Gestão de Pessoas e RH

5 livros de RH que todo gestor deve conhecer

Escrito por Seguridade

A atualização constante é uma das principais características de um bom gestor. É essencial estar por dentro das novidades e tendências da sua área de atuação, descobrindo novos e eficientes caminhos para conseguir bons resultados e seguir alavancando os marcadores da empresa. Para o gestor de Recursos Humanos, a dinâmica é a mesma: a cada ano, novas tendências e conceitos surgem, possibilitando um trabalho mais completo e efetivo. Conheça aqui 5 livros de RH que são essenciais para uma boa gestão e que vão te deixar por dentro do que há de mais conceituado, certeiro e promissor na gestão de pessoal.

Gestão de Pessoas: um novo papel de Recursos Humanos nas Organizações

O livro de RH do conceituado e experiente autor Idalberto Chiavenato é bem objetivo e dinâmico, sendo uma leitura obrigatória para quem deseja acompanhar as mudanças na gestão de recursos humanos e entender quais são os melhores caminhos e soluções para as organizações. Dividido em seis partes, o livro aborda as ações essenciais e interligadas para o departamento de RH: agregar, recompensar, monitorar, desenvolver, manter e aplicar. Uma visão clara, efetiva e imperdível.

Planejamento de Recursos Humanos

Maria Diva da Salete Lucena aborda em seu livro uma das principais e mais estratégicas ações para a área de Recursos Humanos, o planejamento. É esse conhecimento específico aplicado que permite que os gestores tenham uma visão mais sistêmica e organizada da empresa. De forma atual e pertinente, a autora aborda as principais questões para um profissional de Recursos Humanos, relacionadas com a situação atual da organização, suas metas e a avaliação da motivação dos talentos. É uma leitura contemporânea, que perpassa com maestria os conceitos mais atuais da área, como desenvolvimento tecnológico, processos e tendências e especificidades de gerações.  

Como fazer amigos e influenciar pessoas

O tradicional e consagrado livro de Dale Carnegie é leitura de grande potencial para os gestores de recursos humanos, na medida em que aborda a importância dos bons relacionamentos e auxilia os profissionais nos processos de gerenciamento de pessoal. O autor discute conceitos e práticas importantes no universo do RH e reforça pequenas atitudes que podem trazer grandes resultados, como a manutenção de um networking influente e eficaz.

One Page Talent Management

Um livro completo, atual e extremamente pertinente. Marc Effron e Miriam Ort discutem o papel e a importância da gestão de Recursos Humanos em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador. São abordadas questões como motivação, performance, plano de metas, engajamento e feedbacks, sob a ótica científica e embasada de dois conceituados especialistas.

Administração de Recursos Humanos

Alda Carlini e Rita Tarcia propõem uma discussão sobre um dos temas mais relevantes da atualidade: a gestão de Recursos Humanos num ambiente repleto de avanços tecnológicos. Como usar as novas tecnologias, a internet e as inúmeras ferramentas de comunicação derivadas para otimizar os processos de gerenciamento de pessoal? A partir das análises de casos nacionais e internacionais, as autoras constróem uma obra essencial.

Conhecimento e informação são a base da construção de uma carreira de sucesso. É sinal de sabedoria e maturidade aprender com a experiência e com os estudos de especialistas e a leitura é uma grande ferramenta de aprendizado. Comece com essa lista, mas nunca pare de procurar por informação – os tempos mudam, as demandas das organizações também. É preciso estar preparado para se adaptar e continuar atuando de forma eficiente e satisfatória para a organização, sobretudo quando o assunto é o seu principal valor, ou seja, seu capital pessoal.

Gostou das indicações? Compartilhe no Facebook, Twiitter e Linkedin!

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

1 comentário

Deixar comentário.

Share This