Sem Categoria

EMPREENDEDORISMO FEMININO

Escrito por Seguridade

Há uma crescente conscientização e incentivo ao empreendedorismo feminino em todo o mundo, e é esperado que essa tendência continue nos próximos cinco anos. Em 2024, espera-se que mais mulheres se tornem empreendedoras e criem seus próprios negócios, desafiando os estereótipos de gênero e assumindo papéis de liderança no mundo dos negócios.

Uma das principais razões para esse aumento no empreendedorismo feminino é a maior igualdade de gênero no acesso à educação e ao mercado de trabalho. Mais mulheres estão se formando em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que tradicionalmente eram dominadas por homens. Isso significa que mais mulheres têm as habilidades e o conhecimento necessários para iniciar seus próprios negócios e competir no mercado.

Além disso, a tecnologia e a internet tornaram mais fácil para as mulheres empreenderem, eliminando muitas das barreiras que anteriormente as impediam de entrar no mundo dos negócios. Com o uso de mídias sociais e plataformas de vendas online, as mulheres podem alcançar um público maior e vender seus produtos e serviços sem a necessidade de um grande investimento inicial ou uma infraestrutura física.

Não é possível prever com certeza qual será a profissão do futuro para nós mulheres, pois o mercado de trabalho é dinâmico e sempre se adapta às mudanças da sociedade e da tecnologia. No entanto, vou citar 3 áreas e carreiras que apresentam tendências promissoras para mulheres nos próximos anos:

  1. Saúde: Com o envelhecimento da população e o aumento das preocupações com saúde e bem-estar, a área da saúde continuará sendo uma das mais promissoras para as mulheres. Além das tradicionais carreiras de médicas, enfermeiras e fisioterapeutas, é possível que surjam novas áreas de atuação, como a telemedicina e a medicina personalizada.
  2. Educação: A educação é uma área que sempre terá demanda, mas no futuro pode se tornar ainda mais relevante, com a necessidade de formação constante para acompanhar as mudanças. Entre as tendências para os próximos anos, podemos destacar:

Entre as tendências para os próximos anos, podemos destacar:

Ensino híbrido: Com a popularização do ensino a distância, o ensino híbrido (que combina aulas presenciais e online) deve se tornar cada vez mais comum. Isso permitirá que mais pessoas tenham acesso à educação, além de proporcionar uma aprendizagem mais dinâmica e personalizada.

Aumento da demanda por educação continuada: Com a velocidade das mudanças no mercado de trabalho, a busca por atualização profissional será cada vez maior. Por isso, a demanda por cursos de curta duração, especializações e programas de educação continuada deve crescer consideravelmente.

Valorização de habilidades socioemocionais: Além dos conhecimentos técnicos, cada vez mais as empresas e instituições de ensino vão valorizar habilidades como comunicação, criatividade, liderança e empatia.

  1. Tecnologia: Com o avanço constante da tecnologia, é provável que as profissões relacionadas à inteligência artificial, dados, programação, engenharia de software e cibersegurança tenham uma alta demanda no futuro. Essas áreas têm sido historicamente dominadas por homens, mas cada vez mais as mulheres estão conquistando espaço e se destacando nessas carreiras.

No setor de tecnologia, os ramos de big data, computação em nuvem e recursos de inteligência artificial, por exemplo, são uma das áreas que mais devem crescer dentro das empresas nos próximos cinco anos, atrás apenas de plataformas e aplicativos digitais, educação e desenvolvimento de tecnologias de força de trabalho.

Veja no gráfico abaixo:

MULHERES, nós podemos tudo!

Parabéns MULHERES pelo nosso DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

 

Priscila Ambrosio

Diretora Marketing GRUPO SEGURIDADE

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This