Táticas e estratégias se tornam obsoletas, mercados mudam e hábitos se transformam. No mundo dos negócios, a mudança está sempre presente. Entretanto, um aspecto permanece em qualquer circunstância: as pessoas são o ativo mais valioso de uma organização. Por isso, é muito importante desenvolver talentos para que a empresa tenha cada vez mais resultados.
Entre os pilares pessoas, processo e produto, são as pessoas que fazem os outros dois gerarem retorno. Sem bons profissionais não há progresso e nem inovação. Com eles, o sucesso sempre é alcançado.
Embora muitas empresas não trabalhem com tal entendimento, os recursos humanos devem ser tratados como o verdadeiro diferencial estratégico – individual e coletivamente.
Veja agora como criar uma cultura favorável ao desenvolvimento de capacidades destacadas.
Inspire as pessoas
Gestores devem ocupar o papel de modelos nos quais as equipes e indivíduos possam se espelhar. E nada pode ser mais inspirador do que um líder que demonstra vocação incessante para aprender e aprimorar-se.
A inspiração tem muito a ver também com motivação. E um pessoal desmotivado não se sobressai e muitas vezes não busca o melhor nem no básico das atividades.
Mostre o valor do aprendizado
O projeto demorou mais do que o previso, mas o resultado final foi positivo? Aproveite para discutir o que deu errado e como evitar os obstáculos na próxima tarefa.
Erros são janelas de aprendizado e pessoas talentosas costumam saber disso instintivamente. Apenas dê a elas a chance de mostrar que podem ser melhores e auxilie nesse caminho, principalmente com o compartilhamento de sabedoria e oportunidades de estudos.
Ofereça chances reais de desenvolvimento
Aos líderes cabe orientar e auxiliar os colaboradores com maior potencial no caminho para chegarem mais longe. Mas isso apenas será possível se houver, na empresa, uma estrutura capaz de abraçar essas pessoas e oferecer a elas novos desafios e oportunidades de carreira.
Planos de desenvolvimento precisam ser reais e práticos, e não apenas discursos vagos e palestras. Todos os superiores de organizações querem que suas equipes deem o melhor e mostrem capacidade maior do que a esperada. Então, deixar quem se destaca no mesmo lugar e fazendo o mesmo sempre vai na contramão de tais desejos empresariais.
Faça com que os valores da empresa sejam praticados
No caso de haver desmotivação no trabalho diário, os funcionários se sentirão distantes dos valores do negócio. Nessa realidade não haverá espaço para desenvolver talentos e nem atmosfera favorável a isso.
É preciso cultivar um senso de propósito verdadeiro, de modo que cada um saiba que sua função é importante para o presente e o futuro da organização.
Saiba o que é desenvolver talentos e a importância de fazê-lo
Empresas conscientes da importância do fator humano em seus processos costumam favorecer e estimular competências, pois entendem que esse é o alicerce sobre o qual estarão sustentado o empreendimento.
Em ambientes assim os destaques individuais, e também as equipes de trabalho, se sentem muito mais à vontade para debater ideias, propor soluções inovadoras, testar mecanismos de aumento da produtividade e sugerir alterações em processos.
Com a mediação de gestores eficientes, tais práticas resultam em melhorias que não seriam alcançadas sem a iniciativa e a percepção de profissionais com capacidade acima da média.
Viu como desenvolver talentos é importante e benéfico aos colaboradores e à empresa? Para tirar proveito de outros conteúdos voltados ao desenvolvimento de negócios e profissionais, assine a nossa newsletter e não perca as próximas atualizações.