Terceirização

Por que contratar empresas de facilities com ISO 9001:2015?

A ISO 9001 consiste em uma norma que, conforme o Inmetro, cria diretrizes para que seja elaborado um Sistema de Gestão da Qualidade em uma empresa. Ela já se tornou a norma mais popular de todo o mundo, estando presente em mais de 170 países.

Na hora de contratar os serviços terceirizados de qualquer empresa, vale a pena conferir se ela traz a certificação ISO 9001:2015. Veja porque é importante tomar esse cuidado, ao ler nosso artigo!

A importância da ISO 9001:2015

A finalidade da norma é garantir que o fornecedor cujos serviços foram contratados cumprirá sua parte, respeitando o acordo feito entre as partes. Assim, a contratada se compromete legalmente a fornecer os bens e os serviços devidos continuamente até o prazo estipulado.

A ISO 9001:2015 pode ser empregada em empresas de qualquer tamanho, atue ela em qualquer área. Já há, no mundo, mais de um milhão de empresas com essa certificação.

Se a empresa terceirizada apresenta certificação ISO 9001, já representa um grande diferencial para a contratante, que ficará mais tranquila em relação ao cumprimento preciso do contrato.

As alterações na norma

A norma original data de 2008, mas em 2015 houve uma atualização da ISO 9001. A versão de 2015 é mais flexível, priorizando a estrutura de alto nível (HLS), o que permite uma padronização de estrutura conforme outras normas de sistemas de gestão.

A mentalidade de risco é um destaque na nova ISO 9001. A empresa é estimulada a utilizar a análise de riscos para tomar decisões próprias sobre os desafios encontrados na gestão dos processos. Agora é um padrão para todas as empresas a análise formal de riscos. O conceito de riscos acontece 48 vezes na norma revisada e apenas 3 vezes na norma antiga.

Na ISO 9001:2008, os clientes eram percebidos como a única parte realmente interessada. Na ISO 9001:2015, o interesse foi ampliado, envolvendo também acionistas, funcionários, fornecedores, sociedade, órgãos legislativos. Isso significa que não se deve produzir/entregar um produto/serviço sem o devido conhecimento das expectativas dos clientes e das outras partes interessadas.

Houve ainda mudanças na terminologia. Compare os termos usados na versão 2008 com os aplicados na versão 2015 respectivamente:

  • produtos / produtos e serviços;
  • ambiente de trabalho / ambiente para o funcionamento dos processos;
  • fornecedor / provedor externo;
  • equipamentos de monitoramento e medição / recursos de monitoramento e medição;
  • produto comprado / produtos e serviços fornecidos externamente.

As vantagens proporcionadas pela versão mais nova da ISO 9001 para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) são:

  • a melhor integração com as outras atividades do negócio;
  • a otimização na abordagem de processo e ciclo PDCA (Planejar, Fazer [Do], Checar e Agir);
  • a descentralização do sistema;
  • a disseminação por toda a organização pelas responsabilidades do SGQ;
  • o maior comprometimento do alto escalão da empresa com o SGQ;
  • a introdução da ideia aprofundada de risco em SGQ;
  • a ênfase mais intensa no monitoramento do desempenho.

Os processos segundo a ISO 9001:2015

A ISO 9001:2015 analisa o que cada processo deve conter, determinado que eles devem ser submetidos à melhoria contínua.

As atividades

Essa é a abordagem mais habitual, pois define as atividades e suas inter-relações, bem como a sequência de realização de cada atividade. A descrição deve apresentar as ferramentas que darão suporte à realização das tarefas, a metodologia que será aplicada, o perfil do responsável e qual o treinamento necessário, bem como os indicadores e as métricas que serão aplicados para análise do processo.

O propósito e os resultados

Quando não se pretende descrever detalhadamente cada atividade, revelam-se quais são os objetivos do processo (o propósito) e quais são os resultados esperados.

A importância de contratar uma empresa para a gestão de facilities

É importante contratar uma empresa terceirizada que efetive a gestão de facilities, pois assim a empresa contratante pode dedicar-se com mais afinco à sua atividade-fim. Trabalhando de forma mais estratégica ao mesmo tempo em que usufrui das vantagens das outras atividades que também são necessárias para que ela atinja seus objetivos.

Quanto maior a empresa, quanto mais complexa sua estrutura, maior será a importância da gestão de facilities. Esse gerenciamento envolve uma série de atividades, como garantir a segurança do ambiente de trabalho, a manutenção dos equipamentos, a limpeza e a conservação dos espaços.

As empresas terceirizadas oferecem benefícios como:

  • redução dos custos associados aos serviços;
  • melhoria dos processos em geral;
  • possibilidades de obter resultados melhores;
  • foco 100% na atividade principal do negócio;
  • trabalho efetivado por profissionais bem capacitados.

A gestão de facilities

Para uma correta gestão de facilities, é necessário levar em conta as ferramentas tecnológicas, as quais podem realmente favorecer a produtividade e um monitoramento mais preciso.

Com a contratação de serviços oferecidos por uma empresa com certificação ISO 9001:2015, a empresa contratante não terá que se preocupar, por exemplo, com os diferentes encargos trabalhistas (como décimo terceiro salário, férias, INSS, FGTS, aviso prévio e outros). Mas, de qualquer modo, deve fiscalizar para que a empresa terceirizada cumpra suas obrigações com os funcionários.

Com a certificação atualizada, no entanto, a terceirizada já assume, independentemente da fiscalização da contratante, a pagar os salários, os benefícios e os encargos de seus trabalhadores. Esse comprometimento com os colaboradores é uma das prioridades da ISO 9001:2015.

A terceirização da gestão de facilities envolve serviços de segurança, de limpeza e conservação, de jardinagem, de recepção e portaria, de recrutamento e seleção, de zeladoria, de carga e descarga, de áreas administrativas. Dessa maneira, é possível controlar melhor as compras de mercadorias e os gastos com produtos, a elaboração da folha de pagamento dos funcionários da empresa contratante, uma melhor gestão sobre o patrimônio e assim por diante.

Uma das principais vantagens da terceirização de serviços é a manutenção preventiva eficaz, visando manter equipamentos e instalações, bem como todo o patrimônio, em perfeitas condições de produtividade e uso, ou seja, bem conservados, favorecendo o aumento de sua vida útil.

A ISO 9001:2015 é, portanto, uma norma e uma certificação importante para toda empresa que presta serviços terceirizados, já que garante o engajamento da prestadora com tudo que está disposto no contrato, favorecendo o cliente.

Pensando em contratar empresas de facilities de alta qualidade? Aproveite para conhecer mais sobre a Seguridade Serviços, seguindo sua página no Facebook, seu perfil no Twitter, o YouTube e o LinkedIn.

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This