Você certamente conhece vários profissionais que chegam no horário, cumprem seus deveres diários, têm uma formação adequada e um bom relacionamento com os colegas.
Mas, pare para pensar: quantos deles realmente se destacam na empresa?
São poucos. Muitos profissionais, por mais que cumpram suas obrigações, acabam demonstrando desinteresse e falta de sintonia com a empresa, o que os coloca em uma posição delicada, especialmente em um momento de crise.
Mas a boa notícia é que existem características de um bom profissional que podem ser desenvolvidas por todos e garantem não apenas um rendimento melhor, mas mais segurança e oportunidades no trabalho.
Conheça algumas delas!
Eles aprendem o tempo todo
Profissionais indispensáveis são aqueles que procuram aprender o tempo todo. Eles buscam estar atualizados, ler sobre sua área e investem em cursos e treinamentos — que podem ser organizados pela própria empresa.
Mas eles vão além: eles sabem aprender, também, com as coisas simples do dia a dia. Eles aprendem com seus erros e aproveitam as oportunidades que eles criam para melhorar no trabalho. Eles também sabem observar os colegas e seguir seus bons exemplos, muitas vezes, superando quem serviu de inspiração para eles.
Eles fazem acontecer
Quando você identifica um problema na empresa, você ignora, reclama ou tenta fazer algo a respeito?
É claro que muitas situações estão fora de nosso alcance. O problema pode, por exemplo, acontecer em outro setor ou se tratar de uma responsabilidade de outra pessoa. O bom profissional, porém, tem iniciativa e age dentro de suas possibilidades para garantir que tudo funcione.
Eles sabem se relacionar
Bons profissionais tendem a assumir novas responsabilidades e cargos melhores com o tempo. E, para ocupar essas posições, é essencial saber lidar com pessoas. Não basta mandar, é preciso saber engajar uma equipe e conquistar sua colaboração, sem criar inimizades que prejudicam o trabalho.
Outra vantagem de aprender a cultivar bons relacionamentos são as oportunidades. Você já reparou como muitas indicações acontecem entre amigos ou colegas de trabalho, por exemplo?
Apesar de a internet ter trazido uma série de ferramentas incríveis para quem busca um emprego, os relacionamentos offline ainda são uma fonte eficaz e rica de oportunidades, que não devem ser subestimados.
Eles sabem lidar com as frustrações
Resiliência: essa é uma característica indispensável para o sucesso em qualquer área de nossas vidas. Porém, no trabalho, ela é especialmente vantajosa.
Ser resiliente é saber lidar com as frustrações e momentos difíceis sem perder o controle emocional e saber, também, aprender com a situação para evitar que o problema se repita.
Não é uma característica fácil de desenvolver, pois depende bastante do temperamento de cada pessoa. Mas não é impossível. Um bom exercício é começar pelo controle das emoções.
Quando você se deparar com uma situação desagradável na empresa, busque se afastar, respire, pense sobre o assunto. Evite reagir com a cabeça quente. Isso geralmente piora a situação e não ajuda, em nada, na busca por uma solução.
Com a cabeça fria, avalie o problema. Quais foram as causas e as consequências? O que poderia ter sido evitado? O que você pode fazer a respeito e o que cabe a outras pessoas? Depois, trace um plano para evitar novas situações.
Ao agirem dessa forma, bons profissionais mostram uma série de qualidades importantes, especialmente para cargos de liderança: o controle emocional, a sensatez, saber agir com calma, saber identificar erros e soluções. Toda empresa enfrenta momentos difíceis, erros e contratempos. E toda empresa precisa de pessoas preparadas para contorná-los!
Eles mostram comprometimento
Bons profissionais são aqueles que cumprem suas obrigações com a empresa. Eles chegam no horário certo, priorizam o trabalho, cumprem suas tarefas, respeitam prazos, mantêm os ambientes organizados e limpos.
Essas atitudes, embora pareçam apenas parte da rotina, mostram comprometimento. São profissionais com os quais a empresa sabe que pode contar.
E, aqui, há um detalhe importante: esse comportamento não conta apenas na frente do chefe. Lembre-se de que, em uma empresa, estamos sempre sendo observados, por isso mantenha uma atitude responsável sempre e diante de todos.
Eles entregam resultados
Não basta estar de corpo presente na empresa, é preciso entregar, de fato, seu trabalho. No caso dos bons profissionais, essa característica vai ainda um pouco mais além: sempre que possível, eles entregam mais do que foi pedido.
Se sua tarefa é atender clientes no balcão de uma cafeteria, eles atendem com um sorriso no rosto e uma preocupação legítima com a satisfação de todos. Se precisam escrever um relatório sobre as vendas do mês anterior, entregam o relatório com observações sobre dados que acharam interessantes e propostas de melhorias para o próximo mês.
Bons profissionais sempre colocam um toque pessoal no trabalho e vão além do que é pedido, simplesmente porque eles não cumprem tabela. Eles fazem parte de um grupo que descreveremos no próximo ponto.
Eles têm brilho nos olhos
Bons profissionais gostam do que fazem. Eles buscam aquilo que desperta seu interesse. E aqui não há segredo, apenas uma lógica simples: quando você gosta do que faz, o faz com alegria e sente, naturalmente, vontade de saber e fazer mais.
Outra vantagem importante é a capacidade de inspirar a equipe. Profissionais com brilho nos olhos são líderes naturais. Eles colocam tanta paixão em seu trabalho e em suas atitudes que acabam contagiando os colegas. O resultado? Uma equipe ainda mais unida e mais eficiente. E que empresa não quer profissionais capazes de criar esse espírito de cooperação e entusiasmo?
Mas e se eu estou em um trabalho que não gosto?
Todo trabalho tem dias difíceis, tarefas pesadas, entediantes. Mas todo trabalho tem, também, um lado bom, ainda que nem sempre seja óbvio.
Para descobrir, você pode começar com uma lista de três tarefas que você gosta de fazer na empresa. Como você pode ter resultados melhores nelas? Existem mudanças que tornariam esse processo mais eficiente e que você possa sugerir ao seu chefe?
Tudo começa com passos pequenos, mas o caminho para se tornar um bom profissional, felizmente, está aberto para todos!
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