Gestão de Pessoas e RH

Saiba mais sobre a evolução do recrutamento e seleção nas empresas

Quando se fala em Recursos Humanos, não há como não pensar em duas de suas atribuições mais importantes: recrutamento e seleção. Enquanto o primeiro termo se consolida como a fase inicial na busca por pessoas para preencher uma vaga, o segundo pode ser definido como uma análise aprofundada das características, qualidades e conhecimentos específicos de cada candidato.

Ao longo do tempo, ambas as medidas evoluíram bastante. Além de contar com uma capacitação mais elevada dos profissionais envolvidos nos procedimentos, a área conta com uma aliada bastante poderosa: a tecnologia.

Agora, é possível otimizar todas as etapas de um processo seletivo com a ajuda de ferramentas digitais e soluções de gestão que se mantêm sempre alinhadas com a evolução do mercado e com as necessidades do universo corporativo.

Quer descobrir quais são esses recursos tecnológicos e como eles se fazem atuantes para recrutar e selecionar pessoas para uma empresa? Então, confira a lista abaixo e aproveite para entender um novo conceito que surgiu com toda essa transformação.

A automatização de processos

Uma tendência muito importante no setor de RH é a automatização de processos. Devido ao aumento expressivo de demandas de contratação e a um cenário que demonstra limitação de orçamento e força de trabalho escassa, esse recurso acaba por se destacar em meio a outros por tornar os processos de recrutamento e seleção mais rápidos e, principalmente, imparciais.

A automatização contribui, inclusive, para a utilização de melhores formas de avaliação de candidatos, evitando situações em que uma contratação não ocorre simplesmente porque o recrutador não se identificou com o interessado. Nesse âmbito, sem dúvida alguma o candidato e a empresa saem ganhando, seja com processos menos estressantes e mais curtos, seja com a honestidade e qualidade das avaliações.

A seleção inteligente

Uma das ferramentas mais inovadoras e diferenciadas de recrutamento e seleção é a chamada seleção inteligente. Ela toma forma por meio de softwares com triagem automatizada, que analisam o tom de voz do candidato com a ajuda de gravações ou de conversas em tempo real. Diversas equipes apostam nessa alternativa pela praticidade de ter um parecer assertivo à distância e com bastante rapidez.

Essa plataforma de contratação também atrai empresas que têm um orçamento mais limitado. Além de tudo, é um ótimo caminho para quem deseja encurtar o tempo gasto em longos processos seletivos, que desgastam tanto recrutador quanto candidato. Para completar, é uma solução bastante segura e que está cada vez mais aprimorada. Logo, vale a pena investir, nem que seja apenas um teste a princípio.

A inteligência artificial

A inteligência artificial é algo comum nos filmes de ficção. Mas na realidade dos Recursos Humanos ela também é bastante usada. Nos processos de recrutamento e seleção, pode tomar forma em um software de triagem para rastrear o candidato ideal. Trata-se de uma das partes mais demoradas dessas atribuições, pois é apenas um funil para convidar interessados para participar de outras etapas.

Com a ajuda da IA fica mais fácil agilizar essa questão e convidar pessoas próximas da realidade da empresa e do cargo que está disponível. O resultado é satisfatório, há economia significativa no investimento e as chances de contratar alguém que realmente esteja de acordo com o que é necessário ficam muito maiores.

Os testes online

Já é possível aplicar testes online nas etapas de recrutamento e seleção. Com uma senha de acesso para uma plataforma o candidato responde a questionários e tem seus resultados registrados para posterior análise. O arquivo, inclusive, pode ser compartilhado com outras pessoas do RH para realizar uma troca de ideias mais profunda sobre aquele perfil.

Essa tática pode ser utilizada em fases iniciais do processo seletivo, para ajudar a afunilar a quantidade de pessoas que passarão por uma entrevista cara a cara ou em outra atividade adequada para o preenchimento da vaga. Muito tempo é poupado a partir daí: para a empresa, que checa os dados rapidamente; e para o candidato, que não precisa se deslocar para algo que pode ser feito com segurança à distância.

A entrevista por vídeo

Nem sempre os candidatos a uma vaga estão na cidade onde o processo é realizado. Alguns também podem ter empregos e estarem apenas procurando uma oportunidade melhor. São vários os empecilhos para cumprir a etapa do processo seletivo mais importante: a entrevista. Porém, a tecnologia novamente tem papel importante nesse ponto por possibilitar as entrevistas por vídeos.

Por meio de aplicativos ou ferramentas de mensagens, o recrutador consegue conversar em tempo real com o candidato e avaliar sua postura, seu tom de voz e outros detalhes importantes. Não há perda de tempo ou atrasos.

É uma forma confortável de conversar, e outros profissionais podem fazer parte desse momento para uma análise conjunta. A empresa, dessa forma, não corre o risco de perder um bom candidato por indisponibilidade, nem fica presa a exigências que podem ser tratadas com mais maleabilidade.

O RH 4.0: como tudo se encaixa nesse contexto

Todas as tecnologias de recrutamento e seleção citadas aqui fazem parte do RH 4.0, uma grande revolução no campo de Recursos Humanos. Essas funções automatizadas e mecânicas são responsáveis por trazer mais valor estratégico, não só aos profissionais envolvidos no trabalho, mas também ao departamento.

Ao se livrar de processos burocráticos que tomam muito tempo, sobra mais disposição para se envolver em questões igualmente importantes para a organização: o desenvolvimento de um bom clima organizacional e de uma cultura empresarial consistente, a preocupação com o bem-estar dos colaboradores, entre outros fatores que trazem melhores resultados para a empresa.

A produtividade aumenta, os profissionais contratados chegam rapidamente para ocupar seus lugares e tudo caminha para um ambiente muito mais saudável e motivado. Ou seja, vale a pena começar a adotar essas ferramentas nos processos de recrutamento e seleção para ver, aos poucos, quanto podem ser úteis e eficientes para beneficiar todos os envolvidos.

Gostou das propostas apresentadas? Então aproveite para absorver mais algumas e veja aqui como fazer a sua entrevista de seleção. Com essas práticas, é possível melhorar tais processos em sua empresa.

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This