Segurança e Limpeza

7 motivos para se proteger com a vigilância patrimonial

Escrito por Seguridade

Quando o assunto é segurança, há um consenso sobre a importância de garantir proteção nos ambientes que frequentamos. Seja no convívio familiar ou em um local de trabalho, é fundamental proteger não só as pessoas, como também todo o terreno e os patrimônios que nele estão guardados. Podemos ver um reflexo disso no grande aumento da procura por vigilância patrimonial.

O setor tem crescido muito em nosso país, oferecendo tecnologia de qualidade e profissionais capacitados para realização desse serviço tão importante. Entretanto, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre seu funcionamento e, com isso, não percebam o grande risco que pode acompanhar a falta de segurança.

Por isso, mostraremos aqui como funciona a vigilância patrimonial e sete motivos para se proteger por meio deste serviço. Confira!

Qual a função da vigilância patrimonial?

A premissa básica para a ação de uma equipe de vigilância patrimonial é zelar pela segurança dos bens, reduzindo os riscos de danos ou perda, além de evitar que eles sejam extraviados por meio de ação externa. Em outras palavras, trata-se de um serviço que vigia e atua em prol de proteger o patrimônio daquele que o contrata.

O que muita gente não sabe é que isso não é algo de interesse apenas de grandes empresas. O número de condomínios e até mesmo residências com sistema de vigilância patrimonial ativo vem crescendo dia após dia.

É fácil compreender que, com os riscos aos quais estamos expostos diariamente, seja necessário investir em meios para garantir a nossa segurança. Por isso, empresas que prestam esse tipo de serviço oferecem muito mais do que câmeras de segurança e sistemas de alarme.

Com a evolução da tecnologia, o nível dos equipamentos utilizados evoluiu muito, tornando o sistema de vigilância muito mais eficaz, além disso, existe o fator fundamental que é a gestão desse serviço. Profissionais capacitados e experientes fazem toda a diferença para garantir que tudo funcione dentro do planejado, fazendo com que você esteja tranquilo quanto à segurança em seu local de trabalho ou na própria residência.

Quais os principais motivos para se proteger com a vigilância patrimonial?

1. Possibilidade de demora do atendimento da polícia

Em casos de emergência, o tempo é um fator vital para resolver problemas. Ninguém quer passar por uma situação que envolva algum risco, tendo que esperar durante um longo período até a chegada da polícia. E sabemos que trata-se de um serviço sobrecarregado pelo tamanho de nossas cidades e a quantidade de ocorrências diárias.

Esse é um dos grandes diferenciais de quem conta com um serviço de vigilância patrimonial. Em vez de ter de esperar pela chegada dos policiais, os profissionais contratados estarão prontos para atender ao chamado imediatamente. Isso faz com que a situação seja resolvida rapidamente, diminuindo as chances de ocorrerem grandes prejuízos.

2. Monitoramento 24 horas

Além de estarem aptos a dar uma resposta rápida em uma eventual emergência, a vigilância é a melhor forma de obter monitoramento contínuo de seu patrimônio. Por meio de equipamentos de segurança e com equipes treinadas especificamente para isso, a empresa de vigilância mantém seus bens protegidos 24 horas por dia.

Em caso de qualquer sinal de risco ao patrimônio, os vigilantes são informados e, se necessário, uma equipe pode ser designada para resolver a situação.

3. Conhecimento do local por parte dos vigilantes

Contar com profissionais capacitados para a realização do trabalho de vigilância oferece diversos benefícios. Um deles é que esses funcionários estarão familiarizados com as instalações do local a ser vigiado. Isso significa que, em caso de uma emergência, estarão muito mais preparados para realizar uma ação.

4. Feedback constante sobre a segurança

Outra vantagem de contar com profissionais que realizam a vigilância diária de seu patrimônio é que eles podem oferecer feedback constante. Isso significa ter informações mais detalhadas sobre a segurança da região, quais os pontos a serem melhorados na empresa ou área em questão, entre outras.

5. Inibição de ações externas

Melhor do que remediar é, com certeza, prevenir. Quando falamos de segurança, essa deve ser uma máxima seguida por todos. Por isso, o serviço de vigilância se mostra como um fator fundamental para a garantia do bem-estar coletivo.

A presença de uma equipe profissional especializada é a melhor forma de inibir possíveis ações de pessoas mal intencionadas. Qualquer um pensaria duas vezes antes de tentar adentrar, sem autorização, um local protegido por vigilantes e equipamentos de qualidade.

6. Redução dos custos para a empresa

Como dissemos, é quase impossível pensar em manter uma empresa sem um sistema que garanta sua segurança dia e noite. Pode até ser possível contratar diretamente um funcionário para realizar essa tarefa, mas ele pode se tornar um gasto maior com efetividade bem menor, o que não é muito viável.

A contratação de uma empresa terceirizada que ofereça profissionais capacitados e equipamentos de alta tecnologia resulta em um serviço de qualidade bem maior e ainda traz economia para quem contrata, pois não será necessário se preocupar com questões salariais e de horas extras ligadas a um funcionário CLT.

7. Liberdade para a empresa focar em suas atividades

Principalmente em empresas que passam por uma fase de crescimento, é comum que questões como a vigilância tornem-se uma responsabilidade a mais para os gestores. Isso toma muito tempo e, muitas vezes, impede que a devida atenção seja dada a outras atividades também importantes.

Por isso, a contratação de uma empresa terceirizada para realizar a vigilância patrimonial é muito mais do que simplesmente um serviço mais barato e de qualidade. A gestão do sistema de segurança passará a ser de responsabilidade dessa empresa, que conta com profissionais experientes e preparados para gerenciar cada processo.

No fim, isso reflete, mais uma vez, como redução de custos para a empresa contratante. O gestor que seria responsável por essa questão pode focar em outras atividades que exigem muito mais de sua atenção, com a tranquilidade de ter seu patrimônio protegido por quem mais entende do assunto.

Faça uma análise na sua empresa e verifique quantos benefícios ela pode alcançar ao contar com um serviço de vigilância patrimonial. Não deixe a segurança para segundo plano! Invista em um ambiente tranquilo e sem riscos desnecessários.

Gostou do post? Então curta nossa página no Facebook para saber mais!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This