Sem Categoria

Aves e ovos devem crescer em produção, consumo e exportação em 2022

Escrito por Seguridade

Em entrevista ao Jornal O Presente Rural, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, comemorou o crescimento do setor, que consolida ainda mais o país como uma potência na produção de alimentos, com projeções de recordes históricos para as atividades. “Quebramos todos os recordes de exportação de aves, suínos e ovos. As exportações de ovos só não foram maiores porque o ovo cresceu 120% e até o fim de 2021 cogita-se mais 80% de crescimento, porém essa proteína representa menos que 1% das vendas no mercado internacional e já teve exportação maior no passado. Por outro lado, quebramos paradigmas que não tinham sido alcançados, aumentando o consumo per capita para 255 ovos, de carne suína para 16 quilos e de carne de frango para 46 quilos, ou seja, números bastante expressivos. Nas exportações crescemos tanto em volume como em receita com a carne suína e a de frango, isso é um grande feito para o Brasil em um ano de pandemia, em um ano que a gente teve que ser resiliente para não deixar de produzir, para não parar as plantas e não faltar comida na mesa dos brasileiros”, enaltece Santin, e acrescenta: “Além de ofertar mais comida para os brasileiros, porque teve mais disponibilidade de alimento no mercado interno, também conseguimos cooperar com mais de 150 mercados no mundo complementando as indústrias locais para garantir a segurança alimentar desses países”.

Resultados x Projeções

A produção da carne de frango deverá alcançar em 2021 até 14,35 milhões de toneladas, número 3,5% superior ao registrado no ano anterior, com 13,85 milhões de toneladas. Já o volume projetado para 2022 poderá chegar até 14,9 milhões de toneladas, volume 4% maior em relação ao ano passado. Com crescimento de 2% na oferta do mercado interno em relação ao ano anterior, 2021 deverá fechar com disponibilidade de 9,82 milhões de toneladas, projetando-se um aumento de produto interno em 5,5% neste ano, podendo chegar a 10,25 milhões de toneladas.

A estimativa da ABPA é alcançar o consumo per capita de 46 quilos, número 2% maior que o registrado em 2020, com 45,27 quilos. Para esse ano, o consumo per capita está projetado em 48 quilos, 4% maior que o esperado para 2021.

Nos primeiros 11 meses do ano passado, as exportações cresceram 9,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, gerando uma receita 25,3% maior que a alcançada em 2020. “Isso mostra que o aumento do preço do frango nas prateleiras dos supermercados brasileiros também está acontecendo para as exportações, decorrente de uma pressão de custos de insumos de produção que precisam ser repassados tanto nos produtos do mercado interno quanto do mercado externo para dar mais equilíbrio à produção”, explica Santin.

E nas importações, a entidade cogita um crescimento de 23% com a compra de produtos para consumo interno em cinco principais países: Japão, China, México, União Europeia e Arábia Saudita. “Esse crescimento previsto para 2022 é com base na retomada da economia brasileira, reforçando que teve algumas substituições sobre a proteína por conta da pandemia e que devem agora se consolidar como hábito de consumo, levando ao aumento do consumo de carne suína e de aves no mercado interno em 2022”, almeja o presidente da ABPA.

A China detém 14% do share das exportações da avicultura brasileira, tendo sido embarcadas 589,71 mil toneladas de janeiro a novembro de 2021, acumulando uma queda de 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas com número superior às exportações do Japão, que cresceram 8,8%, passando de 371 mil para 403,5 mil de toneladas até novembro; e dos Emirados Árabes, que aumentou em 26,4% suas exportações, saltando de 272,2 mil toneladas para 344 mil toneladas. Completam o ranking dos dez principais destinos da carne de frango Arábia Saudita, África do Sul, União Europeia, Filipinas, Iêmen, Coreia do Sul e México, que juntos representam 31% do volume exportado.

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This