Segurança e Limpeza

Segurança eletrônica x tradicional: entenda as diferenças

Escrito por Seguridade

A violência urbana é hoje um dos maiores problemas enfrentados pela população, principalmente das grandes cidades. A segurança pública se tornou questão de ordem, mas nem sempre ela é garantida pelo Poder Público.

Por esse motivo, é cada vez maior o número de residências, condomínios e empresas que recorrem a serviços privados — segurança eletrônica e vigilância terceirizada — para proteger seus patrimônios.

Contudo, alguns erros acabam sendo cometidos nesse processo, pois muitas empresas têm dificuldades em conciliar diferentes metodologias de proteção.

Por isso, pensando em ajudar, neste post vamos fazer um comparativo entre a segurança eletrônica e a tradicional, apresentando suas diferenças e mostrando a você como tirar o melhor proveito de ambas. Continue lendo e confira!

Segurança eletrônica

Em tempos de grandes avanços tecnológicos, a contribuição das inovações está presente em todas as áreas e ações da vida cotidiana. Em ambientes empresariais, a realidade é a mesma: há sempre um recurso capaz de otimizar os trabalhos.

No que diz respeito à segurança corporativa, a tecnologia também tem dado uma grande contribuição. O surgimento de soluções de monitoramento remoto é um grande exemplo disso.

Atualmente é possível monitorar praticamente todos os ambientes do negócio, tanto interna quanto externamente, tudo por meio de circuitos de câmeras. Além desse, podemos citar também tecnologias como:

  • portaria eletrônica;
  • sistemas de alarme — inclusive integrados com a empresa que os fornecem, o que agiliza a comunicação com a polícia em caso de necessidade;
  • sensores de presença;
  • câmeras de alta resolução;
  • biometria;
  • sistemas de segurança remota via internet.

Vantagens da segurança eletrônica

Esse modelo de segurança possui inúmeras vantagens em ambientes empresariais, entre elas:

Alcance e versatilidade         

A principal vantagem da segurança eletrônica é seu grande alcance e versatilidade, podendo comportar sistemas para diversas finalidades e em diferentes locais.

Além disso, a integração é muito maior — em caso de grandes espaços, como os de grandes empresas, é possível centralizar de maneira mais efetiva a gestão da segurança por meios digitais.

Custos mais baixos

Além disso, outro aspecto que torna a segurança eletrônica vantajosa são os custos. Embora seja necessário fazer um investimento inicial — que, dependendo dos recursos a serem empregados e do porte da empresa, podem ser bem elevados — em longo prazo acaba representando uma economia, pois haveria a necessidade apenas de manutenções periódicas.

Proteção em tempo integral

Esse é uma vantagem da tecnologia: pode fornecer seus serviços em tempo integral. A possibilidade de ter sistemas operando 24 horas por dia é bastante atrativa, pois, além de passar uma sensação de segurança maior, corre um risco menor de não identificar possíveis problemas.

Desvantagens da segurança eletrônica

Como qualquer sistema informatizado, a segurança eletrônica, apesar de eficiente, não está imune a falhas. Por isso, existem algumas desvantagens desse sistema. Vejamos:

Riscos de invasão

A possibilidade de que alguém invada o sistema sempre existe, principalmente quando eles utilizam a rede da empresa para o funcionamento. Hoje, os hackers e os softwares estão cada vez mais sofisticados e são capazes de invadir sistemas privados e comprometer seu funcionamento.

Fragilidade

Apesar de muito eficazes, a segurança eletrônica depende de uma fonte de energia para o funcionamento. Tal fato os torna um tanto quanto frágeis, caso haja uma interrupção na rede elétrica, por exemplo.

Segurança tradicional

O modelo de segurança tradicional e que utiliza mão de obra humana ainda é bastante comum em todos os tipos de ambientes, como bancos, escolas, restaurantes, empresas públicas e privadas etc. Ultimamente há um grande número de empresas que se especializaram no fornecimento desse tipo de serviço de maneira terceirizada, dada a sua grande demanda.

Embora a tecnologia seja capaz de promover a segurança nas empresas, o modelo tradicional ainda apresenta algumas vantagens.

Vantagens da segurança tradicional

Flexibilidade

A possibilidade de adaptar os serviços às necessidades da empresa é um demonstrativo dessa flexibilidade. Assim, é possível aumentar e diminuir a quantidade de pessoal em determinadas épocas e setores.

É importante mencionar que, no caso da contratação terceirizada, a empresa contratante também pode cobrar e fiscalizar o desempenho dos funcionários.

Autonomia

O traço distintivo entre os sistemas eletrônicos e a segurança tradicional está nesse ponto. Uma equipe de segurança é capaz de identificar e agir em caso de necessidade de maneira totalmente autônoma.

Isso faz com que a segurança seja mais completa e ágil, evitando prejuízos em casos de assaltos, por exemplo.

Desvantagens da segurança terceirizada

Assim como a segurança eletrônica, a segurança tradicional tem as suas limitações. Vejamos algumas delas:

Limites de horário / Custo

A segurança realizada por pessoal tem que obedecer à legislação trabalhista, principalmente no que diz respeito à jornada de trabalho dos empregados.

Dessa forma, caso haja a necessidade de proteção integral, essa deve ser feita em turnos e por diferentes profissionais. Que pode gerar um custo um pouco maior.

Segurança eletrônica x tradicional

Expostas algumas vantagens e desvantagens de cada um dos modelos, certamente você deve estar se questionando qual dos dois é o mais indicado na hora de proteger o patrimônio do seu negócio. Pois bem, é aqui que muitas empresas acabam comento erros, pois é bastante comum acreditar que um tipo de segurança substitui o outro.

Na realidade, tanto a segurança eletrônica quanto a convencional têm a sua importância na hora de proteger o patrimônio da empresa. Por isso, o mais aconselhável é fazer a conciliação dos dois tipos de serviços, aproveitando as vantagens de cada um e suprindo as suas falhas de maneira mútua.

Sistemas eletrônicos necessitam da intervenção humana na sua operação, assim como a equipe de vigilância é muito mais eficiente quando utiliza recursos tecnológicos para auxiliar no trabalho. Então, pense bem nisso e opte por conciliar os dois serviços!

Agora é com você! Se gostou do post e acredita que estas informações podem ser úteis para mais pessoas, o que acha de divulgá-lo em suas redes sociais? Compartilhe!

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This