Terceirização

Entenda porque a terceirização não precariza o seu negócio!

Escrito por Seguridade

Terceirização é um assunto que desperta polêmica. O projeto de lei 4330/2004, que possibilita a terceirização de todas as atividades de uma empresa, passou pela Câmara dos Deputados e aguarda a votação no Senado. As vozes contrárias temem a precarização das relações trabalhistas e a fragilização das organizações de trabalhadores. Por outro lado, os que são favoráveis defendem a ideia de que as empresas se beneficiariam de maior agilidade e redução de custos, favorecendo a economia como um todo.

Entretanto, com alguns cuidados essenciais, não há motivos para temer que a terceirização seja prejudicial aos trabalhadores. E a sua empresa só terá a ganhar! Confira, neste post, por que a terceirização não precariza o seu negócio!

A vantagem de terceirizar diversas atividades

A lei atual determina que a atividade-fim de uma empresa não pode ser terceirizada, apenas as atividades-meio. Podemos compreender a atividade-fim como a atividade principal de uma empresa, aquela para a qual a empresa foi constituída. As atividades que não são diretamente relacionadas com essa atividade principal são consideradas atividades-meio.

Quer um exemplo? Em uma fábrica de móveis, a atividade-fim é a fabricação e comercialização de móveis. Outras atividades, tais como limpeza e conservação, segurança, manutenção de máquinas e serviços contábeis, são atividades-meio e podem ser terceirizadas.

Também é muito comum a terceirização de zeladoria de prédios, jardinagem, segurança de eventos e serviços administrativos como portaria, recepção e telefonia, entre outros.

A vantagem de manter o foco na atividade-fim

À medida que sua empresa cresce, as demandas internas por suporte de retaguarda também crescem. A expansão de seus negócios pode começar a consumir recursos, tanto humanos quanto financeiros, prejudicando o bom andamento de sua atividade principal. É aí que entra a grande vantagem da terceirização: a possibilidade de manter seu foco e seus recursos nas atividades que são importantes, sem comprometer a qualidade dos serviços de retaguarda, que passam para a responsabilidade da contratada.

A vantagem de reduzir custos com pessoal

Como uma parte considerável de seu quadro de pessoal será fornecido pela empresa contratada, você economizará com rescisões, contratações, treinamento, substituições de funcionários e férias, além da redução no passivo trabalhista. O cumprimento das Convenções Coletivas também não se aplica à contratante, e sim à contratada.

Com isso. é possível também reduzir a estrutura destinada ao Departamento de Pessoal e Recursos Humanos. Além disso, será mais fácil prever gastos mensais com maior precisão e manter melhor controle sobre o orçamento da empresa.

A vantagem de flexibilizar a equipe

A terceirização permite que setores que apresentam demandas sazonais ou cíclicas recebam reforço extra quando necessário, sendo dispensados quando desnecessários. Quer um exemplo? Um departamento de contabilidade fica sobrecarregado durante períodos de pico e ocioso em outros períodos. A terceirização de serviços contábeis pode suprir essas demandas sazonais pelo tempo necessário.

A vantagem de reduzir despesas operacionais

Algumas operações exigem um alto investimento prévio, antes que as atividades sejam iniciadas. Muitas dessas despesas podem ser evitadas se você terceirizar os serviços. Por exemplo, a terceirização dos serviços de call center para atendimento de clientes proporciona enorme redução de custos com instalação de sistemas telefônicos, espaço físico e qualificação de pessoal.

Agora que você leu nosso post e entendeu que a terceirização não precariza seu negócio, descubra também 4 cuidados que a sua empresa precisa ter ao terceirizar serviços​!

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This