Segurança e Limpeza

Produtos domésticos x Produtos profissionais: quais os mais adequados para a limpeza do seu espaço?

Escrito por Seguridade

Na hora de escolher produtos de limpeza para um ambiente corporativo, muitos profissionais de empresas prestadoras de serviço não sabem que existem diferenças entre produtos domésticos e produtos profissionais.

E a falta de conhecimento e orientação nesse sentido pode trazer desvantagens tanto para o cliente quanto para a prestadora, já que pode acarretar em danos ao patrimônio do cliente, o que por sua vez pode prejudicar a relação entre as duas partes.

Por isso, é preciso conhecer bem as diferenças entre esses produtos, para que serviço seja realizado com mais eficiência e qualidade. E é isso que mostraremos neste post.

Acompanhe e boa leitura!

O que são produtos de limpeza domésticos?

Os chamados materiais de limpeza domésticos são produtos desenvolvidos para o uso em ambientes residenciais. Em outras palavras, são materiais que possuem agentes químicos para eliminar resíduos residenciais.

Como esses ambientes não estão em contato com tantas fontes de resíduos e micro-organismos, os produtos de limpeza domésticos não precisam ser tão concentrados. Isso porque locais públicos estão muito mais expostos a atividades que causam sujeira intensa do que os domésticos.

Por exemplo, em ambientes públicos, há muito mais liberação de fumaça e gordura. No caso de ambientes onde se servem e produzem alimentos, como refeitórios, o uso de louças é bem maior.

Além disso, esses lugares também têm muito mais contato com bactérias, fezes de animais e poeira, que são transportadas das ruas para os locais fechados pelos calçados dos usuários. Assim, nesses lugares, é necessário a utilização e de muito mais produto, além de exigir mais esforço e tempo dos colaboradores. Em resumo, os materiais domésticos de limpeza são voltados a sujeiras de baixa complexidade.

O que são produtos de limpeza profissionais?

Já os produtos conhecidos como materiais de limpeza profissionais são, em geral, mais concentrados do que os de uso doméstico, e são voltados para ambientes em que é necessário uma faxina mais pesada, como empresas, escolas, hospitais, indústrias, refeitórios, e outros.

Mas, o que significa dizer que esses produtos possuem uma concentração maior? Significa que eles têm uma maior concentração de agentes limpadores em sua composição. E esses ativos auxiliam no extermínio de resíduos de sujeira em menor tempo e também com mais eficácia. E, tendo mais elementos de limpadores em sua composição, a qualidade da limpeza também é maior.

Entre outros benefícios dos produtos de limpeza profissionais estão:

  • Economia de água: embora os materiais de limpeza profissionais sejam concentrados e exijam a utilização de água em sua diluição, o uso dela acaba sendo menor do que em produtos domésticos. Isso porque os procedimentos de limpeza, como enxaguar e esfregar, terão que ser repetidos diversas vezes quando se usa os produtos domésticos para chegar ao resultado pretendido.
  • Liberação de espaço: por serem concentrados, os materiais de limpeza profissionais são comercializados em embalagens menos volumosas, o que faz com que ocupem menos espaço em armários e prateleiras.
  • Mais rendimento: um material de limpeza profissional costuma – e deve! – durar mais do que o produto de limpeza doméstico – isso, é claro, se forem utilizados corretamente. Assim, uma mesmo recipiente de material profissional rende um número maior de limpezas em um ambiente público se comparado ao produto doméstico.

Em suma, podemos resumir a diferença dos produtos domésticos e profissionais na tabela abaixo:

                                          

 

Materiais Domésticos

Materiais Profissionais

Uso e custo por litro

Pronto uso (custo mais alto por litro)

Produto concentrados – alta diluição (custo baixíssimo por litro)

Especificidade

Produtos específicos para uma superfície somente

As linhas de multiuso abrangem diversas superfícies a serem limpas (mobiliários, paredes, pisos, vidros, entre outros)

Fiscalização

Produtos com marcas não fiscalizadas (é preciso muito cuidado na compra e buscar a validação do certificado da Anvisa)

As linhas profissionais têm controles rigorosos e são auditadas por lotes

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químico (FISPQ)

Produtos domésticos não têm FISPQ

 Produtos Profissionais têm a obrigação de ter FISPQ

Rendimento

Produtos domésticos possuem baixíssimo rendimento

Produtos profissionais têm alto rendimento

Indicação de controle de pH

Produtos domésticos não possuem indicação de controle de pH (ácido, neutro ou alcalino)

Produtos Profissionais sempre precisam indicar o pH (ácido, neutro ou alcalino) no rótulo da embalagem

 

Por que usar o produto indicado para cada ambiente?

Como é de se imaginar, uma limpeza de ambiente residencial não gera as mesmas dificuldades que a limpeza em um ambiente de trabalho e/ou público. Isso porque, no segundo caso, há muito mais circulação de pessoas e, consequentemente, de acúmulo de detritos e resíduos.

Assim, evidentemente o ambiente público necessita de uma faxina diferente, que só pode ser obtida com facilidade pelo material de limpeza profissional. É preciso lembrar que produtos domésticos não ajudam na economia, tanto de material quanto de tempo.

Dessa maneira, se uma empresa assegura economizar na limpeza por usar materiais domésticos, muito provavelmente seus ambientes não estão ficando suficientemente limpos. Pois, mesmo que um produto profissional custe mais, ele possui mais poder de ação o que, no fim das contas, os torna mais econômicos.

É por isso que materias de limpeza profissionais são mais adequados para ambientes de trabalho e públicos, e devem ser usados em tais lugares. E, ao usar produtos de marcas de qualidade, você ainda economizará para a empresa, tornará a vida dos trabalhadores da limpeza mais fácil e deixará os ambientes mais limpos para empregados e clientes.

E você, qual tipo de produto de limpeza utiliza? Conte para nós nos comentários!

A Seguridade é uma empresa de terceirização de serviços que está no mercado desde 1991 e atende todo o sul do Brasil, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Então se estiver pensando em terceirizar seus serviços, conte com a Seguridade. Fale conosco!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This