Terceirização

Terceirização de serviços: vale a pena em pequenas empresas?

Escrito por Seguridade

Alguns gestores ainda pensam que a terceirização de serviços é uma prática recomendável somente para empresas de grande porte. Esse raciocínio é completamente equivocado, considerando que a terceirização ajuda a reduzir custos, um dos objetivos primordiais em empresas de pequeno porte.

Veja como as pequenas empresas podem se beneficiar com a terceirização de serviços!

As atividades que podem ser terceirizadas

Muitos serviços podem ser terceirizados, desde procedimentos administrativos até tarefas mais simples, mais técnicas e operacionais:

  • Contabilidade;

  • Atendimento telefônico (redirecionamento de chamadas);

  • Secretária eletrônica;

  • Serviços de postagem;

  • Endereço, escritório virtual e salas de reuniões;

  • Diretores e secretárias locais;

  • Preenchimento da folha de pagamento;

  • Recrutamento e seleção de candidatos;

  • Consultoria e corretora de seguros;

  • Segurança privada;

  • Segurança eletrônica;

  • Limpeza e conservação;

  • Jardinagem;

  • Recepção;

  • Portaria;

  • Zeladoria;

  • Bombeiro;

  • Carga e descarga (transporte).

Muitas tarefas relacionadas às áreas administrativas podem ser terceirizadas, melhorando a eficiência e a produtividade das pequenas empresas e contribuindo para reduzir custos.

A terceirização de serviços permite aos gestores dedicar mais tempo ao core business

Tanto a equipe gestora de toda a empresa quanto os gestores específicos de cada setor poderão se beneficiar com a terceirização de serviços, usufruindo de mais tempo para se dedicar ao core business (atividade principal).

A terceirização é uma maneira eficaz de assegurar que cada setor se dedicará mais exclusivamente às suas tarefas fundamentais, sem perder a concentração com outras atividades de rotina, como serviços de limpeza e recepção, contabilidade, suporte técnico e outras atividades operacionais secundárias.

Com a terceirização de serviços, é possível reduzir internamente (setor de RH) até atividades como recrutamento e seleção de candidatos para trabalhar na empresa.

A empresa reduz atividades burocráticas e pode se dedicar ao planejamento estratégico

Outra vantagem proporcionada pela terceirização de serviços é a redução na quantidade de tarefas burocráticas e desgastantes, que geralmente implicam em queda na produtividade da equipe.

Os funcionários e os líderes dos diferentes setores terão mais tempo para se dedicar ao planejamento estratégico de suas respectivas áreas e da empresa como um todo.

É comum que a elaboração de estratégias fique comprometida devido ao pouco tempo disponível para essa atividade. O mais importante é que as estratégias fiquem alinhadas aos objetivos gerais da organização caso contrário não serão úteis.

Questões burocráticas são rotineiras e basicamente operacionais. Será uma boa estratégia, visando o melhor desempenho do setor, delegá-las a profissionais terceirizados, capazes de realizá-las com eficiência e até em tempo menor que o dispendido pelos funcionários da empresa.

A terceirização de serviços diminui os encargos trabalhistas

Um dos maiores receios dos gestores modernos é o comprometimento com questões trabalhistas, que podem consumir muito tempo e recursos, além de denegrir a imagem da empresa diante do público e do mercado em geral.

Com a terceirização de serviços, essa preocupação diminui. Apesar de a empresa contratante também se responsabilizar pelo pagamento dos prestadores de serviços, eles não são seus funcionários, pertencem à empresa terceirizada ou prestam serviços a ela de forma autônoma.

Assim, cabe à empresa terceirizada assumir a responsabilidade pelo salário de seus funcionários e dos encargos relacionados, como: depósito de valor em dinheiro referente ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço); INSS (percentual depositado para garantir a aposentadoria do funcionário); 13º salário; férias; adicionais (insalubridade, periculosidade, horas extras, horas trabalhadas no período noturno); vales-transportes; diárias; atendimento médico e outras coisas.

Todos esses encargos acabam implicando em custos mais altos para uma empresa quando ela contrata funcionários para diferentes setores, assinando a carteira profissional.

Naturalmente, a empresa terceirizada assume esses encargos com o pagamento efetuado pelos clientes, mas os clientes não se ressentem tanto financeiramente já que os preços dos serviços prestados são calculados considerando a quantidade de clientes disponíveis, ou seja, os custos acabam sendo distribuídos entre os diferentes clientes que apelam para a terceirização de serviços.

A terceirização de serviços permite às pequenas empresas contar com a atuação de profissionais especializados

As pequenas empresas se beneficiam com a terceirização de serviços de outra forma também: contando com a participação de profissionais capacitados e atualizados sobre a legislação, aptos a desenvolver as atividades específicas de maneira legal e com muita eficiência.

Quando mantém funcionários, uma empresa precisa investir periodicamente em sua capacitação, para garantir que eles possam oferecer bom desempenho no exercício das atividades. Isso implica em custos mais elevados. Além disso, as capacitações envolvem tempo e, muitas vezes, o funcionário precisa deixar de trabalhar para comparecer aos cursos e às especializações.

Outro ponto a considerar é que nem sempre é possível realizar essas atualizações e cursos, o que gera defasagem no nível de produtividade e de eficiência da equipe.

Esse problema deixa de existir quando se delega a profissionais terceirizados a responsabilidade por diversas tarefas. Como a empresa terceirizada dedica-se exclusivamente à prestação de serviços, ela prioriza a capacitação de seus funcionários, atualizando-os periodicamente para que possam realizar seu trabalho da maneira mais satisfatória para a empresa contratante.

O tempo gasto com treinamentos nas empresas terceirizadas não é um fator que atrapalha sua rentabilidade ou produtividade, pois sua finalidade principal (prestação de serviços) requer exatamente que os profissionais desenvolvam ao máximo seu potencial e aumentem sempre mais seus conhecimentos.

A terceirização de serviços oferece recursos tecnológicos avançados

Outra vantagem para a pequena empresa recorrer à terceirização de serviços é que ela terá à sua disposição recursos tecnológicos mais modernos e avançados para efetuar certas operações, como na área de segurança e no setor administrativo.

Os profissionais, além de serem bem treinados, contam com um suporte tecnológico que otimiza seu trabalho e contribui para a aquisição de melhores resultados.

Mais uma vez, percebe-se como a terceirização de serviços ajuda a reduzir custos. Uma empresa de porte pequeno nem sempre pode recorrer à tecnologia mais sofisticada, devido aos valores envolvidos. No caso de softwares, há custos com a aquisição da licença e da instalação, além do tempo necessário para o treinamento dos funcionários.

Sem contar a necessidade de espaço para colocar esses equipamentos e para o desenvolvimento das atividades relacionados. Algumas vezes, é necessário criar um setor específico.

A empresa terceirizada conta com equipamentos como computadores e máquinas de última geração, além dos melhores softwares do mercado.

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Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

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