Sem Categoria

Saiba como separar o lixo para reciclagem de maneira correta

Escrito por Seguridade

Assim como em condomínios, as escolas também produzem uma quantidade considerável de lixo e de outros resíduos. Contudo, a maior parte desses detritos é reciclável e pode ser reaproveitada.

Para que isso aconteça, é fundamental implementar ações que conscientizem e envolvam alunos e funcionários no processo. É possível até mesmo aproveitar esse assunto tão importante para promover conteúdos para aulas e demais atividades escolares ligadas à sustentabilidade.

Começar a ensinar como separar o lixo para reciclagem da maneira correta é uma excelente iniciativa — e aqui estão as orientações corretas para fazer isso. Acompanhe!

Separe orgânicos de recicláveis

Primeiro, é muito importante separar o lixo orgânico do que é reciclável. Restos de alimentos, sementes de frutas e cascas de legumes, por exemplo, devem ser descartados em um recipiente específico.

Alumínio, papel, vidro e plástico também devem ser colocados em suas próprias lixeiras, conforme a cartilha da coleta seletiva, e são todos recicláveis. O lixo eletrônico, por sua vez, deve ser entregue aos fabricantes, mas você também pode procurar por uma coleta própria para eles.

Deixe as embalagens secas

É essencial deixar todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material. Caso seja embalagem de alimento, é importante lavá-la bem antes para eliminar qualquer resquício do produto.

Isso também vale para papéis, que além de secos não devem estar amassados. Se nenhuma dessas providências for tomada, o item fica inutilizado para reciclagem, já que não passa por processo de limpeza antes de ser encaminhado para o processamento.

Embrulhe vidros quebrados

Lembre-se de embrulhar vidros quebrados antes de jogá-los fora. Essa é uma medida importante para evitar acidente, não somente com alunos e demais adultos, mas também com os profissionais responsáveis pela coleta.

Além disso, considere que animais podem revirar os descartes e se machucar. Caixas de papelão e folhas de jornal são algumas maneiras adequadas para fornecer essa proteção. Mesmo que o pedaço de vidro seja pequeno, essa prática deve ser adotada.

Diminua o tamanho de garrafas pet

Ao separar o lixo, aproveite para diminuir o tamanho de garrafas pet e de latinhas. Amasse-as com as mãos ou pise em cima delas para que fiquem tão pequenas quanto possível.

No caso das garrafas, é importante fechá-las com a tampa. Esse cuidado ajuda a diminuir também o espaço destinado para guardar o lixo e facilita o trabalho dos responsáveis pela coleta, que conseguem transportar e armazenar os materiais de maneira muito mais simples.

Como você pôde ver, separar o lixo na escola não é muito diferente do que já é feito em casa. Para que os alunos compreendam a importância desse hábito, o mais indicado é aproveitar momentos propícios para reforçar o conceito: no recreio, por exemplo, muito lixo é gerado e a oportunidade pode ser usada para mostrar o descarte correto de cada detrito.

Durante o ano letivo, outra ação que pode ser inserida na rotina dos alunos é a diminuição da quantidade de lixo produzida por eles. É hora de ensiná-los a usar menos copos descartáveis e canudos e a aproveitar as folhas de seus cadernos antigos ao máximo antes de encaminhar para reciclagem.

E você, sabe de outra dica que ajude a separar o lixo e realizar a reciclagem nas escolas? Compartilhe seu conhecimento conosco e deixe um comentário logo abaixo!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This