Gestão de Pessoas e RH

Saiba como reduzir custos no RH em 5 passos

Escrito por Seguridade

O Recursos Humanos é decisivo para a expansão de uma empresa. Engajar, motivar e capacitar os empregados são atribuições desse setor, que ajuda uma organização a se destacar no mercado. Contudo, essas ações devem ser feitas com foco em produzir mais e reduzir custos.

Não adianta promover treinamentos, caso os resultados não sejam satisfatórios. Para superar a concorrência, é essencial ter um planejamento que saiba explorar as potencialidades dos colaboradores e as oportunidades de crescimento.

Neste post, vamos mostrar 5 formas de aperfeiçoar as ações do RH, diminuindo despesas. Confira!

1. Aprenda a automatizar processos

A disponibilização de um portal exclusivo para os funcionários é uma excelente alternativa para cortar gastos com processos manuais. Nele, o ideal é que os colaboradores resolvam sozinhos questões sobre pagamentos, atualização de cadastro, pedidos de férias, licenças e emissão de documentos.

Dessa forma, é possível economizar tempo e dinheiro. A medida ainda valoriza a autonomia e a pró-atividade do funcionário, além de estimular a cultura digital.

2. Utilize a tecnologia para reduzir custos

A tecnologia é uma aliada para otimizar recursos e melhorar a gestão de pessoas, porque possibilita a diminuição da burocracia e aumenta a rapidez na execução de tarefas.  O gerenciamento eletrônico de documentos (GED), por exemplo, garante agilidade na contratação, no desenvolvimento de pessoal e nas demissões.

Documentos digitalizados e arquivos organizados são sinônimo de modernidade e praticidade. A empresa torna-se sustentável e competitiva. Banco de dados, arquivos de imagens e de som podem ser acessados com rapidez, no local desejado. Custos com impressões e cópia são reduzidos.

Outra iniciativa que diminui despesas é a comunicação por meio eletrônico, facilitando o intercâmbio de ideias e reduzindo os gastos com ligações telefônicas.

Pela internet ou intranet podem ser disponibilizados treinamentos que aliam diversos tipos de multimídia (aulas em ambientes virtuais, vídeos, salas interativas, entre outros). O funcionário pode elaborar o próprio cronograma de capacitação, aumentando a produtividade. A empresa também se beneficia eliminando custos com deslocamento e hospedagem.

3. Tenha mais atenção ao contratar e demitir funcionários

Ao adotar critérios claros e objetivos de recrutamento e de seleção, uma empresa terá menos gastos com a contratação e a demissão de funcionários. Caso o empregado tenha o perfil ideal para o cargo, os investimentos com treinamento serão menores para que o desempenho satisfaça as expectativas.

Além disso, será maior a possibilidade de o funcionário permanecer mais tempo na organização, o que contribui para ter menos gastos com novos processos seletivos e rescisões.

Em relação às demissões, os custos com direitos trabalhistas devem ser analisados com cuidado, assim como as perdas em médio e longo prazo de colaboradores experientes e produtivos.

4. Considere a terceirização como alternativa para cortar gastos

É muito comum as organizações terceirizarem serviços fora da atividade principal para economizar. Nesses casos, a responsabilidade em relação a demissões, trocas de funcionários e substituições em caso de licenças ficam por conta da empresa contratada.

Os setores de call center, limpeza e de segurança são os que a terceirização é mais comum. Neles, essa iniciativa aumenta a disponibilidade dos empregados, o que evita problemas quando um colaborador não pode ir ao trabalho ou é demitido.  

5. Otimize a jornada de trabalho

O horário de trabalho pode ser mais bem administrado. Revisões constantes sobre os processos de trabalho, distribuição de tarefas e responsabilidades devem ser pontos prioritários. É primordial que os trabalhadores participem dessa avaliação, objetivando evitar sobrecarga de trabalho e aproveitar melhor o tempo.

Essa iniciativa propicia reduzir custos com horas extras, gastos com energia elétrica e afastamentos para tratamento de saúde.

Em tempos de crise econômica, cortar gastos é, sem dúvida, uma ação importante para a sobrevivência de uma empresa. Para acompanhar as melhores práticas de gestão do mercado, curta a nossa página no Facebook

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This