Segurança e Limpeza

Sustentabilidade: 4 cuidados fundamentais ao escolher os materiais de limpeza

Escrito por Seguridade

Muitos produtos de limpeza possuem em sua composição elementos não biodegradáveis, que podem prejudicar o meio ambiente. Entre os malefícios causados estão a poluição dos rios, aumento da quantidade de matéria orgânica e diminuição da oxigenação das águas. E esses processos interferem negativamente nos ecossistemas. Por sorte, atualmente, existem alternativas para trabalhar com sustentabilidade, tanto no momento da limpeza quanto no descarte dos produtos utilizados. Nessa busca, muitas empresas passaram a fabricar materiais de limpeza com menor impacto ambiental.

Se você precisa aplicar medidas benéficas ao meio ambiente em sua casa ou condomínio e promover a limpeza no local de trabalho de forma positiva, confira 4 cuidados necessários na hora de escolher materiais de limpeza sustentáveis.

1. Confira o selo de certificação

Para conter os danos ao meio ambiente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) determina que todos os produtos de limpeza, mesmo os sintéticos, cuja matéria-prima é o petróleo, contenham tensoativos biodegradáveis. Por isso, procure sempre utilizar materiais com o selo de certificação.

Além disso, para selecionar os materiais de limpeza, verifique se são biodegradáveis ou, pelo menos, com componentes de menor toxicidade. Na dúvida, prefira os produtos intitulados “naturais” ou “ecológicos”, de origem vegetal, como óleo de coco, eucalipto, lavanda e mel, que são degradados em pouco tempo, sem agredir o meio ambiente.

2. Preze por produtos concentrados

Uma alternativa encontrada pelas empresas, para redução dos prejuízos, foi a fabricação de materiais concentrados, devido ao maior rendimento que proporcionam. Estes produtos utilizam menos água em sua fabricação, sua concentração contribui com menos descartes de sobras e fornecem embalagens menores, gerando menos lixo.

Além do mais, quando utilizados na dosagem correta, com a diluição indicada pelo fabricante, os materiais de limpeza concentrados lançam menos componentes químicos nas redes de esgoto, interferindo menos nas águas e, consequentemente, nos ecossistemas.

3. Produza você mesmo a sustentabilidade

Escolha os produtos naturais corretos pode substituição dos materiais de limpeza não biodegradáveis. O vinagre branco, por exemplo, é um excelente desengordurante. Quando aplicado na última lavagem da roupa, funciona também como amaciante. Combinado com bicarbonato de sódio, o vinagre auxilia na limpeza de banheiros e pias, por seu potencial de esbranquiçamento. Este produto age na limpeza sem riscos ambientais.

O sabão de coco, por ser biodegradável, pode substituir, perfeitamente, sabões sintéticos. E para odorizar o espaço, utilize óleos naturais. Os óleos de menta e lavanda, além de perfumar, promovem relaxamento e bem-estar no local. 

4. Valorize a limpeza sem produtos químicos

Utilizar materiais de limpeza como aspirador de pó e panos não descartáveis também promovem a sustentabilidade na hora da higienização do ambiente. Estas opções diminuem o uso de produtos químicos não biodegradáveis, contribuindo de forma positiva com o meio ambiente. Caso o espaço seja grande, busque terceirizar os serviços, valorizando empresas que contem com essas ferramentas de sustentabilidade.

Agora, basta aplicar essas dicas de sustentabilidade no seu dia a dia e contribuir com a preservação do meio ambiente. Aproveite e aprenda mais sobre como realizar de forma correta a limpeza de eventos!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This