Terceirização

Qual a relação entre a terceirização e o aumento de produtividade?

Escrito por Seguridade

A terceirização tornou-se uma estratégia comum para diferentes empresas. Elas recorrem a esse expediente por várias razões, inclusive porque ajuda na redução de custos a médio e longo prazo.

Existe uma relação muito estreita entre terceirização e produtividade. Leia o post e veja como a terceirização pode ajudar para o aumento de produtividade de seu negócio!

Menor tempo dispendido em atividades burocráticas

Uma das atividades que podem ser terceirizadas são aquelas relacionadas ao departamento de Recursos Humanos, considerado uma das áreas mais burocráticas de uma empresa.

O aumento de produtividade acontece na medida em que o tempo gasto com a resolução de questões, como com a folha de pagamento, é direcionado para atividades mais relacionadas à produção e às vendas.

O gestor poderá se dedicar com mais entusiasmo à elaboração de estratégias de marketing, para captar mais clientes, e de melhoria no atendimento para fidelizar clientes e impulsionar as vendas.

Oportunidade para evitar a refação de trabalhos

Outra coisa que atrapalha o aumento de produtividade é a necessidade constante de retrabalhos — ou seja, retificar erros cometidos por profissionais que não estão bem preparados para as tarefas que executam, são desleixados ou mesmo trabalham de má vontade.

Quando se terceiriza serviços, essa preocupação diminui, pois os profissionais são altamente qualificados para o desempenho de suas atividades. Periodicamente, passam por treinamentos e atualizações para acompanhar as mudanças ocorridas na área em que atuam.

Despreocupação com as tarefas acessórias

Direcionar atenção prioritariamente para a atividade principal da empresa é uma questão que ainda não foi solucionada por muitos gestores. No entanto, isso tem solução: a terceirização.

Os serviços de limpeza, segurança, jardinagem, recepção, portaria e outros são tarefas acessórias que não precisam ocupar o tempo da equipe e do gestor. São atividades importantes, mas são secundárias na medida em que a finalidade econômica da empresa tem outro foco.

Assim, o gestor pode economizar dinheiro com funcionários e terceirizar essas tarefas para empresas especializadas. Mesmo certas atividades de um setor podem ser terceirizadas, aliviando a pressão sobre os responsáveis por ele.

Possibilidade de agregar mais valor aos serviços e produtos

Com menos tarefas para realizar, menos encargos a cumprir e menos necessidade de distribuir funcionários para atividades diferentes, a equipe interna de gestão poderá concentrar seus esforços na melhoria dos serviços, na qualidade do atendimento e dos produtos e na otimização da linha de produção.

Sabe-se que um fator que contribui bastante para o crescimento empresarial é justamente agregar valor a tudo que se produz e se oferece ao cliente.

Como fazer isso se os recursos não ficam devidamente alocados, se existem preocupações demais consumindo líderes, se os funcionários ficam estressados com muito trabalho?

O aumento de produtividade é perceptível  quando se eliminam atividades desnecessárias no ciclo de produção/venda, quando se “enxugam” os processos, tornando-os mais bem direcionados para um objetivo maior. Para esse objetivo, convergem todas as atenções e esforços.

Incrível aumento de produtividade

Se você ainda tem dúvidas, basta conferir os cases de sucesso de diferentes empresas que terceirizaram atividades secundárias e impulsionaram seu negócio.

Na construção civil, isso é um fato, sendo que a própria atividade-fim é passível de terceirização. Quanto mais tecnologia tiver uma empresa, maiores são as chances de a terceirização dar certo.

Considere que diferentes áreas podem ser terceirizadas, em parte ou totalmente, para ajudar a empresa a conquistar aumento de produtividade: limpeza e conservação; segurança; portaria; logística (armazenagem, transporte); TI; Recursos Humanos; contabilidade (incluindo os aspectos fiscais); administração; zeladoria e assim por diante.

O que você pensa sobre terceirização e aumento de produtividade? Aproveite para seguir a Seguridade Serviços de Segurança no Facebook e no Twitter!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This