Gestão de Pessoas e RH

5 dicas para acertar no recrutamento e seleção em 2017

Escrito por Seguridade

Com a chegada do novo ano, muitas empresas já retornam de seu descanso e se preparam para mais uma temporada de trabalho, sempre em busca de mais contratos, clientes, parcerias e rentabilidade. 

Um passo muito importante para alcançar tais resultados é ter uma equipe capacitada. Por isso, o setor de recrutamento e seleção tende a crescer ano a ano. 

Toda empresa deseja reter os melhores talentos disponíveis no mercado, mas identificá-los em meio à multidão, por vezes, é uma tarefa complicada. Para ajudar você, separamos 5 dicas que podem ser aplicadas na hora de contratar novos funcionários. Confira:  

1. Tenha um parâmetro de avaliação objetivo e claro 

Dizer, em seu processo de recrutamento e seleção, que busca um candidato dedicado e talentoso não é uma boa forma de avaliação. Apesar de serem critérios válidos, eles são muito vagos e difíceis de analisar em uma entrevista ou teste. 

No lugar desses critérios subjetivos, crie um método mais direto e simples. Fatores como formação acadêmica e experiência já devem contar na sua decisão, mas existem outros pontos. Usar testes psicológicos para converter uma avaliação subjetiva em algo objetivo, por exemplo, é uma boa ideia. 

2. Dê uma chance aos candidatos espontâneos 

O processo de recrutamento e seleção pode começar de duas formas: a empresa convida o candidato por meio de um banco de dados, ou o candidato entra em contato com a empresa por algum canal de comunicação. Ambas são válidas, mas as organizações devem dar mais atenção à segunda opção.  

Um funcionário que vem em direção à companhia possui maiores chances de ser mais dedicado e leal. Além disso, o custo de aquisição desse colaborador é menor, pois o tempo e o esforço investidos para contratá-lo são reduzidos. 

3. Permita uma conversa descontraída e franca 

Durante uma entrevista de recrutamento e seleção, a maioria dos candidatos dirá tudo o que precisa para conseguir a vaga. A maioria chega preparada para cada pergunta e alguns até mentem. O trabalho do recrutador, aqui, é evitar esse cenário tenso, dando ao candidato a oportunidade de relaxar e ser honesto sem acreditar que isso comprometerá a sua credibilidade. 

Conseguir essa façanha é um pouco mais difícil do que parece. É quase impossível fazer algumas pessoas se descontraírem diante de tal situação. Porém, pequenas atitudes, como oferecer água, sorrir sempre e falar de maneira informal, ajudam a criar um espaço comum mais seguro. 

4. Anote os pontos principais para comparação 

Ao contrário do que alguns pensam, o processo de recrutamento e seleção não termina no fim da entrevista. Na verdade, esse é apenas mais um passo.

Depois de reunir os dados e avaliar o candidato, é hora de compará-lo com os demais. Por isso, é importante anotar todos os detalhes possíveis para verificar qual pessoa melhor se encaixa na vaga. 

5. Busque parcerias profissionais terceirizadas

Montar uma equipe de trabalho não é nada fácil. Além de recrutar funcionários responsáveis pelas operações da empresa, também é necessário encontrar colaboradores que auxiliarão na manutenção do espaço, ou seja, funcionários de serviços gerais, como limpeza e portaria

Nesses casos, uma boa saída é contar com serviços terceirizados. Dessa forma, você garante a contratação de uma equipe especializada, sem haver necessidade de organizar treinamentos específicos para o trabalho. Além disso, a tranquilidade da parceria com outra empresa proporciona economia de tempo e recursos, já que não haverá necessidade de fazer mais uma seletiva de candidatos.

Agora que você já sabe algumas dicas, é hora de começar a alavancar o seu processo de recrutamento e seleção. Quer acompanhar mais conteúdos relacionados? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This