Apesar de a terceirização ter se tornado uma tendência em muitas empresas, ela é alvo de controvérsias. Alguns gestores negam que ela seja realmente eficaz e apontam desvantagens no sistema, incluindo a perda de qualidade nos serviços. Consideram que os profissionais de uma empresa terceirizada não têm a mesma dedicação que a equipe da própria empresa.
Mas será que isso é verdade? Será que a terceirização de serviços gera perda de qualidade? É hora de tirar essa dúvida: leia o post e avalie melhor essa questão.
A nova lei da terceirização de serviços
A Nova Lei das Terceirizações permite que não apenas as atividades-meio de uma empresa sejam terceirizadas, mas também as atividades-fim. Isso significa que, por exemplo, uma padaria poderia terceirizar padeiros.
Até a subcontratação de serviços é permitida pela nova lei (quarteirização).
Contudo, esse projeto ainda não tem data definida para avaliação do senado. Caso, depois de apreciado, ele seja sancionado, passará a valer como lei após 30 dias da publicação no DOU (Diário Oficial da União).
Veja abaixo alguns positivos da terceirização de serviços, que mostram os ganhos em qualidade que ela oferece à empresa.
A contratação de mão de obra especializada
Uma das principais vantagens da terceirização de serviços é a contratação de mão de obra especializada, apta a efetuar serviços específicos. Ao contrário do que pensam alguns gestores, a empresa terceirizada preza a oferta de serviços de boa qualidade, pois o seu foco é exatamente este: realizar bons serviços para agradar os clientes.
Os profissionais de uma empresa terceirizada estão preparados para efetuar atividades específicas, como limpeza, vigilância, contabilidade, portaria, jardinagem e assim por diante. Eles passam por treinamentos e atualizações periódicas, de modo que possam oferecer um trabalho altamente qualificado.
O setor de RH não precisa se preocupar em recrutar e contratar funcionários capazes, fazendo análises de currículos e tornando o processo de contratação mais moroso e mais caro. Também não serão necessários treinamentos custeados pela própria empresa para aprimorar os funcionários. Quando se apela para a terceirização de serviços, os profissionais capacitados já fazem parte do “pacote”.
A experiência e os conhecimentos
Uma empresa terceirizada disponibiliza para o cliente todo o seu know-how e sua experiência no assunto, facilitando a gestão empresarial.
Com a equipe de trabalho, a empresa oferece seus conhecimentos, sua metodologia de trabalho, sua experiência no ramo — enfim, todo o conjunto de seu saber, que pode ser consultado sem nenhum custo adicional para a empresa contratante.
A tecnologia
Outro ponto positivo da terceirização de serviços que contribui para aumentar a qualidade do trabalho é a tecnologia disponibilizada.
Em qualquer atividade que desempenhe, o profissional terceirizado tem suporte tecnológico para otimizar seus serviços e oferecer os resultados mais vantajosos para o cliente.
Quanto mais moderna, mais eficiente e segura será a tecnologia. Nos serviços de portaria e vigilância, por exemplo, a tecnologia assegura a maior parte da segurança dos serviços, como câmeras 24 horas, identificação biométrica, aplicativos para comunicação e outros recursos.
A cobertura de faltas
Ao contrário de um funcionário, os profissionais terceirizados são substituídos prontamente quando um deles não pode comparecer ao trabalho. Isso significa que não há queda na produtividade. Essa cobertura também não é cobrada à parte, integra a prestação de serviços.
A responsabilidade do setor de RH
Uma das coisas que pode afetar negativamente a qualidade dos serviços é a necessidade de gerenciar um número elevado de funcionários. O setor de RH tende a ficar sobrecarregado e, geralmente, não consegue dar conta de tudo, prejudicando os resultados ou tornando-os mais lentos.
A terceirização de serviços implica em menos responsabilidade para o RH, considerando que os profissionais terceirizados não são funcionários da empresa. Eles podem, inclusive, cooperar com a gestão do setor, já que é possível terceirizar também atividades administrativas, como a gestão da folha de pagamento.
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