Gestão de Pessoas e RH

Como se tornar um RH Estratégico?

Escrito por Seguridade

O RH estratégico é o profissional ideal para todas as empresas. Deve ser articulado e conhecer a estratégia da empresa na qual trabalha. Esse profissional faz parte das reuniões estratégicas para levar as ideias sobre pessoal aos colaboradores e vice e versa, visando aliar essa visão mais organizacional aos recursos humanos. Ele não é apenas conhecedor do setor de Recursos Humanos, mas compila atividades e vai muito além disso.

O RH estratégico deve servir como um elo de equilíbrio entre o objetivo da empresa e os colaboradores. O profissional não pode se afastar do ideal buscado pela empresa e nem dos funcionários, devendo servir como um meio termo nessa relação. Não pode estar 100% focado em resultados, mas também não pode se aproximar demais das pessoas e se distanciar do objetivo corporativo.

Antigamente, o profissional de Recursos Humanos era conhecido como o “chefe de pessoal”. Essa ideia deve ficar no passado. O RH ideal precisa entender de pessoas, mas também compreender sobre administração e negócios.

Agora você deve estar se perguntando como se tornar esse profissional de que as empresas tanto necessitam. Nós explicaremos nesse post. Fique ligado!

Saia da zona de conforto

Em primeiro lugar, você deve deixar a zona de conforto. Ficar parado o tornará apenas “mais um no setor”. Você precisa se desenvolver, dedicar-se ao aprendizado e buscar aprimorar suas atribuições.

Uma dica valiosa: interaja com os outros profissionais do ramo e mantenha-se atualizado com o que ocorre dentro da empresa e fora dela também. Como está sua rede de relacionamentos? Talvez seja hora de aperfeiçoá-la, e um intercâmbio de conhecimentos com os colaboradores sempre é bem vindo.

Interaja com os colegas

Além de conhecer bem o seu serviço, você deve interagir com os demais profissionais para saber o que acontece nos outros setores. Você quer se tornar essencial? Conheça bem os negócios da organização para a qual trabalha, buscando possíveis pontos de correção e melhora, e isso se dá no relacionamento com pessoas em diferentes níveis da organização.

Não aja como dono da verdade

Tenha a consciência de que nem você e nem ninguém é dono da verdade. Seja humilde e pergunte aos outros como você pode contribuir para que o setor melhore. Vale lembrar que decisões estratégicas não são tomadas com pessoas isoladas, mas sim com um conjunto de cabeças pensantes.

Comunique-se com os gestores

Interagir e conversar profissionais mais experientes, sejam eles da sua empresa ou não, é uma ação que deve se tornar constante para o profissional de RH, porque isso auxilia na melhoria pessoal e na tomada de decisões realmente estratégicas para a organização.

Marque presença nas reuniões

O RH estratégico sempre se faz presente nas reuniões e torna-se um profissional importantíssimo quando é preciso sentar, trocar experiências e apresentar propostas.

Mostre que você não está apenas ocupando uma cadeira, que você está por dentro dos assuntos tratados. Ser estratégico é estar munido para esses encontros, elaborando planos de ações e considerando a totalidade da organização. Não seja apenas um ouvinte.

A atuação de um profissional de RH é fundamental para qualquer empresa. É nessa área que os gestores identificam, por exemplo, quais os pontos fortes e os pontos fracos de uma gestão, e alocam recursos financeiros e humanos para lidar com tais.

O RH estratégico deve ser um parceiro da empresa. Faça um bom trabalho, busque manter-se atualizado e procure aprender sempre.

Gostou do nosso artigo? Então comente aqui no post o que você achou. Ficou com dúvidas? Estamos aqui para te ajudar.

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This