Segurança e Limpeza

Política de segurança física: o que é e qual sua importância?

Escrito por Seguridade

A política de segurança física é um conceito que envolve funcionários, visitantes, prestadores de serviço e outras pessoas e bens que integram, direta ou indiretamente, a empresa.

Veja mais detalhes sobre o assunto, fazendo a leitura do post!

O que é política de segurança física

Política de segurança física é uma declaração formalizada da diretoria sobre seu compromisso com a segurança. Nesse sentido, ela está associada às garantias de incolumidades físicas das pessoas, com a integridade do patrimônio corporativo e com tudo que estiver sujeito às suas normas dentro da empresa.

O documento busca, portanto, alcançar a segurança da equipe, das informações da empresa, das instalações e até de eventos externos.

Pode-se conceituá-la como o conjunto de diretrizes, princípios e responsabilidades registrados formalmente e que servem para nortear as atividades de segurança física em todos os assuntos associados à integridade do pessoal e do patrimônio empresariais.

Os objetivos da política de segurança física

A política de segurança física possui objetivos de alto relevo, como:

  • evidenciar o engajamento da direção com a segurança física;
  • permitir a adoção de medidas de segurança que possam ser integradas e compartilhadas, constituindo assim os fundamentos da gestão de segurança patrimonial;
  • definir princípios e diretrizes, delegar responsabilidades e atribuições, servindo ainda como referência para apurações e auditorias.

As diretrizes da política de segurança física

A política de segurança física pode contar com diferentes diretrizes para as corporações, os funcionários, os visitantes, os prestadores de serviço e assim por diante, orientando o comportamento deles dentro da empresa.

As instalações da empresa devem ser protegidas conforme o valor dos ativos que estão em seu interior, preservando a continuidade e a competitividade.

Outra diretriz controla o acesso físico da empresa por meio de um sistema integrado formado por barreiras físicas, documentos que registram os procedimentos internos, sistemas eletrônicos de segurança, pessoal contratado, treinado e equipado para exercer suas funções.

Somente o pessoal autorizado e identificado pode permanecer dentro da empresa, podendo ela negar acesso a qualquer um que não queira se submeter ao procedimento de identificação (todos deverão usar crachá dentro da organização).

O acesso de visitantes deve ser monitorado e não deve se permitir a entrada de ninguém portando armas de fogo (a não ser que seja policial ou outro profissional da área de segurança em efetivo exercício).

Tudo que entrar e sair da empresa (pessoas, veículos, volumes) deverão passar por uma revista coordenada pelo departamento de segurança patrimonial. Pode-se mesmo determinar um controle rigoroso sobre todos os produtos armazenados na empresa.

A instalação e manutenção de chaves e fechaduras (portões, armários, gavetas, cofres) devem ser disciplinadas e regulamentadas por meio de procedimentos internos.

O trânsito e o estacionamento de veículos na organização devem cumprir as normas do trânsito definidas na legislação do país e as regras da política de segurança física.

Todos os colaboradores devem manter-se atualizados sobre a política de segurança física e os prestadores de serviço devem passar por treinamento, recebendo palestras sobre o assunto e orientações sobre os procedimentos a seguir.

A aplicação na empresa da política de segurança física

Durante o planejamento da política de segurança física é preciso estabelecer metas e conscientizar todos os envolvidos sobre a importância dos procedimentos. Todos precisam saber que as normas visam auxiliar e consolidar a segurança na corporação.

O planejamento deve contemplar tanto o médio quanto o longo prazo, incentivando o compartilhamento de obrigações e de responsabilidades, pois apenas dessa forma os processos serão eficazes.

E você? Já tem uma política de segurança física na sua indústria ou empresa? Para obter mais informações sobre segurança, não deixe de assinar a newsletter!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

1 comentário

Deixar comentário.

Share This