Gestão de Pessoas e RH

Vai contratar? Veja como fazer sua entrevista de seleção!

Com a competitividade cada vez mais acirrada no mundo corporativo, as empresas precisam contar com os melhores profissionais nos seus quadros de efetivos. Mas para que os resultados esperados sejam alcançados é preciso acertar na montagem da entrevista de seleção.

Muitos gestores ignoram ou não dão a devida importância ao processo de seleção. Isso é claramente um erro, pois é a etapa na qual é possível identificar não só os profissionais mais habilidosos, como também aqueles que se encaixam nos valores e na missão da empresa.

Por isso, neste post, apresentaremos meios para você acertar na montagem da entrevista de seleção do seu negócio. Acompanhe e boa leitura.

Defina um modelo

Ao contrário do que muita gente acredita, não existe apenas um tipo de entrevista. Estabelecer qual o método ideal ajudará o entrevistador a extrair as informações mais relevantes dos candidatos. No geral, o profissional de RH pode optar por 3 modelos diferentes de seleção:

  1. estruturada;

  2. não estruturada;

  3. semiestruturada.

Estruturada

É o modelo clássico, quando o entrevistador utiliza um roteiro com perguntas prontas para conduzir a seleção. A entrevista estruturada é indicada para profissionais que ainda não se sentem seguros quanto à condução da reunião ou mesmo quando a ocasião pede por algo mais técnico ou específico.

Não estruturada

Esse modelo é completamente o inverso da entrevista estruturada. Aqui, a flexibilidade é o que dá a tônica nos procedimentos. Claro, o objetivo continua o mesmo, mas o profissional de RH tem a liberdade de utilizar meios próprios para conhecer os candidatos.

Semiestruturada

Como o nome pressupõe, é o meio termo dos dois primeiros. Ainda que o entrevistador conduza através de perguntas próprias, ele também segue parte de um roteiro de questões pré-estabelecidas.

Realize entrevistas preliminares por telefone

Não é necessário encher a sala para selecionar os melhores candidatos. Esse tipo de estratégia, além de deixar tudo mais cansativo, impede a realização de processos dinâmicos e proveitosos.

Uma boa maneira de se evitar este cenário é realizar entrevistas preliminares por telefone. Infelizmente, nem sempre o que é colocado em um currículo corresponde à realidade. Uma pequena conversa poderá ajudar a identificar eventuais contradições e melhorar o processo seletivo final.

Planeje ações necessárias durante a entrevista

Independentemente do modelo de entrevista aplicado, é importante planejar as diferentes ações a serem tomadas antes, durante e depois do processo de seleção. Tentar improvisar o tempo todo pode causar certa confusão e impedir um resultado eficaz.

Caso a ideia seja realizar etapas em grupo e individuais, por exemplo, ordene perfeitamente como isso acontecerá e quanto tempo em média cada ação durará. Da mesma forma, se for fazer testes práticos e/ou técnicos, certifique-se de que tenha todo o material e conhecimento necessários para uma perfeita condução de todas as ações.

Em suma, criar e ser efetivo em uma entrevista de seleção é o primeiro passo para garantir que sua empresa tenha os melhores profissionais em cada departamento. Além disso, acertar nesta etapa significar economizar custos em repetitivas demissões e novas contratações. Logo, analise as informações apresentadas e otimize as buscas de candidatos para o seu negócio.

Gostou do post? Então, que tal compartilhar nas suas redes sociais e deixar o conhecimento chegar a todos os seus amigos?

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This