Foi-se o tempo em que o setor de RH era meramente burocrático, ocupado com a organização de carteiras de trabalho e com o controle de ponto dos funcionários. Hoje, sua atuação é sabidamente a chave do sucesso de uma empresa, tendo impacto direto no clima e moral da equipe, na produtividade e na qualidade do trabalho. E, justamente por este motivo, todos estão em busca de maneiras para tornar seu RH mais presente e ativo. Neste artigo, você encontra cinco maneiras garantidas para aumentar a eficiência da gestão de recursos humanos em sua empresa.
Contato direto com os funcionários
Gestão de recursos humanos é uma daquelas atividades que não se pode realizar atrás de uma mesa, em um escritório fechado. É preciso sair e entrar em contato direto com os funcionários. Fazer uma observação mais ampla, que irá apoiar as decisões estratégicas tomadas pelo RH.
Por exemplo, como saber se é hora de investir em um treinamento corporativo? A melhor maneira é observar os funcionários trabalhando. Perceba se eles demandam esse tipo de ferramenta, se demonstram interesse na possibilidade, se há alguma área aparente precisando de um treinamento a curto prazo.
Coerência nas metas
Suponha que você estabelece uma meta para aumentar o ticket médio de compra, de R$3 mil para R$ 5 mil. Porém, você começa a cobrar que os vendedores liguem para toda a carteira de clientes da empresa. O problema é que não é possível trabalhar a fundo em uma negociação quando você está muito ocupado ligando para dezenas de clientes todos os dias. O foco se perdeu e os resultados, sem dúvida, vão cair.
O recado é claro. Alinhe suas cobranças com as metas do setor. Comunique estas metas (e as medidas que serão usadas para atingi-las) com clareza. Trabalhe junto com a equipe, e não contra ela.
Planos de carreira atrativos
Uma das tarefas mais importantes do setor de RH é trabalhar na motivação e retenção de talentos – sendo que um “talento” é um profissional que tem grande potencial para avançar e levar a empresa junto. E a maneira mais simples de fazer isso é com um plano de carreira atrativo.
Os talentos sabem que possuem o que é necessário para crescer, e querem que isso aconteça depressa. Nem sempre a empresa consegue acompanhar este ritmo, especialmente quando há vários talentos exigindo atenção. Porém, quando existe um plano de carreira transparente, com critérios objetivos e que é compatível com as expectativas de longo prazo do profissional, ele ainda estará disposto a esperar o momento certo para aquela sonhada promoção.
Feedback consistente
Nenhum profissional consegue ter satisfação e autoconfiança sem o feedback positivo. Ao mesmo tempo, nenhum profissional consegue identificar todos os aspectos que precisam de mudança ou melhoria sem o feedback negativo.
Portanto, apesar do nome, ambos são importantes e devem ser praticados pelo gestor direto da equipe. Ambos devem ser baseados em uma observação constante da equipe no dia a dia, e também em avaliações periódicas de desempenho. Ambos precisam acontecer logo após o fato (e não meses depois, quando o impacto será menor).
A única diferença entre eles é que o feedback positivo pode ser praticado em frente à equipe, pois ele funciona como um exemplo para os demais. Enquanto isso, o feedback negativo deve sempre ser praticado em particular, e com um caráter educativo – nunca punitivo.
Programa de Participação nos Lucros (PLR)
Talvez você ache que a questão em jogo aqui é motivar através de um incentivo financeiro extra. Porém, não é exatamente isso; trata-se de conscientização. A importância de um PLR para a gestão de recursos humanos está em fazer com que os funcionários percebam, de maneira mais concreta, o impacto do seu próprio trabalho.
Além disso, o PLR não depende do desempenho individual, mas do sucesso de todos. Assim, o vinculo do funcionário com sua equipe, com outros setores e com a própria empresa vai se fortalecendo naturalmente.
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