A terceirização de recepção bilíngue é uma das alternativas para ampliar oportunidades de negócio para a empresa. Essa, com a recente alteração na legislação para contratação de terceiros, ganhou uma segurança jurídica ainda maior.
É importante notar que uma boa gestão depende do controle de uma série de tarefas. Quanto maior o leque de atividades desenvolvidas, mais complexa é a operação.
Por isso, a terceirização é sempre uma alternativa que precisa ser considerada para manter o foco da administração no que é mais estratégico, enquanto algumas ações são executadas por profissionais terceirizados e especializados.
Nesta postagem, vamos mostrar, em detalhes, como a terceirização de recepção bilíngue pode contribuir nesse sentido. Continue a leitura e descubra!
A disponibilidade e a importância do profissional bilíngue
Um dos aspectos fundamentais da gestão moderna é a capacidade da empresa em manter um bom relacionamento e proporcionar uma boa experiência para seus clientes atuais e futuros, fornecedores, parceiros e colaboradores. A capacidade de manter proximidade nas interações comerciais depende disso.
Nesse contexto, as organizações se esforçam para se relacionar por meio dos mais diversos canais, como as redes sociais, os aplicativos de mensagem e demais alternativas. O objetivo é estar disponível por qualquer meio para o público certo.
Desse ponto de vista, é lógico que não faria sentido algum deixar de oferecer um atendimento no idioma das pessoas que buscam contato com a empresa. Ainda mais considerando que, por mais que valorizemos nosso próprio idioma, ele não é o mais falado no mundo.
No entanto, a disponibilidade de profissionais bilíngues está longe do ideal e, em razão disso, encontrar os colaboradores certos não é uma tarefa simples para o RH. Empresas que oferecem o serviço terceirizado mantém o recrutamento como um processo contínuo e sistemático, absorvendo essa carga de trabalho e entregando uma solução pronta.
As características que não podem faltar
Diante disso, a pergunta que todo profissional de gestão de pessoas faz, de imediato, é sobre o perfil do profissional ideal. E, quando envolve um contrato no regime de terceirização, a capacidade de se autogerenciar costuma aparecer entre as principais características. Veja!
Competência de autogerenciamento
Quando se trata da terceirização de recepção bilíngue, esse ponto continua sendo importante e, embora estejamos falando de um profissional que tende a ser mais qualificado em razão de sua formação, não podemos nos enganar de que não é preciso se preocupar com esse fator.
Cordialidade
A cordialidade tem muita relação com gostar das pessoas. As técnicas de atender bem podem ser aprendidas, mas o prazer que alguns profissionais têm em demonstrar cordialidade costuma ser insuperável, tanto em eficiência quanto em motivação.
Boa comunicação
Parte da demonstração da cordialidade depende de saber comunicar-se adequadamente, pois essa é a única forma de se fazer entender. Ao mesmo tempo, a boa comunicação depende de objetividade, clareza e empatia.
Saber se colocar no lugar do outro e ouvir atentamente suas dúvidas, opiniões, expectativas e descontentamentos é fundamental para formular respostas adequadas e efetivas.
Paciência
Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil. Nem todas elas são cordiais, amáveis e compreensivas e, muitas vezes, estão irritadas com um problema causado por algum erro no atendimento ou até uma situação da vida pessoal.
Não são todos os profissionais que têm paciência para lidar com temperamentos inadequados e, como diz um velho ditado, podemos nos esforçar para ganhar a discussão com um cliente ou fornecedor agressivo, mas não sem prejudicar o negócio.
Dedicação e proatividade
Obviamente, a paciência não deve ser confundida com uma atitude de passividade. O profissional deve ter toda paciência com o cliente, mas nenhuma com o problema dele. A proatividade e a dedicação em oferecer um atendimento ágil e eficaz são mais do que boas características, são requisitos fundamentais.
Discrição
Nenhuma dessas características é válida sem discrição. A reputação de uma empresa depende da confiança, e ela começa no trato pessoal-profissional, que depende de uma postura correta. No caso da terceirização, esse é um detalhe de perfil que deve ser ainda mais valorizado.
Além disso, recentemente, a comunidade europeia estabeleceu novas normas para garantir o sigilo de informações pessoais. O General Data Protection Regulation (GDPR) é válido para dados de todo cidadão europeu armazenados por empresas, independentemente da localização da organização que detém alguma informação sobre ele.
Isso demonstra uma preocupação com a privacidade que está muito presente nos dias de hoje, seja por parte das autoridades, seja do ponto de vista individual.
As vantagens da terceirização de recepção bilíngue
Agora que falamos sobre algumas das características do profissional ideal, vamos nos concentrar nas vantagens da terceirização. Já adiantamos, na introdução, que a especialização está entre esses fatores, mas vale a pena detalhar um pouco mais esse aspecto.
Especialização
Por estar concentrado numa atividade específica e trabalhar para uma empresa concentrada na mesma função, os bons funcionários terceirizados e as empresas que oferecem esse serviço desenvolvem capacidades que são mais difíceis de encontrar em colaboradores diretos.
Embora não seja aconselhável, é comum que os funcionários de uma empresa desenvolvam atividades paralelas, como traduções e atendimentos convencionais. Contudo, o atendimento bilíngue não se resume a falar a mesma língua, mas envolve entender diferentes culturas, preferências particulares e outros detalhes — questões que dependem de foco e especialização.
Redução de custos
Poucas iniciativas conseguem acumular os benefícios da eficiência e da redução de custos. Dentre elas, a terceirização é uma das mais efetivas no alcance dessas vantagens. Um profissional terceirizado pode ser contratado de acordo com a demanda de atendimento e sem vários dos custos indiretos que todo o profissional de RH conhece muito bem. Além de reduzir o custo de oportunidade em RH.
Expansão estruturada do negócio
Um processo de internacionalização não é uma tarefa simples. Ampliar a área de atuação da empresa é trabalhoso, delicado e envolve muitas variáveis. A terceirização permite estruturar uma operação internacional com mais agilidade, eficiência e com custos menores.
Isso vale tanto para empreendimentos que desejam exportar como para os que importam e, em razão disso, precisam interagir com nativos em outros idiomas.
Otimização do tempo dos gestores
Como vimos no primeiro tópico, a disponibilidade de profissionais bilíngues está longe do ideal no Brasil. Por isso, é comum que os gestores – para os quais o conhecimento de uma segunda língua é comum – precisem se envolver em negociações e atendimentos corriqueiros com clientes e fornecedores internacionais.
Um bom profissional terceirizado permite que os gerentes e diretores foquem em atividades mais estratégicas e isso aumenta consideravelmente a produtividade e a efetividade desses profissionais.
Depois de ler todas essas informações, você deve estar se perguntando sobre como encontrar um bom serviço de terceirização de recepção bilíngue. Nesse processo, o ideal é contar com uma empresa especializada.
Desse modo, você evita problemas de rotatividade e garante um padrão de qualidade no serviço. Mas você não precisa ficar imaginando os detalhes sobre esse tipo de contratação.
Entre em contato com nossa equipe e saiba exatamente como pode se beneficiar de todas as vantagens de nossa experiência na prestação desse serviço.