Gestão de Pessoas e RH

Quando é a hora de contratar os primeiros funcionários da sua empresa?

Escrito por Seguridade

Quando uma empresa nova começa a crescer, acaba chegando a hora em que o empreendedor vê a necessidade de buscar parceiros de trabalho. Mas é difícil ponderar essa decisão quando não há muita experiência em contratar funcionários.

Neste artigo, vamos conversar sobre isso. Você verá uma lista de motivos que podem indicar que realmente há necessidade de mais braços na sua operação. Continue acompanhando!

Motivos que indicam a necessidade de contratar funcionários

A operação dá sinais de que há necessidade de dividir tarefas, pois houve crescimento de demanda. Estes sinais são:

A quantidade de clientes é maior do que você consegue administrar

Um empreendimento geralmente começa com poucos clientes e, quando bem-sucedido, começa a ser procurado por outros. Isso se deve ao boca a boca, muitas vezes, pois quando o trabalho é bom, as pessoas fazem questão de indicar.

Se você perceber que não está conseguindo administrar todos os clientes, precisando adiar reuniões, demorando para responder e-mails etc., é hora de contratar assistentes. Antes de perder os seus clientes, considere trazer pessoas para te auxiliar.

Você está precisando recusar novos clientes e trabalhos

Muita gente está procurando o seu negócio e querendo comprar os seus produtos ou contratar os seus serviços? Você está tendo de recusar novos clientes, ou até mesmo indicar outros empreendedores? Não faça isso. Você está diante de um claro sinal de que o seu negócio é um sucesso e só precisa formar uma equipe para te ajudar. É hora de contratar funcionários, treiná-los para que eles repliquem os seus conhecimentos e prestem o melhor serviço possível. É hora de aumentar a carteira de clientes.

Você está trabalhando mais do que deveria

A empolgação do início do projeto geralmente faz com que o empreendedor trabalhe muitas horas por dia. Porém, isso não deve continuar por muito tempo, até por uma questão de saúde e bem-estar.

Quando perceber que está trabalhando demasiadamente no dia a dia, considere contratar funcionários. Do contrário, chegará um momento em que você não conseguirá prestar um bom serviço aos seus clientes. Sabemos que, quando a qualidade cai, os clientes vão embora.

Há perspectiva de fechamento de novos negócios

O seu funil de negócios está cheio de prospects e clientes interessados em fechar negócios com a sua empresa? Você olha para os lados e percebe que estará sozinho no momento em que estes negócios se concretizarem? Não tenha dúvidas: é hora de montar uma equipe.

Você não está conseguindo cumprir os seus contratos

Por falta de tempo, por estar trabalhando demais e o seu rendimento ter caído, porque a quantidade de clientes está maior do que consegue administrar, você não está conseguindo cumprir acordos firmados com clientes?

Isso é um problema sério e também um claro sinal de que a sua empresa está desfalcada de equipe. Contrate. Verifique quais atividades você pode passar para outras pessoas e empregue novos funcionários, antes que seja tarde demais.

Por fim, é preciso ponderar que contratar funcionários é uma tarefa complexa que exige estratégia e certos cuidados. Você deve analisar os custos (salário, benefícios e impostos), e também deve considerar algumas técnicas de recrutamento e seleção, buscando sempre pessoas qualificadas, que façam a diferença no dia a dia da sua empresa.

Que tal? Com estas dicas, você conseguiu avaliar se está precisando contratar funcionários? Deixe um comentário!

 

Chamada para redes sociais

– Está pensando em contratar funcionários? Entenda como saber se já é hora:

– Você conhece os sinais de que é hora de contratar novos funcionários? Veja esta lista:

– Você está trabalhando mais do que deveria em seu negócio? Talvez seja hora de contratar novos funcionários! Entenda:

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This