Sem Categoria

Feedback

Escrito por Seguridade

O Feedback é uma importante ferramenta para manutenção de performance e aumento de produtividade. Com foco no desenvolvimento de competências e no fortalecimento das relações no trabalho, entre líderes, liderados e entre colegas de trabalho.

Importante salientar que se trata de uma via de mão dupla, mesmo que na maioria das vezes é realizado pelos líderes, o feedback pode ser realizado pelos liderados. Também pode ser utilizado em tratativas comerciais, entre clientes e fornecedores.

Tipos de Feedback:

Positivo: Não deve ser confundido com um elogio. Deve valorizar o trabalho do colaborador. Salientando uma determinada ação/atitude dele, assim incentivando que esta faça parte do dia a dia do funcionário.

Construtivo/Desenvolvimento: Possibilita mudança de comportamento. Não deve ser encarado como algo ruim, mas como uma oportunidade de melhoria. Deve-se tratar com clareza os pontos de falha, sugerindo melhorias e guiando o funcionário para o melhor caminho.

Existem ainda o feedback insignificante, que não tem relevância e não causará impacto ou diferença para o ouvinte. E o feedback ofensivo que acontece geralmente de forma agressiva e sem direcionamento. Sugerimos que estes dois não sejam utilizados.

Como aplicar:

Na hora de realizar o feedback deve-se ter atenção a imparcialidade, não trata-se de uma opinião pessoal e sim das necessidades da empresa. É importante também observar o tempo, pois nunca deve-se esperar muito para aplicar um feedback, quanto mais rápido o fizer, mais rápido serão tratadas quaisquer necessidades de adequação. Também deve-se evitar realizar feedback estando no calor do momento, com sentimentos a flor da pele que impeçam a racionalidade e avaliação dos fatos.

Para quem realiza feedbacks:

  • Seja direto e claro;
  • Faça individualmente;
  • Prepare-se antes;
  • Utilize dados e fatos concretos.

Para quem recebe um feedback:

  • Demonstre interesse no interlocutor e ouça com atenção;
  • Não leve para o lado pessoal;
  • Agradeça os pontos positivos;
  • Aceite e assuma a responsabilidade quando necessário;
  • Mantenha a discrição e ética sobre o assunto tratado.

Osmar Worm Filho

Gerente administrativo/comercial

Seguridade Recursos Humanos

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This