Segurança e Limpeza

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS – SISTEMAS DE VIDEOMONITORAMENTO  

Escrito por Seguridade

O conceito de inovação tem evoluído de acordo com o tempo, com as novas perspectivas tecnológicas e necessidades que surgem. A inovação tecnológica é “uma introdução no mercado, de um produto ou de um processo produtivo, tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado”. Assim sendo, a inovação não se encontra limitada ao conceito inicial, ela pode ter a combinação de tecnologias já existentes para novos usos, sendo potencializada pelo conhecimento adquirido e necessidade dos nossos Clientes e parceiros.

É certo que a Segurança Privada no Brasil tem evoluído gradativamente, porém, as tecnologias disponíveis ainda são muito pouco exploradas. O uso de sistemas de alarmes e sensores de intrusão são amplamente utilizados e ainda dominam as instalações empresarias. Quando consideramos a quantidade de alarmes falsos e os recursos utilizados para isto, percebemos a necessidade de inovação tanto nos recursos de tecnologia quanto em processos.

Um passo na evolução nos leva aos sistemas de videomonitoramento, que mesmo sendo uma inovação, em geral, ainda são operados por pessoas que passam todo o seu turno de olho nas imagens das câmeras. Esse processo não garante a eficácia da segurança, tendo em vista o desvio de atenção de alguém que, por longo tempo, fica observando um vídeo. O reflexo disso foi uma drástica redução no número de postos de mão de obra de segurança nas empresas privadas. Neste caso, entendendo que tal atividade é extremamente importante, o novo conceito da Indústria 4.0, requer uma solução mais aprimorada, que minimize qualquer margem de erro na atuação da Segurança Patrimonial, promovendo mudanças nos contratos atuais .

A SEGURIDADE trouxe para o mercado sistemas de monitoramento de imagens com inteligência artificial, permitindo o desenvolvimento de analíticos de vídeo capazes de perceber movimentos em um ambiente, identificando se o movimento é promovido por uma pessoa, veículo ou qualquer objeto que se deseje classificar. Além disso, sendo identificado o objeto desejado, um Centro de Controle é acionado, possibilitando ao operador, receber a imagem e seguir um plano de ação pré-determinado pela Operação. A pessoa encarregada não fica mais somente de olho nas imagens, mas é acionado por um alarme visual e auditivo. No entanto, o uso dos analíticos não se resume apenas ao movimento. Hoje é possível identificar alguém com ou sem máscara, aglomeração de pessoas, invasão de perímetros, reconhecimento facial, alguém portando uma arma, cenas de violência, contar pessoas, além de muitas outras situações que poderão contribuir também com a inovação dos processos de segurança, permitindo uma melhor proatividade dos profissionais envolvidos. Trazemos ainda a implementação do vídeo cloud, onde o cliente tem suas imagens guardadas com segurança, sem risco de perdê-las ainda que seu gravador local seja roubado ou danificado.

Conceitos de inteligência artificial permitem que sistemas aprendam praticamente sozinhos sobre as características dos locais que estão vigiando, criem ou alterem automaticamente padrões de comportamento considerados “normais” e, ao mesmo tempo, consigam não somente identificar situações que fujam a esses padrões, como também são capazes de avaliar qual o tipo da ameaça, classificá-la dentro de uma escala pré-definida de prioridades e até mesmo dar início as medidas de segurança.

Não há dúvidas que a inovação tecnológica levará a Segurança Patrimonial a outro nível em muito pouco tempo. Para nós da SEGURIDADE isso já é uma realidade. Oferecemos aos nossos Clientes uma inovação na Segurança Patrimonial com o uso das novas tecnologias e melhorias de processos, elas estarão muito melhores e preparadas para o novo momento. A antecipação é inevitável, uma vez que nossos clientes buscam uma melhor relação custo- benefício atrelada a excelência dos serviços prestados.

SEGURIDADE, sua segurança é nossa prioridade.

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This