Gestão de Pessoas e RH

Saiba como terceirizar os serviços gerais da empresa

Avatar
Escrito por Seguridade

Em meio a um período de crises e assumida instabilidade econômica, trabalhar com estratégias que minimizem custos e priorizem qualidade é mais do que uma simples obrigação para se manter no mercado. Uma das opções mais viáveis, neste contexto, é saber como terceirizar serviços, e é justamente sobre esse importante assunto que falaremos neste artigo!

Você sabia que utilizando tal alternativa como um diferencial competitivo, diversas empresas já têm vislumbrado essa incrível oportunidade que está atrelada à terceirização?

Esse modelo de trabalho, que surgiu em meio a Segunda Guerra Mundial e, desde então, tem se mantido presente no dia a dia de inúmeras empresas, abriu as portas de pequenos, médios e grandes negócios às muitas vantagens desta modernização.

Como terceirizar serviços pode ser uma oportunidade?

Infelizmente, alguns empresários entendem que a terceirização de serviços acaba por precarizar o negócio, o que evidentemente é um engano. Na verdade, com a terceirização é possível vislumbrar um incrível leque de oportunidades! Indo além, este é um meio de salvar a empresa já que apresenta muitas vantagens que contribuem diretamente com o seu cotidiano.

Quando opta por terceirizar, a empresa consegue concentrar suas energias e esforços na concretização de seus objetivos, dedicando-se às atividades-fim do negócio e conquistando melhores resultados. Veja algumas das principais vantagens de trabalhar com a terceirização:

Especialização apenas das atividades-fim

Quando a empresa terceiriza os setores de atividade-meio, ela consegue investir e procurar por especialização apenas nas tarefas que realmente interessam, que podem aumentar seus lucros e expandir a cartela de clientes.

Por exemplo, uma fábrica de produção de brinquedos que contrata pessoas terceirizadas para atividades como limpeza, segurança e recursos humanos pode se dedicar mais na busca pela excelência do seu processo produtivo, bem como pelo aprimoramento da qualidade do seu produto.

Redução de custos

Apesar de ser um ponto contraditório, visto que algumas empresas entendem que o processo de terceirização reduz custos enquanto outras consideram que estes são mantidos ou até aumentados, deve ser considerado como vantagem principalmente na avaliação custo-benefício.

Mesmo nos casos em que há um perceptível aumento, este é perfeitamente justificável pela diminuição do estresse do próprio administrador que, em muitos casos, tem que resolver tudo.

Mais qualidade nas atividades-meio

Outra grande vantagem para as empresas que contratam terceirizadas é a qualidade que recebem pelos serviços contratados!

Quando o negócio opta por este tipo de contratação externa, fica mais fácil constatar a presença de funcionários bem treinados e especializados. Também é mais simples mensurar resultados e solicitar por melhorias junto à empresa parceira sem maiores dores de cabeça.

Gestão de RH

A terceirização das atividades é, além de uma grande vantagem, uma excelente oportunidade para o dia a dia empresarial, permitindo uma maior dinâmica neste departamento.

A contratação deste serviço possibilita que processos mais simples, como cálculo de folha de pagamento e demais operações específicas, passem a ser de total responsabilidade da terceirizada, permitindo, assim,  que você se concentre em outras tarefas importantes da rotina administrativa, como avaliação de resultados, por exemplo.

Qual é o passo a passo para terceirizar serviços?

Percebeu o quanto pode ser vantajoso investir na terceirização dentro da sua empresa? O procedimento, mesmo sendo fácil, exige certos cuidados para que todo e qualquer tipo de risco seja evitado.

Veja como terceirizar serviços em 5 passos:

1.  Avalie as reais necessidades da empresa

Antes de procurar por qualquer tipo de terceirização de serviços, é imprescindível que a empresa tenha bem claro quais são as suas verdadeiras necessidades.

Essa avaliação, além de delimitar quais são as melhores oportunidades de investimento, mostrará, ainda, quais processos podem ser melhorados ou em que é possível minimizar custos por meio da contratação.

Nesta etapa ainda, é válido elencar os valores disponíveis para investimento com terceirizadas.

2. Pesquise por empresas e verifique seu histórico

Após ter as necessidades da empresa bem definidas, é hora de buscar por terceirizadas que ofereçam soluções reais para o negócio. Por exemplo, se na etapa anterior estabeleceu-se que existe um problema na contratação e na manutenção de pessoal para limpeza, que tal terceirizar essa parte?

Para tanto, pesquise por empresas que oferecem este serviço e verifique seu histórico no mercado. Procure pedir por referências para clientes dessas empresas e veja o portfólio de serviços.

3. Esclareça todos os pontos do contrato

A terceirização de serviços é regida por contratos de trabalho cuja responsabilidade, bem como direitos e deveres de ambas as partes ficam estabelecidos ali. Nesta etapa, é importante deixar claro de que forma se dará o contato entre as partes, a quem a empresa deverá se reportar em casos de dúvidas, imprevistos e assim por diante.

Também é nesse momento que se estabelece as formas de feedback e o tempo de duração do contrato assinado. Jamais assine esse importante documento se ainda estiver com algum tipo de dúvida, certo?

4. Fiscalize o serviço contratado

Não é porque você terceirizou determinado setor da empresa que poderá lavar as suas mãos. É fundamental que você, ou algum outro funcionário responsável, fiscalize os trabalhos que estão sendo desenvolvidos a fim de que sejam feitos aperfeiçoamentos constantes.

Se alguma coisa, que não foi combinada, acontecer, é importante que a empresa assuma a postura correta, seja para chamar a atenção ou para reportar o acontecido. Fiscalizar o trabalho é, também, um modo simples de saber se valeu, ou não, a pena investir.

5. Lembre-se: o barato sai caro!

Por fim, esta última etapa poderia até ser intitulada como dica. Erroneamente, muitos empresários se lançam na procura por empresas terceirizadas visando única e exclusivamente à redução de custos do negócio.

Devido a isso, muitas empresas contratam serviços incompletos ou de baixa qualidade que, ainda que impactem positivamente na folha de pagamento da empresa, acabam por atrapalhar as rotinas empresariais, prejudicando os funcionários e até mesmo causando a perda de clientes. Este tipo de parceria não é recomendável em nenhuma situação! Fuja destas armadilhas!

E você, está pronto para implantar a terceirização de serviços na sua empresa? Se você quer saber mais sobre como terceirizar serviços, aproveite para assinar nossa newsletter e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto!

Sobre o autor

Avatar

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This