Terceirização

Terceirização de mão de obra: vale a pena ou não?

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Escrito por Seguridade

A terceirização de mão de obra é uma estratégia que está em alta nas empresas modernas, permitindo que façam a gestão de suas atividades sob o controle e o acompanhamento de outra companhia.

Desde então, as organizações que ofertam a terceirização de serviços não pararam de evoluir para conseguir atender às expectativas de seus clientes. Mesmo assim, ainda é preciso descobrir se essa alternativa vale a pena para o seu negócio e como adotá-la.

Preparamos este post para que você conheça melhor os benefícios que podem ser alcançados por qualquer empresa que deseje implementar uma terceirização de sucesso. Continue a leitura e acompanhe!

Melhora na qualidade dos serviços

Ao terceirizar algumas atividades, como a de limpeza e de segurança, a especialização do fornecedor nesses campos permite que forneça serviços de alta qualidade.

Isso porque a empresa contratante terá especialistas em todas as etapas terceirizadas na sua operação e contará com profissionais que têm know-how e conhecimentos técnicos diferenciados, capacitados para exercer as atividades previstas com excelência.

Hoje, a melhoria da qualidade é um requisito ao qual as empresas contratantes visam muito, pois uma equipe bem treinada e competente faz muito mais em menos tempo e entrega os resultados que são esperados.

Ausência de vínculo empregatício

Em julho de 2017, com a publicação da Reforma Trabalhista mediante a Lei n.º 13.467, foi liberada no Brasil a terceirização de mão de obra ampla e irrestrita, sem configuração de vínculo empregatício.

Anteriormente, os trabalhadores terceirizados só podiam desempenhar atividades-meio — como recepção, jardinagem, limpeza e segurança —, mas, com a aprovação dessa nova lei da terceirização, passam a poder exercer qualquer função, até mesmo a atividade principal da empresa contratante.

Independentemente de qual for a atividade que necessite de mão de obra, agora a empresa terá liberdade para escolher pelo serviço terceirizado, que conferirá mais produtividade, agilidade e especialização do trabalho, tendo em vista que muitos dos trâmites pertinentes dessa operação não serão suas obrigações.

A companhia não perderá tempo tentando encontrar e contratar um funcionário, tampouco terá que se preocupar com o quanto aquele funcionário custaria se fosse celetista. No entanto, terá à sua disposição um profissional competente.

Redução de gastos

Alguns custos referentes à contratação de capital humano são minimizados quando a operação de terceirização é aplicada na organização. O reflexo impacta positivamente na gestão de pessoas e na gestão administrativa, uma vez que a empresa contratada é a responsável pela captação, treinamento e gestão de funcionários.

Dessa forma, gastos financeiros com salários, seguros, férias e benefícios não recairão sobre o contratante, e nem essa gestão de documentos. E, ainda, o cliente fica livre de questões trabalhistas, contando com o benefício indireto de ter aqueles funcionários à sua disposição apenas quando for preciso.

Ou seja, se precisar reduzir ou aumentar a quantidade de colaboradores nas áreas de segurança ou limpeza, não haverá problemas: basta negociar com a empresa de terceirização para realizar o trabalho de acordo com as preferências da contratante.

Desse jeito, não é preciso manter uma equipe fixa — que, eventualmente, pode ter ociosidade no trabalho ou sobrecarga —, já que a responsabilidade por essa manutenção fica a cargo da terceirizada.

Segurança na contratação

O processo de contratação de um funcionário pode apresentar algumas falhas, e uma contratação indevida pode trazer reflexos negativos para o âmbito organizacional. Especificamente sobre o serviço de segurança, a empresa pode contratar um profissional que declara habilidades que não têm ou que, até mesmo, repassa informações sigilosas para outras organizações.

Porém, quando se contrata uma empresa para terceirizar esse tipo de serviço, não há com o que se preocupar. A companhia que cede a mão de obra precisa atender a várias normas, incluindo a especialização dos funcionários.

A terceirização do serviço de segurança é garantia de um serviço altamente qualificado. A empresa que terceiriza conta com uma equipe de vigilantes que tem o know-how certificado e que assume a habilidade e a idoneidade necessária. Afinal, essa é uma área tão específica e delicada que é melhor não se arriscar.

Alinhamento ao cumprimento das leis

A limpeza de uma empresa é essencial para oferecer a todos, tanto funcionários quanto clientes, um ambiente produtivo, saudável e agradável. Do ponto de vista da legislação trabalhista, é indispensável garantir as condições mínimas de higiene no ambiente de trabalho.

A terceirização nessa área, além de promover o bem-estar, também oferece uma redução em compra de materiais de limpeza e maquinários, visto que muitas empresas de terceirização fornecem não só a mão de obra, mas também os equipamentos necessários para a tarefa, como aspiradores de pó e equipamentos de segurança individual (EPIs).

Além de tudo, a companhia que terceiriza o serviço de limpeza prepara o funcionário para que ele saiba atender aos protocolos e aos procedimentos corretos, até porque a atividade é fiscalizada pela Polícia Federal e há uma legislação a ser seguida em relação ao serviço ser executado com segurança.

Em outras palavras, a terceirização de mão de obra na área da limpeza e conservação é muito mais eficiente quando é realizada por uma empresa especializada, pois evita que a contratante seja responsabilizada por descumprir leis e incorra em multas ou prejuízos. Além disso, a manutenção predial é um quesito importante e também pode ser terceirizada.

