Segurança e Limpeza

Quais as vantagens da terceirização de serviços de limpeza?

Escrito por Seguridade

A estrutura de uma empresa é, em geral, bastante complexa, o que exige que diferentes setores trabalhem adequadamente em busca dos objetivos estratégicos do negócio. Alguns setores, porém, não são realmente peças fundamentais para tocar a engrenagem da empresa, como é o caso dos serviços de limpeza, faxina e higiene — a não ser que essas sejam as atividades principais do empreendimento. Nesse cenário, a terceirização é uma possibilidade interessante — e que, inclusive, poderá trazer altos benefícios para seu negócio.

Possui dúvidas sobre terceirizar ou não os serviços de limpeza? Examine, a seguir, quais são as vantagens disso e saiba como realizar a terceirização da maneira correta!

Quais os benefícios de terceirizar serviços de limpeza?

Quando se contrata uma empresa para a terceirização de serviços de limpeza, essa decisão não é tomada sem motivo. Embora cada empresa possua uma experiência e uma necessidade, geralmente essa terceirização ocorre com o objetivo de conquistar alguns benefícios, como mostraremos a seguir.

Mais conveniência e adaptação

Devido ao fato de a formação da equipe e fornecimento de materiais serem de responsabilidade exclusiva da empresa contratada, quem terceiriza serviços de limpeza não precisa se preocupar, por exemplo, em fornecer materiais ou trocar equipamentos por opções mais modernas.

A reposição dos equipamentos é realizada pela terceirizada contratada, deixando de ser responsabilidade da sua empresa. É importante ter em mente que isso traz algumas vantagens como a garantia de utilização de ferramentas e produtos de qualidade, já que se trata de uma empresa especializada no assunto.

Além disso, caso seja necessário contar com mais pessoas em uma determinada situação — como após um evento — isso é facilmente providenciado. Empresas especializadas em limpeza disponibilizam pessoal extra para a realização de serviços eventuais, como o apoio em limpezas em caso de eventos.

Sem a terceirização, seria necessário abrir um processo seletivo, o que demanda tempo e dinheiro, ou então, o serviço acabará sendo realizado por uma equipe muito pequena — o que pode resultar numa limpeza demorada e malfeita.

Com isso, terceirizar os serviços de limpeza é mais conveniente, pois fornece um atendimento sob medida que se adapta às necessidades específicas de cada negócio.

Maior disponibilidade de profissionais e equipamentos

Outra vantagem dessa terceirização é que existe maior disponibilidade de serviços. Se um funcionário falta ou se um equipamento precisa ser substituído, a empresa responsável garante que isso seja feito dentro do menor tempo possível.

Além de não precisar se preocupar com a resolução de pormenores desse tipo (aumentando o desempenho de outras atividades), sua empresa ainda garante que terá a limpeza feita no momento necessário, independentemente do surgimento de imprevistos e outras adversidades. De outro modo, poderiam surgir problemas com a indisponibilidade de pessoal para realização do serviço, até que questão fosse resolvida de maneira definitiva. 

Mais qualidade no resultado final

Como a equipe terceirizada conta com os equipamentos e produtos certos e é do tamanho ideal para o seu negócio, o resultado final da limpeza é de muito mais qualidade.

Outro fator que influencia a qualidade é o fato de que a empresa contratada é especializada no assunto. Assim, não apenas a empresa contrata profissionais que sabem o que estão fazendo como também fornece treinamento para garantir a qualidade da prestação de serviços.

É importante lembrar que empresas terceirizadas possuem um grande número de profissionais capacitados, garantindo um serviço de alto nível, ao contrário de negócios que realizam o treinamento de forma interna.

Muitas vezes, ao realizar a gestão de uma equipe de limpeza própria, uma empresa acaba cometendo alguns erros que podem comprometer o serviço realizado. Isso acontece com qualquer negócio que tenta aplicar um serviço que não é especialista.

Não aposte no incerto! Confie em quem possui sistemas de treinamento e capacitação adequados para fornecer o conhecimento necessário. Desta forma, cada profissional desenvolve seu trabalho da melhor forma possível.

Redução de custos

Não dá para negar que terceirizar serviços de limpeza leva a custos menores. Isso se deve a alguns fatores como a exclusão da necessidade de manter vínculos trabalhistas ou de não ser preciso fornecer equipamentos e materiais para os funcionários.

O investimento exigido é exatamente aquele estipulado em contrato, o que possibilita, inclusive, que a empresa mantenha os gastos com limpeza sempre dentro de um valor incorporado no planejamento financeiro. Não há coisa pior do que, no fechamento das contas, se ver forçado a pagar pela compra de materiais não previstos. A terceirização se apresenta como uma alternativa extremamente eficaz, mantendo o custo fixo — conforme for previamente definido.

