Terceirização

Entenda como funciona a terceirização de serviços empresariais

Apesar de cada empresa possuir atividades específicas, existem muitos tipos de serviços de outras especialidades que necessitam ser realizados diariamente para garantir o pleno funcionamento da estrutura organizacional.  De olho na redução dos custos e garantia de qualidade, a terceirização de serviços é uma boa alternativa. 

Estão nesse rol a segurança privada, limpeza, serviços gerais, recepção, contabilidade, logística, seleção de novos colaboradores, entre outros exemplos.

Ao contratar uma empresa especializada no ramo almejado, a sua empresa ganha fôlego para focar nos assuntos de interesse, otimizando o tempo e melhorando a produtividade, principalmente dos gestores. 

Para esclarecermos os principais pontos sobre a terceirização, elaboramos este post. Nele, você vai conhecer as vantagens desse tipo de contratação. 

Veja como funciona o processo de terceirização 

A contratação de uma prestadora de serviços é bem simples. Após a aprovação do projeto de lei que autoriza a terceirização tanto para atividades-meio quanto fim, a sua empresa pode fechar contratos para diferentes tipos de mão de obra. 

A dica é buscar orientações sobre a contratada, como:

  • tempo de mercado;
  • avaliações de outras corporações que já foram ou são parceiras;
  • qualidade do serviço prestado;
  • comprometimento dos funcionários. 

Observe se o contrato possui um prazo pré-determinado, se estão estabelecidas as necessidades da sua empresa e, ainda, se consta a carga horária a ser cumprida pela prestadora de serviços, com todos os pontos da atividade e situações que possam influenciar na quebra do acordo.

É importante definir as regras para utilização de uniformes, equipamentos de segurança, alinhando as responsabilidades de ambas as partes. Um ponto que precisa de definição, por exemplo, é a limpeza: a compra dos produtos fica a cargo da contratada ou da contratante? Quanto mais claro estiver o texto, melhor para o pleno funcionamento da atividade.  

Dessa maneira, há garantia da plena manutenção dos serviços, sempre prezando pela qualidade e segurança.  

Conheça as vantagens da terceirização de serviços 

Sendo uma tendência mundial, a terceirização traz inúmeras vantagens aos empresários, principalmente para diminuir burocracias e evitar processos trabalhistas. 

Como a mão de obra fica sob responsabilidade da empresa contratada, todos os encargos, — como pagamentos de indenizações, férias remuneradas, licenças etc. — ficam distantes do seu setor administrativo, reduzindo consideravelmente os custos e as tarefas burocráticas. 

Além disso, as empresas terceirizadas contam com profissionais qualificados em suas funções, trazendo soluções rápidas e de qualidade, ou seja, gastos com treinamentos também estão fora das preocupações da contratante. 

Com isso, aumenta a disponibilidade de tempo para solucionar as demandas ligadas ao negócio propriamente dito, sem falar que o quadro fixo de colaboradores diminui, contribuindo para o aumento da rentabilidade. 

Outra vantagem está ligada à possibilidade de substituir rapidamente a empresa contratada, caso os objetivos não estejam sendo atingidos de acordo com o previsto em contrato.

Ou seja, diante de um mercado altamente competitivo, a terceirização de serviços é uma forma de fazer com que sua empresa evolua em seu ramo de domínio, sem perder tempo com as atividades-meio, deixando-as nas mãos de quem entende do assunto. 

E aí, gostou do nosso post? A sua empresa conta com terceirizadas? Que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e levar informação de qualidade aos seus amigos e familiares? Dissemine nossos conteúdos!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This