Priorização de investimentos

Para manter seu diferencial competitivo, a empresa terceirizada investe constantemente na qualificação dos funcionários e na aquisição de equipamentos. Como esses não serão encargos da empresa contratante, o negócio poderá aplicar os recursos disponíveis e obtidos pela redução em projetos mais relevantes e estratégicos para a organização.

Com a redução da sobrecarga de trabalho, ocorre uma divisão mais justa e adequada das responsabilidades. Os funcionários fixos e terceirizados serão direcionados a tarefas mais importantes e de forma mais planejada.

Economia de tempo

O processo de captação, contratação e treinamento de um funcionário pode gerar uma demanda de tempo significativa. Além disso, com a terceirização, alguns processos burocráticos são minimizados, assim como gastos financeiros.

Assim, todo o processo de contratação e treinamento pessoal é incumbido à empresa terceirizada. Dessa forma, sua organização poderá otimizar tempo de trabalho e desenvolver habilidades mais estratégicas que podem ser realizadas internamente.

Facilidade de substituição

No modelo de contratação CLT, em eventuais situações em que um profissional precisa ser substituído — por férias, desligamento da empresa, afastamento médico etc. — a empresa precisa agir com agilidade e eficácia, para que a ausência do profissional não impacte os resultados da organização.

Como reflexo, pode-se destacar a queda na produtividade, sobrecarga dos demais funcionários, gastos e burocracia com desligamento, e um novo processo seletivo, contratação e treinamento do profissional que o substituirá.

No entanto, ao adotar a terceirização da mão de obra, os especilhos são minimizados, já que a empresa não precisará se preocupar com o processo de substituição de um profissional. O processo de trabalho da empresa terceirizada transmite garantias de que não haverá impacto na produção em função dessas interferências.

Bônus: como escolher a terceirizada correta

Agora que você conhece todos os benefícios de adotar a terceirização, é essencial saber como definir qual é o empreendimento adequado. A ideia é fazer uma escolha conveniente, vantajosa e segura.

Entre tantas opções no mercado, nem sempre é fácil decidir qual é a melhor alternativa de contratação. Para tanto, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:

Verifique a regularidade da contratação dos funcionários

Antes de dar início a qualquer contrato terceirizado, é fundamental ter a certeza de que a contratada paga corretamente todos os seus colaboradores. Apesar de o seu empreendimento não ter vínculo empregatício, a terceirizada deve ter. É preciso que ela assine a carteira de seus funcionários e faça o pagamento de tributos, como INSS e FGTS.

Esse cuidado é indispensável porque o seu negócio pode ser considerado corresponsável pelo descumprimento de leis trabalhistas. Em algum momento, os trabalhadores podem processar a empresa e o seu estabelecimento também terá que responder na justiça. Por isso, exija o comprovante dos pagamentos e confira se todos os documentos estão em dia.

Conheça quais são os serviços prestados

Ter funcionários terceirizados ficará muito simples se você tiver um contrato centralizado. Ao lidar com apenas uma empresa, é mais fácil resolver pendências e fazer o acompanhamento.

Para tanto, o ideal é levantar as necessidades do negócio e compará-las com o que é prestado pelo outro estabelecimento. Se o seu empreendimento fará a terceirização da segurança e da limpeza, por exemplo, é melhor ter um só contrato com ambos os serviços do que ter que fazer duas buscas. Assim, vale a pena dar preferência para aquelas que oferecem as melhores possibilidades.

Avalie qual é a qualidade da prestação de serviços

Também é fundamental entender quão vantajosos são os serviços. Verifique, por exemplo, se os funcionários são capacitados e experientes. Isso permitirá alcançar os efeitos desejados com mais produtividade e menos problemas.

Aproveite para checar quais são os produtos e equipamentos utilizados. Um time de limpeza com maquinário moderno, por exemplo, trará mais eficiência e maior satisfação para o seu empreendimento.

Pesquise a opinião de outros clientes

Por falar em satisfação, uma excelente técnica consiste em perguntar aos demais contratantes o que acham da empresa. Verifique qual é a experiência das pessoas, como é o atendimento e quais foram os resultados obtidos.

Pesquisar nas redes sociais, inclusive, é um jeito de descobrir o que outros indivíduos pensam sobre o empreendimento e como é o relacionamento. Se a reputação for positiva, é uma boa alternativa realizar a contratação.

Fique atento ao contrato

Depois do contato inicial, é hora de fechar negócio para que a prestação tenha início. Antes que tudo aconteça, entretanto, é essencial avaliar muito bem todas as condições de contrato.

Verifique qual é a quantidade disponibilizada de funcionários, a carga horária e os valores. Também veja se há cláusulas para a substituição caso alguém falte ou fique doente e como é possível expandir a equipe, se for necessário. Antecipar-se e conhecer tudo isso de forma prévia evita muitas dores de cabeça no futuro.

A terceirização de mão de obra pode ser o que falta para a empresa que você trabalha inovar, gastando menos e sem perder tempo! E, se havia dúvidas: agora é uma relação consolidada e totalmente legalizada aqui no Brasil. Não perca mais tempo!

Para expandir ainda mais os seus conhecimentos, baixe gratuitamente nosso guia sobre terceirização de serviços e aprenda a focar no que realmente importa!

Sobre o autor

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Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

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