Livre desse tipo de necessidade de gestão, a empresa só precisa se preocupar com sua própria atividade. A flexibilidade oferecida na maioria dos contratos de terceirização também é importante para evitar que a empresa gaste mais do que realmente usa.

Em muitos casos, a gestão interna acaba gerando excedentes de certos produtos, ou mesmo gastando mais pela reposição emergencial de itens em falta. Este é outro problema inexistente ao lidar com o serviço terceirizado, que assume completamente a gestão do processo como um todo.

Além disso, a ausência dessa responsabilidade faz com que a empresa se veja menos preocupa diante de questões como processos e pedidos de indenização, reduzindo os gastos exigidos para essa tarefa.

Maior eficiência para a empresa

Se a empresa está terceirizando serviços de limpeza, então, isso significa que esse não é o seu ramo principal — ou, do contrário, nem seria possível estabelecer o contrato. Não sendo a limpeza a atuação principal, o administrador da empresa precisa utilizar esforços e recursos de gestão para cuidar dessa parte do negócio.

Com a terceirização, entretanto, toda a responsabilidade passa a ser estritamente da empresa contratada. Além de facilitar a organização, isso possibilita que a empresa também passe a ser mais eficiente, pois pode focar exclusivamente em sua área de atuação.

O resultado é a maior otimização de seus processos e do tempo de trabalho de gestores, algo que pode trazer benefícios para toda a empresa.

Como é feita essa terceirização?

A terceirização de serviços de limpeza é feita mediante um contrato direto com uma empresa prestadora desse serviço. Antes de fechar o contrato, é importante levantar algumas informações e ter em mente quais as suas necessidades.

Na negociação desse contrato, a empresa contratante define as características daquilo que busca — para satisfazer às suas demandas de serviço. É importante esclarecer tudo da forma mais detalhada possível, pois será esse o meio utilizado pela empresa de limpeza para desenvolver um plano de ações adequado.

Algumas informações são fundamentais para que a sua contratada dimensione o melhor modelo de serviço a ser oferecido. Podemos citar, como exemplo, o ramo de atuação de sua empresa, que tipo de áreas serão limpas, quais as dimensões da área total, os possíveis períodos para o trabalho das equipes e o tipo de limpeza para certos setores com características específicas.

Isso acontece, uma vez que a empresa que fornece serviços de limpeza precisa de informações detalhadas que exponham quais as necessidades da do seu negócio. Só assim os profissionais responsáveis poderão designar uma equipe qualificada — de acordo com o serviço a ser realizado.

Diante dessas condições, a empresa terá a oportunidade de assinar um contrato totalmente personalizado, conforme planejou para suas necessidades. É válido lembrar que o contrato coloca os direitos trabalhistas e a gestão do pessoal sob a responsabilidade da prestadora do serviço. Dessa forma, sua empresa abre mão de certos gastos com a contratação e manutenção salarial dos profissionais responsáveis pela limpeza tradicional. 

Caso a empresa precise de uma atuação específica na área de limpeza, é possível estipular cláusulas no contrato especificamente para o fornecimento de equipes auxiliares, ou mesmo a contratação pontual por períodos definidos de modo que sua empresa obtenha a satisfação desejada.

Qual a importância de escolher uma boa empresa?

Embora seja cheia de vantagens, a terceirização de serviços de limpeza não pode ser feita por qualquer pessoa. Primeiramente, a limpeza é uma etapa importante do negócio e, muitas vezes, influencia até mesmo a satisfação do cliente. Por isso, a terceirizada precisa fornecer o máximo de qualidade em seus serviços.

Além disso, escolher uma empresa ruim também faz com que sua empresa pague mais por menos: menos qualidade, menos flexibilidade e menos segurança.

Por falar em segurança, embora a empresa não tenha vínculo empregatício, ela pode ser responsabilizada caso saiba que a terceirizada não oferece as condições adequadas para seus funcionários e a contrate mesmo assim. Para evitar situações que comprometam a reputação e os recursos da empresa, portanto, é indispensável contar com uma boa terceirizada do ramo.

Para fazer essa escolha, avalie o posicionamento de mercado do negócio, confira a experiência no ramo da empresa e pense na satisfação de outros clientes. Se tudo estiver em dia e a empresa atuar de maneira regular, a contratação tem tudo para ser um sucesso.

A terceirização de serviços de limpeza traz vantagens importantes, como maior flexibilidade, maior qualidade, menores custos e mais eficiência para a empresa como um todo. Feita mediante um contrato que atenda às necessidades de cada cliente, é preciso ter muito cuidado com a escolha da empresa para que os resultados positivos realmente apareçam como esperado.

Quer mais dicas sobre a terceirização de serviços? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This