Gestão de Pessoas e RH

Seleção de funcionários: 5 dicas para otimizar o processo

Escrito por Seguridade

O processo de recrutamento e seleção estagnado no tempo pode bloquear o progresso de sua empresa. Independentemente da posição que você ocupa dentro de sua organização, seu foco na otimização do recrutamento e processo de seleção de candidatos é fundamental.

Cada funcionário que você traz a bordo e que não atende suas expectativas iniciais se torna uma responsabilidade maior do que você pode imaginar. O processo de seleção de funcionários é bastante complexo, porém há algumas boas práticas que podem otimizar esse momento tão fundamental em seu negócio. Confira 5 dicas sensacionais!

1. Defina a posição e quem você precisa para preenchê-la

É importante rever as necessidades da posição antes de chegar aos candidatos. Verifique as métricas de acompanhamento do desempenho de ex-funcionários que ocuparam a posição, avaliando resultados e necessidades.

Reveja os parâmetros anteriores estabelecidos para os funcionários desta posição e determine se você pode encontrar uma maneira melhor para apresentar suas expectativas para candidatos em potencial.

Com uma maior preparação, você pode evitar mal-entendidos desde o início. Talvez você ou o candidato possam rapidamente ver um pré-requisito impróprio e parar o processo ainda no começo.

Por outro lado, este passo pode ajudá-lo a saber se este candidato é alguém que pode continuar o trabalho de seus antecessores ou levar a área para outros caminhos que você sempre sonhou.

2. Faça perguntas simples e relevantes

Os gerentes de recrutamento às vezes fazem perguntas hipotéticas ou de uma forma fora do comum que só servem para distrair e desorientar os candidatos. Além disso, essas perguntas não fazem nada para melhorar o conhecimento da pessoa, não importa quão sinceramente elas tentem responder à pergunta.

Em vez disso, concentre-se em conferir a experiência, os conhecimentos, a ética de trabalho e os comportamentos do candidato por meio de questões realistas e que gerem fatos.

3. Teste os seus candidatos

Os candidatos costumam se sentir confiantes sobre certas habilidades requisitadas, mas eles não têm a experiência necessária. Empregados também mentem, na esperança de aprender a habilidade ou informações antes de começar o trabalho.

Se é uma superestimação honesta ou uma mentira, habilidades e conhecimentos inadequados podem ser problemáticos para a equipe do seu novo colaborador.

Projete um teste básico para certificar-se que o candidato tem as habilidades básicas para permitir que entrem e façam seu trabalho sem a necessidade de aulas especializadas ou treinamento.

4. Desenvolva uma equipe de seleção

Ao prosseguir com o processo de contratação, torna-se cada vez mais útil convidar diferentes perspectivas sobre os candidatos de seus colegas confiáveis. Escolha duas ou mais pessoas, incluindo o gerente do departamento e outros profissionais com quem seu candidato interagirá, para participar de uma entrevista avançada.

Além disso, visões externas e profissionais terceirizados podem ser uma solução extremamente útil. Sempre há algumas tarefas ou processos para os quais os gestores não têm tanto domínio, além do fato de sempre terem uma grande carga de trabalho, sendo interessante ter uma ajuda de vez em quando.

5. Construa uma cultura forte na sua empresa

Recursos como salários competitivos em relação ao mercado, pacotes de benefícios notáveis e ambientes de trabalho saudáveis são apenas algumas maneiras de construir uma cultura organizacional convidativa.

Quando você apresenta com precisão sua cultura organizacional existente para seus potenciais candidatos, torna mais fácil para ambos determinar se há pela frente uma carreira duradoura dentro de sua empresa. É sempre importante continuar a procurar novas formas de melhorar o seu processo de seleção.

Os gerentes modernos de RH estão cada vez mais confiantes nos benefícios de software de recrutamento de RH e serviços terceirizados, que oferecem vantagens que podem incluir um sistema de rastreamento de candidatos, um sistema de acompanhamento de desempenho, redução de tempo, recursos de análise e um alcance mais amplo.

Se você gostou das dicas para seleção de funcionários e quer saber mais sobre o assunto, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das maiores tendências do mundo dos negócios!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This