Seja de taco ou de tábua corrida, a beleza de um piso de madeira é praticamente indiscutível, pois, quando bem cuidado, esse tipo de piso transmite sofisticação e leveza aos ambientes. Contudo, muitas pessoas não sabem como higienizar e fazer a devida manutenção desse tipo de revestimento.
Vale a pena aprender a cuidar dos pisos de madeira, já que optar por eles pode garantir a saúde das pessoas alérgicas, além de mais praticidade no dia a dia. Assim, continue a ler esse post e descubra como garantir que os pisos de madeira permaneçam impecáveis ao longo do tempo.
Cuidados diários com pisos de madeira
Para não riscar e/ou arranhar os pisos de madeira, é preciso usar uma vassoura de pelos para remover a maior parte da sujeira. Outra possibilidade é usar o aspirador de pó, tomando cuidado para que o tubo de sucção não encoste na superfície do chão.
Aqui, vale uma ressalva: só recorra ao uso do aspirador se puder assegurar que o funcionário que fizer a limpeza tomará a cautela necessária. Caso contrário, evite aborrecimentos e disponibilize apenas a vassoura para a limpeza.
Em seguida, recomenda-se passar um pano umidificado em uma solução de água e detergente neutro, sem deixar o piso ensopado. Nessa etapa, o uso do pano úmido deve ser feito apenas uma vez por semana e a utilização de produtos químicos e/ou abrasivos é terminantemente proibido para os pisos de madeira.
Cuidados em longo prazo
Algumas medidas diárias vão garantir a beleza e a durabilidade dos pisos de madeira por muito mais tempo. Lembre-se que:
- É recomendado retirar os sapatos antes de entrar em casa — especialmente, os de salto alto;
- Usar com frequência o capacho da entrada evita sujeiras pesadas e facilita a limpeza posterior;
- É interessante investir em feltros para colocar no pé dos móveis e, assim, evitar marcas no piso;
- Tapetes de algodão decoram os ambientes e protegem os pisos de madeira;
- Evitar móveis que tenham pés de rodinhas ou posicioná-los em cima de tapetes também é uma maneira de proteger o piso.
Cuidados extras
Pode parecer bobagem, mas a iluminação natural do sol é capaz de descolorir os pisos de madeira. Sendo assim, é indicado usar cortinas, blecautes ou persianas nos locais onde a incidência do sol é direta.
Para quem tem animais de estimação, o melhor seria impedir a circulação dos bichanos nos pisos de madeira, mas, se não for possível, manter as unhas dos bichinhos aparadas e lixadas evitará danos.
Líquidos e pisos de madeira não combinam. Por isso, caso algum líquido caia ou respingue, é fundamental secar o local imediatamente.
Cuidados especializados
Talvez, seja proveitoso considerar a possibilidade de contratar uma empresa especializada em limpeza de pisos de madeira, visando prolongar a vida útil do seu chão, garantir economia com reparos desnecessários e até obter orientações específicas sobre as dicas recomendadas.
Mantendo os cuidados básicos no dia a dia — e, eventualmente, contratando uma empresa especializada para uma limpeza mais pesada e eficiente —, não restam dúvidas que os pisos de madeira permanecerão bonitos e elegantes por muito mais tempo.
E aí? Gostou do nosso conteúdo? Que tal ler o artigo sobre as vantagens da terceirização de serviços de limpeza e se inspirar para investir nessa modalidade de serviço?