Sem Categoria

Afinal, qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?

Escrito por Seguridade

É comum conhecermos pessoas que misturam ou não sabem definir corretamente algumas profissões. Devido à semelhança nos nomes ou nas atividades, profissionais de fora das áreas acabam confundindo as coisas. Isso acontece, por exemplo, com paisagismo e jardinagem.

Dependendo do setor de atuação da empresa, essas duas profissões podem influenciar diretamente na decisão de compra do cliente. Por isso, é de suma importância que se identifique e classifique corretamente cada atividade. Uma contratação equivocada pode comprometer todo um planejamento.

Neste artigo apresentamos os principais pontos sobre paisagismo e jardinagem: definições, diferenças e importância para as empresas. Acompanhe!

O que é paisagismo?

O paisagismo é uma atividade mais abrangente, e o profissional da área não se limita apenas a criar jardins ou projetos ligados a flores ou vegetais. O paisagismo trabalha com tudo o que influencia o cenário externo de uma edificação, como:

  • piscinas;

  • áreas livres;

  • espaços esportivos.

Como explicado, o profissional dessa área precisa de conhecimentos mais rebuscados. Sendo um especialista, ele pode atuar no desenvolvimento de projetos paisagísticos, no planejamento de ambientes, entre outras atividades.

O que é jardinagem?

Podemos dizer que a jardinagem é uma função que tem a ver com o paisagismo, sendo uma atividade complementar. No entanto, uma não exclui a outra. A jardinagem é focada diretamente na aplicação de técnicas para a manutenção e o cultivo de jardins de flores. Objetos de decoração, como vasos, também fazem parte do desenvolvimento de um jardim.

Com um conhecimento mais técnico sobre as plantas, os jardineiros podem indicar quais tipos de flores são recomendados para determinados jardins, além de conseguir fazer a reformulação de jardins antigos e obsoletos.

Qual é a diferença entre paisagismo e jardinagem?

Analisando o conceito de cada atividade e as atribuições dos respectivos profissionais, fica claro que a grande diferença entre paisagismo e jardinagem está no desenvolvimento de cada profissão.

Por exemplo: você está certo de que precisa criar uma área verde na frente da empresa, mas não sabe como harmonizar essa construção com os objetos como carros, cancelas de estacionamento etc. Além disso, você deseja que nesse espaço tenha um jardim de margaridas.

Para o desenvolvimento do projeto como um todo, você precisa de um paisagista, mas para a plantação e a manutenção do jardim de margaridas, será necessário um jardineiro.

Em outras palavras, o paisagista será útil:

  • no conhecimento mais aprofundado sobre os ambientes;

  • no desenvolvimento e na implantação do projeto paisagístico;

  • na idealização do estilos de jardim.

Por sua vez, o jardineiro será eficaz:

  • em desenvolver as técnicas de plantio;

  • em podar e tratar as plantas;

  • em reformar e fazer a manutenção dos vasos e do jardim.

Mesmo que existam semelhanças, paisagismo e jardinagem estão longe de ser a mesma atividade. Atentando-se ao conceito de cada uma, fica claro que o ideal é que as empresas contem com profissionais das duas áreas.

A junção de ambos os serviços pode representar um resultado completo e eficaz no que tange à beleza no exterior da organização. Analise as informações apresentadas e acerte na hora de contratar um paisagista e um jardineiro.

Achou os pontos apresentados interessantes? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This