a obrigatoriedade de que empresas armazenadoras de itens químicos — com espaço a partir de 10 mil metros quadrados — tenham, pelo menos, 4 bombeiros civis prestando serviço durante cada turno de trabalho.

Além dessa legislação fixada em âmbito nacional, ainda existem outras leis e normas específicas de cada estado e município. Ao contratar um bombeiro civil, consulte-as para evitar inadequações e multas.

Por que contratar um bombeiro civil?

Sua empresa não deve contratar um bombeiro civil apenas porque a legislação exige. Entre os principais benefícios que a contratação desses profissionais pode oferecer, podemos destacar:

  • Disponibilidade: bombeiros estão acostumados a trabalharem em longos turnos e se sentem confortáveis durante plantões, pois recebem treinamento para se manterem sempre alertas e vigilantes;
  • Engajamento: são reconhecidos, entre outras tantas coisas, por terem um elevado orgulho profissional. Como apreciam suas tarefas, fazem tudo com alegria e empolgação — o que contribui para que o trabalho seja sempre bem-feito;
  • Profissionalismo sob stress: as pessoas recorrem a bombeiros quando estão em situações difíceis e, muitas vezes, quando encontram-se em desespero. Esses profissionais são altamente treinados para manter a calma em qualquer cenário, sendo valiosos em momentos de desespero;
  • Eficiência: há uma razão simples para os bombeiros serem tão eficientes — é que geralmente não há outra opção! O bombeiro deve evitar desastres e trabalhar para garantir a segurança de bens e pessoas. Se não realizarem seu trabalho corretamente, fatalidades podem acontecer e, por isso, a eficiência é uma característica tão marcante de sua atuação profissional.

Como terceirizar a contratação de bombeiros civis pode beneficiar sua empresa?

O ideal é que se terceirize a contratação desses profissionais. Do contrário, você deverá adquirir conhecimentos técnicos sobre as diversas funções de um bombeiro civil, tais como:

  • prevenção de riscos ao patrimônio e às pessoas;
  • inspeções e exames para adequação às legislações de segurança vigentes;
  • prevenção de vazamentos;
  • testes em equipamentos de proteção;
  • prestação de primeiros socorros;
  • prevenção e combate a incêndios.

Caso você não seja especialista nessas áreas, uma empresa que forneça terceirização de serviços pode se encarregar do recrutamento e seleção de profissionais devidamente qualificados.

Além disso, por meio dessa facilidade, o seu negócio ficará isento de lidar com todos os detalhes burocráticos decorrentes desse tipo de trabalho, liberando mais tempo e energia para que você lide com seu core business.

Gostou de conhecer as principais funções de um bombeiro civil? Sua empresa já contratou esse profissional? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This