Gestão de Pessoas e RH

Entenda o impacto da transformação digital no RH das empresas

Escrito por Seguridade

Recentemente, é possível perceber grandes mudanças na sociedade devido ao avanço da tecnologia. No universo corporativo não é diferente: o cotidiano de trabalho, o desenvolvimento de produção e a disseminação de informações também estão passando pela chamada transformação digital.

Sendo assim, todos os setores de uma empresa também estão se adaptando e o departamento de Recursos Humanos não fica de fora da ação. Ele é, inclusive, considerado o setor mais preparado para conduzir essa transição. Afinal, consegue combinar inovação tecnológica, conhecimento e estratégias sem deixar a satisfação dos funcionários e a qualidade de vida no trabalho de lado.

Isso significa que a relação entre organizações e funcionários está mais sólida e transparente, sem barreiras que impeçam um relacionamento saudável. As ferramentas internas estão mais modernas e acompanham muito bem a evolução da empresa também no mercado.

Parece um cenário interessante, não é mesmo? Então, para entendê-lo melhor, continue a leitura e descubra mais sobre o papel importante e incentivador da transformação digital no RH das empresas.

O que é transformação digital?

Primeiro, é preciso entender o que é transformação digital em essência. Ela pode ser definida como um processo em que empresas de diversos portes incorporam a tecnologia para alavancar seu desempenho, ter mais alcance de mercado e, consequentemente, angariar melhores resultados.

A transformação digital pode ser vista como uma mudança estrutural nas organizações. Ou seja, esse é um conceito que vai muito além de manter páginas na internet ou comprar equipamentos de última geração. Esta é apenas a presença superficial da tecnologia em uma empresa.

Aprofundá-la significa fazer com que esses recursos tecnológicos tenham um papel estratégico central e cotidiano, que influencie diretamente o workflow e envolva a todos em um trabalho colaborativo. Sendo assim, pode ser considerado também um desafio na gestão, muito mais do que no marketing ou nos sistemas de informação.

Quais são os principais impactos da transformação digital no RH das empresas?

É inegável o impacto social causado pela transformação digital. E, a partir disso, sua função dentro de uma empresa se torna ainda mais importante. Por meio da tecnologia, é visível o quanto o fluxo de informações e armazenamento fica mais rápido, ainda que o volume seja grande.

Além disso, há uma clara mudança de comportamento entre os colaboradores. Mesmo com processos automatizados e extremamente ágeis, a atenção para que tudo fique bem feito é redobrada. Até porque, é impossível não se preocupar com a experiência do usuário no processo de compra, mesmo que cada etapa seja digitalizada.

Voltando as atenções para o setor de Recursos Humanos, é perceptível o quanto a transformação digital exerce um papel promissor nas tarefas. A gestão da informação e do conhecimento é muito mais precisa, pois as ferramentas tecnológicas oferecem novas formas de mediar experiências de aprendizagem e aperfeiçoar treinamentos e capacitações.

Outro ponto importante é a questão da contratação de mão de obra. A terceirização passa a ser considerada para atividades muito específicas, que não fazem parte da cartela de conhecimentos da marca. Assim, é possível determinar uma rotina flexível, cuja programação é acompanhada de perto pelo RH, ainda que o local de trabalho seja fora da empresa.

A digitalização de dados é outro fator atrelado à transformação digital e que contribui para que os indicadores de desempenho de colaboradores sejam mais precisos. Dessa forma, é mais fácil para o RH perceber quais são as ações internas mais valiosas para desenvolver pessoas e líderes, e trabalhar a postura geral da equipe.

Como ela tem mudado o setor?

O RH é um setor extremamente operacional. Portanto, ainda que os avanços da tecnologia façam parte de sua realidade, alguns profissionais ainda são responsáveis por trabalhos de cunho administrativo e burocrático. Essa questão faz com que o potencial do RH no que diz respeito à transformação digital fique um pouco mais lento.

Mas essa situação é passível de mudança e muitas empresas já conseguem fazer uma boa adaptação. O departamento de Recursos Humanos tem como principais características a canalização de energia e tempo de seus profissionais para organizar processos internos e trabalhar na valorização do capital humano e, por isso, está se especializando em pessoas através da tecnologia e direcionando menos esforços para burocracias.

É claro que férias, benefícios, faltas e folhas de pagamento precisam ser administrados, mas hoje eles podem ser feitos através de softwares que otimizam a gestão de documentos e deixam a mente e a dedicação dos colaboradores livres para o que interessa. Hoje, então, podemos afirmar que o trabalho de gestão comportamental é muito mais intenso do que qualquer outro trâmite administrativo que também é função do RH.

Como implementar a transformação digital no RH e quais são seus benefícios?

O setor de RH começa sua transformação digital pela exterminação de processos ineficientes. Nesta oportunidade, é realizada uma análise de práticas e o descarte daquelas que não apresentam resultados satisfatórios. Elas são substituídas por recursos tecnológicos, para que não deixem de ser exercidas, mas que possam se tornar um procedimento ainda melhor dentro da empresa.

Essa iniciativa é o primeiro passo para o surgimento de vários benefícios. Muitas vezes, na correria do dia, é difícil percebê-los de imediato, por isso vamos falar deles com alguns detalhes, para reforçar a importância da digitalização do setor.

Boas políticas digitais são estabelecidas

Como a transformação digital atua diretamente no comportamento da organização, é preciso estabelecer algumas políticas digitais para melhor aproveitamento das ferramentas disponíveis. Os colaboradores passam então a perceber o valor da tecnologia para o progresso da empresa e fazem uso consciente dela, extraindo ao máximo suas vantagens.

O acompanhamento de métricas é facilitado

Assim como todos os departamentos de uma empresa, o RH também precisa acompanhar métricas. Seus resultados estão diretamente ligados ao financeiro da empresa, portanto é fundamental que essa manutenção seja feita periodicamente. Contudo, os números do setor são mais complexos para mensurar, mas já existem plataformas especializadas para calcular taxas de rotatividade e produtividade e mostrar números precisos.

Os colaboradores se mostram mais engajados

Somente um profissional de Recursos Humanos consegue dimensionar a satisfação e o engajamento de seus colegas. Esses sentimentos dependem de inúmeros fatores e variam de acordo com a personalidade, os planos e as ambições de cada colaborador. A tecnologia entra como facilitadora aqui, pois por meio dela é possível realizar pesquisas, enquetes e até mesmo dinâmicas e jogos corporativos para avaliação do clima organizacional, o que gera mais engajamento por parte dos colaboradores.

Agora que você entende melhor o impacto da transformação digital no RH das empresas, pode começar a direcionar seu foco e seus esforços para implantar essa mudança no seu local de trabalho. Aproveite para usá-la a favor da redução de custos e aprenda como usar a terceirização para esse fim com nosso e-book. Não deixe de baixar!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This