Cada vez mais, diversos serviços estão se tornando como “comodities”, nas quais as áreas de compras de muitas empresas contratantes, normalmente com metas puxadas de reduções de custos, apertam nas negociações com as empresas participantes. Isso gera um foco maior em preços baixos nos processos de cotações, fazendo com que empresas mais estruturadas e preparadas não consigam vencer a concorrência e/ou mesmo declinem da continuidade, uma vez que um possível fechamento resultaria em prejuízo naquele contrato, resultando em vendas com prejuízo. Por isso, é muito comum que empresas menos qualificadas ganhem das concorrências. Entretanto, apesar do preço baixo, elas apresentam limitações nos serviços que entregam, além de um possível comprometimento de sua capacidade em cumprir todas as obrigações legais, trabalhistas e fiscais, gerando problemas que podem atingir as empresas contratantes, notadamente em relação a passivos trabalhistas. São evidencias comprovadas que confirmam o que tradicionalmente conhecemos como “o barato sai caro”.
Felizmente, muitos gestores responsáveis pelas definições de contratações de terceirizações de serviços já estão conscientes da real necessidade de uma análise mais abrangente e profissional, com decisões focadas principalmente na solução dos problemas, ao invés de potencializá-los para um futuro bem próximo.
Por isso, é cada vez mais importante a empresa prestadora de serviços ter diferenciais claros nos serviços oferecidos, que possam ser demonstrados e percebidos pelo potencial cliente. Importante também darmos foco naquilo que estamos preparados para entregar e fazê-lo com perfeição, qualidade e profissionalismo.
Nosso propósito precisa estar focado em entendermos as “dores” do cliente, e com a nossa capacidade e expertise, oferecer as melhores soluções, demonstrando como vamos ajudar de forma efetiva e apontando claramente os ganhos e vantagens que ele terá com a nossa prestação de serviços. Seja no segmento de vigilância patrimonial ou facilities, hoje é possível que às empresas contratantes terceirizarem grande parte dos serviços que antes eram executados por equipes próprias, com pesados custos com seleção de pessoal, treinamento e supervisão. Podemos citar também a estrutura para coberturas de faltas, atestados, férias e reposições, além de todos os encargos e demais gastos com uniformes, alimentação, transportes e benefícios. Hoje, com um processo de terceirização bem feito, confiado a uma empresa especializada e consolidada no mercado, a empresa contratante pode ter a tranquilidade em relação aos serviços terceirizados, e com isso, focar na sua atividade principal.
Portanto, é de extrema importância conhecer e entender os diferenciais da empresa que está propondo terceirizar os seus serviços. Isso fará a diferença para uma decisão assertiva, que agregará valor para a sua companhia!
Olivio Zanotti
Gerente de Controladoria Corporativo
Grupo Seguridade