Gestão de Pessoas e RH

5 dicas para elaborar um teste de entrevista de emprego

Escrito por Seguridade

Um processo seletivo deve ser bem estruturado e organizado em etapas para garantir que a contratação do candidato seja um sucesso. Por isso, cada vez mais o setor de RH é adepto da aplicação de teste de entrevista de emprego em suas seleções.

Esses testes, no geral, correspondem a uma das etapas do recrutamento e podem ser aplicados antes ou depois da entrevista. O objetivo pode ser levantar características da personalidade, averiguar o conhecimento técnico, comportamento, dinamismo, dentre outros.

Nesse sentido, para se ter sucesso na admissão de profissionais, é essencial que sejam identificadas no candidato as competências para o cargo em questão. Para tal, os testes apoiam o recrutador no momento de decidir qual pessoa tem mais potencial a se encaixar no perfil desejado. Confira 5 dicas no artigo abaixo!

1. Avalie conhecimentos específicos

Esses testes consideram um conhecimento específico que o perfil da vaga requer. Os mais comuns são os testes de português, raciocínio lógico, informática, inglês, etc.

Se a vaga exige conhecimento avançado em Excel por exemplo, o teste deve ser direcionado para esse tipo de habilidade. O candidato pode ser questionado sobre como ele faria a fórmula matemática de uma SOMA, cálculos de MEDIA ou PROCV. A partir das respostas, ficará evidente se os candidatos possuem nível básico ou avançado de conhecimento.

2. Faça uma análise de personalidade com o teste palográfico

Esse teste só pode ser aplicado e corrigido por recrutadores que são psicólogos, e seu principal objetivo é analisar a personalidade das pessoas. O psicólogo orienta os candidatos sobre como o teste deve ser realizado: deve ser preenchida uma folha em branco com traços em paralelo.

O recrutador avalia de que maneira os traços foram feitos — lembrando que sua interpretação exige experiência — e a partir disso pode-se averiguar organização, adaptação ao ambiente, relacionamento interpessoal, emotividade entre outros aspectos pessoais.

3. Analise a capacidade de concentração com o teste AC (Atenção Concentrada)

Assim como o palográfico, só pode ser aplicado por psicólogos. Esse teste é capaz de medir a capacidade de concentração, atenção e foco em uma determinada atividade. O psicólogo entrega uma folha com “flechas” desenhadas e pede que, em uma duração preestabelecida, a pessoa as localize na folha, conforme o modelo solicitado.

Esse tipo de teste é indicado para vagas que exijam bastante foco, como operadores de linha de produção, motoristas e profissionais da área financeira. Para alinhar o resultado do teste, pode ser perguntado ao candidato em que tipo de atividade ele costuma errar, quando e como ele percebe que cometeu algum erro.

4. Verifique as habilidades de escrita do candidato

Como confirmar se o profissional sabe elaborar um e-mail, se comunicar com fornecedores e os colegas de equipe ou, até mesmo, escrever relatórios?

Simples! Solicite ao candidato que escreva uma redação com um tema escolhido pelo recrutador. Assim, fica mais fácil analisar a capacidade de desenvolver argumentos e raciocínios, além de verificar vocabulário, ortografia e gramática.

5. Faça um teste de habilidades sociais

Mede a competência das pessoas ao relacionar-se socialmente. Deve ser usado principalmente em candidatos que trabalhem em equipe, que resolvam conflitos rapidamente ou que precisam lidar com muitas pessoas.

Também caracterizam o desempenho em diversas situações. Para complementar, na entrevista pode-se perguntar como era o relacionamento com o antigo gestor e colegas.

Cabe à empresa, antes de iniciar o processo de seleção, identificar quais serão os melhores testes de acordo com sua necessidade, para que os resultados estejam dentro do esperado.

Para que você tenha sucesso em sua contratação, é recomendado que esse processo seja feito por empresas especializadas, visto que elas possuem expertise na hora de avaliar o potencial do candidato utilizando teste de entrevista de emprego.

Se você gostou do nosso post e já pensa em implementar algum teste de entrevista de emprego em seu recrutamento, siga nossas redes sociais e acompanhe todas as nossas atualizações!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

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