Sem Categoria

Planejamento Estratégico é Sinônimo de Liderança

Planejamento Estratégico é importantíssimo e imprescindível para uma  liderança eficaz, aliás, como disse John Maxwell, ‘’falhar em planejar, é planejar falhar’’, ou seja, planejamento é um assunto muito importante para a preparação da nossa visão e atuação como líderança.

O planejamento nos auxilia a verificar algumas coisas que poderão acontecer no futuro, então, quando planejamos, isso nos ajuda a antecipar algumas coisas.

Para pensarmos em planejamento, devemos pensar que tudo o que fazemos passa pelo processo de crescimento, porém, todo líder precisa prever as mudanças que poderão ocorrer em momentos de caos, ou fora da expectativa, pois tudo o que cresce pode ter seu declínio, é o que chamamos de ‘’curva do crescimento’’ Diante disto, o líder precisa ter essa habilidade de planejar, ter idéias para trabalhar de maneira a antecipar esse declínio, fazendo assim, uma mudança estratégica antes que isso aconteça. É claro que toda a mudança que é realizada no projeto gera um certo desconforto, mas o líder precisa ter a habilidade de explicar e prestar esclarecimento para sua equipe sobre a necessidade de antecipar a situação.

Existe um ditado em que diz ‘’em time que está ganhando não se mexe’’, pois se mexer pode acontecer o declínio, por isso o técnico precisa, em tempo hábil, observar o caos que se estabelece com eventuais mudanças, proporcionando substituições que não comprometam os resultados, porque nenhum time bom é eterno e mudanças vão acontecer e precisamos promover rapidamente uma nova trajetória.

Mas quais são os passos para um planejamento estratégico eficaz?

A primeira coisa importante é: planeje planejar, não faça algo somente quando o problema acontece! As pessoas proativas são pessoas que rapidamente verificam a situação/problema agindo nele, mas também existem pessoas que são reativas, ou seja, pessoas que esperam o problema acontecer para reagir a ele.. O líder precisa ser PROATIVO, ele precisa observar a situação e a necessidade, e antes que a situação ocorra, ele precisa estar se antecipando.

Outra coisa importante é determinar um objetivo principal!

O que você quer? Aonde quer chegar?

Há muitas pessoas que não sabem onde querem chegar, e como não sabem, qualquer lugar serve, mas quando temos um objetivo principal, nós poderemos

fazer um planejamento de acordo com a realidade e a necessidade.

É importante dentro do planejamento estratégico, avaliar a situação, o líder precisa dessa habilidade, de fazer um diagnóstico da situação que está vivendo, pois quando ele não consegue fazer essa avaliação clara, ele poderá tomar decisões erradas!

É importante que essa avaliação da situação seja correta!

Às vezes viver um momento de caos não significa que não tinha como evitar a situação, sendo preciso antes de ocorrer o pior, identificar onde está o problema, para fazer a mudança no planejamento.

Outro ponto fundamental é enxergar de dentro da organização, pensar nfora da caixa, pensar na empresa ou em qualquer área de um segmento, é necessário ter essa visão interna e externa também, para compreender tanto o que acontece dentro da organização quanto fora dela. Outra coisa importante é observar a atualidade, o que está acontecendo ao redor dessa organização, nesse ponto de vista em relação ao futuro, você estará se antecipando e se preparando para tudo aquilo que poderá vir a ocorrer.

É logico que nem todas as situações são previsíveis, mas se você está mais ou menos preparado para as mudanças, é muito ais fácil passar por esses momentos e por essas lutas enfrentadas em nosso cotidiano.

O quarto ponto é priorizar as suas necessidades, priorizar é difícil, temos que aprender a fazer isso com o que de fato é necessário, principalmente, quando falamos sobre treinamento e investimento em liderança.

Dentro do planejamento estratégico, é importante aprender a fazer as perguntas certas dentro do que estamos vivendo, pois assim teremos as respostas corretas. É importante buscar alvos específicos, estabeleça-os para poder atingi-los.

Comunicar e esclarecer são fundamentais, pois às vezes a idéia parece correta em nossa cabeça, mas ela deve estar clara na hora de comunicar também.

Dentro desse processo de planejamento, devemos identificar os possíveis obstáculos para imaginar as dificuldades que poderão ser enfrentadas nesse planejamento.

No planejamento é necessário ter um sistema aberto de planejamento, as pessoas pensam que apenas agir de forma a atender as demandas que surgirem é suficiente, mas sabemos que não podemos abri mão de um bom planejamento. Atitudes de planejadores demonstram que o planejamento não é errado, mas precisamos estar aberto a mudanças também, porque a roda da vida  não para de girar!

Gerencie e direcione seus recursos, é fundamental saber quais os recursos que temos disponíveis para direcioná-los corretamente. Na liderança, nosso maior recurso e patrimônio são pessoas, portanto, precisamos dessa habilidade para fazer com que as pessoas façam seu trabalho com comprometimento e dedicação, mas sem faltar alegria! O líder precisa “enxergar e reconhecer” talentos, distribuindo cada um deles na direção que o planejamento indica.

Quem eu vou treinar para me ajudar nesse processo de planejamento? Qualquer líder em potencial que possua as seguintes características: ser digno de confiança para oferecer frutos, alguém que não precisa somente de influencias, alguém que exibe talentos e que sirva as pessoas! Temos que buscar líderes assim.

Líderes não são votados, são escolhidos! Precisamos escolher as pessoas certas e nem sempre elas estarão disponíveis para o cargo. Devemos formar pessoas, ensinar e instruir durante o treinamento de liderança, ser exemplo e passar tudo que aprendemos, lembrando que não existem líderes que conhecem sobre tudo, então é preciso dar exemplo e ensinar!

O líder precisa compreender que em tudo o que ele faz, deve agir de forma estratégica e repassar suas experiências, certamente contribuirá com a formação das pessoas. Esta é uma forma de estar planejando a continuidade das boas práticas e contribuindo com a sociedade!

    Escrito por: Eder Oliveira – Gerente Operacional Corporativo – Seguridade

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This