No universo corporativo, é comum ouvir que as pessoas constituem o ativo mais valioso de uma organização. Mas, apesar do discurso, nem sempre as empresas estão dispostas a aplicar indicadores de RH para avaliar, de fato, os resultados de todos os investimentos feitos nesta área.
Assim como na linha de produção, no setor de finanças, no atendimento ao cliente ou em qualquer outro departamento, só é possível saber as reais condições em que se encontra o negócio a partir da utilização de parâmetros confiáveis; e os recursos humanos, logicamente, não fogem à regra. Vamos saber mais sobre os indicadores de RH e entender sua importância estratégica para as empresas!
O que são e para que servem os indicadores de RH
O comportamento humano produz informações continuamente, mas, sem as referências adequadas para interpretá-las, o gestor não pode planejar as ações futuras e nem mesmo saber, ao certo, o que está acontecendo com os diversos profissionais da organização no presente momento: se estão felizes e motivados, se suas habilidade e competências estão se desenvolvendo e suas carreiras têm mostrado progresso, qual é o clima no ambiente de trabalho, que setores apresentam problemas e quais representam exemplos de sintonia e bons resultados entre as equipes.
Nesse sentido, os indicadores de RH são a bússola capaz de revelar um quadro mais preciso sobre a política de gestão de pessoas, facilitando a compreensão do cenário como um todo e, assim, contribuindo para a tomada de decisões.
Aplicações práticas
A partir da análise estatística de dados compreensíveis e quantificáveis, o setor de recursos humanos obtém subsídios para melhorar os processos de contratação e demissão, avaliar melhor os perfis de candidatos, comprovar a eficácia dos programas de treinamento e remanejar funcionários ou auxiliar na adaptação a processos internos de mudança, dentre muitas outras possibilidades.
Os indicadores de RH, portanto, geram um valioso conhecimento sobre a organização, ao mesmo tempo em que orientam os gestores sobre o clima organizacional de forma mais abrangente, para que possam entender as expectativas do público interno, aumentar a satisfação dos funcionários e colaboradores e reter mais talentos. Vamos conhecer agora os quatro principais indicadores de RH e sua função:
Índice de absenteísmo
Corresponde ao índice de frequência dos funcionários e colaboradores, para que a empresa consiga identificar os mais regulares e os mais faltosos. Neste caso, ausências frequentes podem indicar insatisfação, dificuldades de relacionamento ou adaptação, por exemplo.
Índice de rotatividade
Também conhecido como “Turnover”. Trata-se da estatística sobre o número de colaboradores que ingressam na empresa e, por alguma razão, são demitidos ou pedem o desligamento. Quando o percentual é superior a 5%, provavelmente há um problema e é preciso investigar.
Índice de investimento em treinamento
Serve para medir a eficácia dos programas de capacitação, bem como a evolução de cada funcionário, em termos de habilidades e competências aprimoradas. É um indicador fundamental para mostrar se a empresa está no caminho certo para ampliar seus níveis de produtividade.
Perfil das equipes de trabalho
Este é um dos mais importantes indicadores de RH. Ele é utilizado para agrupar dados sobre idade, gênero, cargo e área de atuação, grau de escolaridade, características psicológicas e comportamentais, dentre muitas outras informações. O objetivo é detectar padrões e traçar estratégias para reter e desenvolver talentos, além de conhecer mais a fundo as necessidades dos funcionários e colaboradores.
Agora que você já sabe mais sobre a função e a importância dos indicadores de RH, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas a aprenderem sobre o tema!
Sem palavras…
O conteúdo é de fácil compreensão e aplicabilidade!! E também é gostoso ler…pronto afinal ainda saio alguma palavra rsrsrs. Obrigado SEGURIDADE e de modo especial à Cristina…