Estratégias e Planejamento

Dicas de Educação Financeira para iniciar o ano bem!

Escrito por Seguridade

O fim e início de ano é um período em que via de regra há um ingresso maior de receitas para as pessoas, por conta especialmente do décimo terceiro, que injeta um bom volume de recursos na economia.

É um momento especial sim, mas também é o período de enorme apelo comercial, em que grande parte das pessoas também consomem mais, vão as compras de inúmeros presentes, trocam de celular, novos eletrodomésticos e até mesmo trocam de carro, ainda que não haja folego financeiro para tanto.    Mas como dizem, para a entrada já tem e depois vão pagando as parcelas que no caso de veículos especialmente, oscilam em pelo menos 60 meses, com juros embutidos, que elevam significativamente o custo do bem adquirido. 

Nesse exemplo de troca de veículo, não raras vezes, o indivíduo nem precisa realmente trocar, mas quer aparentar para as outras pessoas que está bem, que está de certo modo por cima, desfilando de carro novo, quase todos os anos, mas de verdade, as dívidas só aumentam e os custos com os veículos também.  Ora, isso fere todos os princípios de controle e planejamento financeiro e se esse for o seu caso, é hora de repensar.  

É preciso que a pessoa tenha o entendimento de que na realidade o 13º não é exatamente uma renda extra, pois ele é parte da sua remuneração.  Então é preciso agir com consciência com relação a forma que irá utilizá-lo.

Pergunte-se antes de comprar se realmente aquele item é uma necessidade ou está agindo por impulso. Verifique suas contas, se estiver com dívidas, priorize regularizar isso, se está pagando somente o valor mínimo da fatura do cartão de crédito, muito cuidado, pois os juros são proibitivos.  São alguns pontos de atenção para esse período, em que com o ingresso da receita, pode-se minimizar esses impactos.

Outro cuidado importante é com as contas que sempre chegam no inicio do ano, como IPTU, Taxa de Lixo, material escolar, entre outras, então é recomendável formar uma reserva, para começar o ano com mais tranquilidade e não desesperado porque gastou demais com as festas de final de ano e já começa zerado ou no negativo novamente o ano seguinte.

Lembre-se que nem toda comemoração precisa virar gastos e menos ainda exageros, tão comuns nesse período.  Na maioria das vezes estar presente de verdade junto aos seus entes queridos, dedicando tempo de qualidade, já é o maior presente, sem que você precise se arrebentar financeiramente para agradar com presentes caros, que logo serão totalmente esquecidos.

Você pode adaptar o seu controle financeiro conforme a sua realidade e a forma que julgar mais prático, onde o mais importante é você estar no controle, saber quanto está ingressando de receita e disso o quanto vai destinar para cada fim e quanto sobrará como reserva, para que possas iniciar o próximo ano em paz com as suas finanças.

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This