Terceirização

Mitos e verdades da terceirização de serviço de carga e descarga

Não há dúvidas: quando estrategicamente adotada nas empresas de pequeno e médio porte, a terceirização de serviço de carga e descarga reduz consideravelmente os problemas financeiros e operacionais, como gastos excessivos com folha de pagamento ou o tempo despendido em treinamentos dos colaboradores.

No entanto, ainda há uma série de mitos sobre a terceirização disseminados no mundo corporativo que deixam muitos diretores e gestores receosos sobre as reais possibilidades de aplicação dessa modalidade de prestação de serviços.

A fim de acabar de uma vez por todas com essas dúvidas, continue lendo este post e descubra as verdades por trás dos mitos mais comuns sobre a terceirização de serviço de carga e descarga.

Problemas com a entrega da transportadora terceirizada

O primeiro grande mito diz respeito à qualidade nas entregas feitas pelas transportadoras. Há um consenso equivocado de que, se os motoristas não estão vinculados diretamente às empresas contratantes, problemas como atraso nas entregas ou deterioração das cargas seriam ocorrências comuns.

Porém, isso não é o que acontece na realidade. Afinal, a prestação desses serviços é gerenciada por empresas especializadas no assunto. Assim, os prestadores terceirizados são adequadamente preparados para que todo o trabalho de carga e descarga possa ser cumprido com total satisfação das contratantes.

Vale lembrar que empresas interessadas nessa modalidade de contratação precisam realizar, previamente, uma pesquisa dedicada sobre os históricos das melhores empresas especializadas em terceirização. Isso para que orçamento, segurança da carga transportada e tempo de entrega mantenham-se dentro do esperado.

Atividade-fim da empresa contratante não pode ser terceirizada

Com as novas regras vigentes, de acordo com a Lei n. 13.429/17, as empresas estão legalmente autorizadas a terceirizar qualquer tipo de serviço, seja atividade-meio, como limpeza, segurança e jardinagem, ou atividade-fim, como os serviços de transporte de carga em uma transportadora.

A mudança legislativa veio como resposta a uma necessidade crescente no Brasil de ampliar as possibilidades da terceirização em virtude de seus impactos positivos nas relações de trabalho, nos rendimentos das empresas e na própria economia do país.

No entanto, os gestores devem avaliar em quais atividades, de fato, é estrategicamente mais interessante a terceirização, para que gere os resultados previamente estabelecidos. 

Falta de segurança com as cargas

Outro mito ainda bastante difundido está relacionado à segurança com o transporte das cargas. Isso porque, de acordo com o que é equivocadamente dito, os riscos inerentes a esse tipo de serviço seriam agravados, pois não há uma fiscalização direta e constante feita pelas empresas contratantes.

Contudo, a verdade é que, desde que uma empresa especializada com vasta experiência no mercado seja contratada, todo o suporte tecnológico e estrutural é garantido a fim de se mantenham altos níveis de segurança das cargas durante os trajetos. 

Além disso, caso interesse, serviços complementares de seguro contra sinistros como furto e acidentes rodoviários podem ser contratados para cobertura parcial ou total diante da ocorrência de situações imprevisíveis e excepcionais.

Portanto, a terceirização traz uma diversidade de benefícios para as empresas. Afinal, reduzem custos, aumentam a qualidade dos serviços e facilitam também a parte logística dos negócios.

Contudo, alguns mitos pertinentes aos seus impactos negativos nos negócios ainda são propagados entre diretores e gestores. Porém, tais informações não passam de meros equívocos, sem sombra de dúvida.

Agora que você conhece as verdades sobre a terceirização de serviço de carga e descarga, que tal descobrir as principais vantagens de se terceirizar as atividades nas empresas de pequeno porte? Fique conosco.

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This