Gestão de Pessoas e RH

Administração de temporários: como e por que contratá-los?

Atualmente, a demanda por temporárias está maior que antes. O cenário político-econômico contribui para isso. Precisando entregar trabalhos em um período mais curto, as empresas recorrem aos serviços temporários, pois eles suprem aquela necessidade momentânea sem estabelecer vínculos trabalhistas.

Como ainda existe muito desemprego, os profissionais também veem nesse tipo de trabalho uma oportunidade para ganhar dinheiro, sendo o mesmo regulamentado pela Lei nº 13.429/2017.

A empresa que contrata profissionais por um período específico acaba economizando despesas e pode realizar a administração de temporários por meio de uma empresa terceirizada.

Saiba mais sobre o assunto, lendo nosso post!

As melhores práticas para uma contratação segura de temporários

Primeiramente, vamos analisar boas práticas de administração de temporários, veremos como fazer uma contratação segura.

Tenha uma empresa terceirizada de credibilidade

Existem empresas que realizam a administração de temporários, deixando a empresa contratante com mais liberdade para se dedicar a atividades estratégicas, à finalidade principal para a qual foi criada.

Uma boa empresa terceirizada pode se responsabilizar pela gestão do trabalhador, envolvendo o treinamento, a fiscalização e o seu pagamento, conforme determina a legislação pertinente. Como se trata de um trabalho mais específico, é preciso ficar atento à regulamentação e uma empresa terceirizada ajudará bastante na parte burocrática.

O recrutamento e a seleção dos profissionais devem atender às necessidades da empresa contratante e são realizados por agências privadas, com concessão do governo federal. A sua missão é o gerenciamento de empregos temporários em qualquer tipo de organização. Elas devem ser registradas no Ministério do Trabalho.

A agência deve avaliar as necessidades da empresa contratante, chamada utilizadora, e estabelecer um contrato de serviços específico.

Se o profissional que efetuará o trabalho temporário pertencer a alguma empresa terceirizada, ou seja, se ele for funcionário de outra empresa e não um autônomo, é importante pesquisar sobre a reputação da organização. Verifique com clientes atuais e antigos o tipo de empresa que ela é, se é idônea, se cumpre o que promete, se é competente naquilo que faz e assim por diante.

O próprio profissional pode ser consultado a respeito dela, revelando se está ou não satisfeito com seu trabalho. Fazer uma visita à empresa para ver de perto como as coisas funcionam também é uma boa opção. Essa visita pode ser realmente a prova dos nove. 

Ofereça treinamento aos candidatos

Outra prática é disponibilizar treinamento para os candidatos ao trabalho temporário, assegurando que eles desempenharão corretamente suas funções.

O treinamento também ajuda o profissional a se familiarizar com a cultura organizacional da empresa.

O acompanhamento do trabalhador durante os primeiros dias diminui os riscos de erros humanos, a fuga aos parâmetros da organização, o mau atendimento, o conflito com os funcionários e assim por diante.

Se for possível, ofereça um manual a ele, mostrando todos os pontos que devem ser considerados para que o trabalhador se integre ao meio empresarial da melhor forma.

Conheça melhor a legislação específica

A empresa contratante deve conhecer melhor a legislação específica, pois deve atender certos requisitos. Existem motivos que justificam a contratação de trabalhadores temporários.

Além da Lei nº 13.429/2017, é importante conhecer a Lei nº 6.019/1974. O trabalho temporário tem regime exclusivo e inconfundível, não sendo informalizado como julgam algumas pessoas. Na Alemanha, por exemplo, esse tipo de trabalho ajudou a superar a crise econômica em 2010.

A agência que contrata garante a equiparação salarial dele com o funcionário da empresa contratante, responsabilizando-se pela elaboração da folha de pagamento. Mas é a empresa que tem a responsabilidade de pagar os salários, benefícios e encargos do trabalhador.

O contrato não pode ter vigência superior a 180 dias, ou seja, o período máximo é de 6 meses.

As vantagens da contratação de temporários

Existem muitas vantagens em contratar temporários. Contando com uma empresa terceirizada para realizar a administração de temporários, os benefícios são ainda mais evidentes.

Confira!

Os contratos são mais enxutos

O trabalhador temporário pode prestar serviços por até 3 meses com direito a prorrogação por igual período.

O contrato pode mesmo ser rescindido antes do final do prazo sem nenhum problema para a empresa. Por exemplo, pode durar somente 2 meses.

A mobilização do profissional é mais rápida

Para a empresa que já desmobilizou seu pessoal de salários mais altos e conta com um percentual baixo de funcionários, as possibilidades de demorar mais na entrega dos serviços/produtos aumenta.

Desse modo, o temporário é uma grande vantagem, pois a contratação permite colocar muitos profissionais na linha de produção sem que seja preciso aumentos na área administrativa, já que uma empresa terceirizada pode cuidar de tudo.

A segurança

Atendidos os 2 requisitos citados na Lei nº 6.019/1974 para contratação de trabalhadores temporários, é totalmente seguro para a empresa tomar essa medida.

Caso note que sua demanda caiu, a empresa pode finalizar o contrato.

Os 2 requisitos legais são:

  • acúmulo extraordinário de trabalho;
  • substituição de funcionários regulares.

A economia

Um profissional temporário custa, em média, 95% acima do seu salário, incluindo férias, 13 º, encargos, impostos de nota e outros benefícios. A empresa pode, dessa forma, mobilizar muitas pessoas ganhando em percentual de produção (aproximadamente 15%).

Mas o que deve ser realmente considerado é a mobilização e desmobilização sem incorrer em aumento na área administrativa. A empresa pode contratar e desmobilizar pessoal em grande quantidade, com mais rapidez e sem problemas.

Além disso, não há gastos adicionais como o aviso prévio indenizável, nem multa de FGTS. Trata-se de um contrato predefinido, com começo e encerramento bem estabelecidos. O encerramento é conforme o motivo que levou à contratação. Caso o motivo deixe de existir depois de 1 mês e meio após a contratação, o trabalhador pode ser dispensado sem que a empresa tenha que arcar com nenhum custo por isso.

O recrutamento e a seleção também acontecem sem custos para a contratante. E, depois, ela pode até firmar um contrato definitivo com o profissional caso julgue viável. Ou seja, ela pode ter acesso a talentos sem ter que gastar muito por essa demanda.

Contratar temporários é uma alternativa para qualquer empresa desde que sejam respeitados os requisitos da Lei nº 6.019/1974. Contar com uma terceirizada confiável para fazer a administração de temporários garantirá os melhores resultados.

Saiba mais sobre o trabalho da Seguridade Serviços ao curtir a sua página no Facebook!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This