Processos de RH

10 formas de investir na qualidade de vida dos seus funcionários

10_formas_de_investir_na_qualidade_de_vida_dos_seus_funcionarios.jpg.jpeg
Escrito por Seguridade

A chave para o sucesso organizacional é o capital humano, pois as pessoas são as grandes responsáveis pela produtividade de uma companhia. No mundo corporativo, tem crescido o investimento em programas e benefícios voltados para a qualidade de vida de seus funcionários. Afinal, a qualidade de vida reflete no aumento de produtividade na empresa e no aumento da motivação dos colaboradores.

As empresas já perceberam que investir em pessoas é o segredo para atração e retenção de talentos em um mercado cada vez mais competitivo. Vamos entender de que maneira é possível oferecer maior qualidade de vida aos funcionários e quais são os benefícios que isso traz para as organizações.

Como investir na qualidade de vida dos seus colaboradores

Investir na qualidade de vida de seus funcionários significa promover o bem-estar e melhoria na saúde física, psíquica, social e profissional. Veja algumas dicas:

Celebração

Lembrar e celebrar as datas festivas, e, se possível, incluir as famílias nas comemorações, é muito importante. Por exemplo, no dia das crianças, convidar os filhos de seus funcionários para conhecer a empresa e comemorar o dia. Essas ações demonstram que a empresa se preocupa com o bem-estar dos funcionários e de suas famílias.

Atividades físicas

Incentivar os funcionários a praticarem atividades físicas demonstra a preocupação da empresa com a saúde. O incentivo pode ser feito, por exemplo, por meio de parcerias com academias e/ou patrocínio para a criação de times de futebol ou grupos de corrida. A ginástica laboral também é uma das grandes apostas das empresas.

Flexibilização de horários

Esse é um diferencial para atrair e reter os talentos. Afinal, as pessoas passam a maior parte de suas vidas no trabalho, e, por isso, é importante ter flexibilidade de horários para conseguir conciliar as necessidades pessoais e profissionais.

Aniversários

Uma boa forma de investir na qualidade de vida de um funcionário é oferecer uma folga para ele comemorar o seu aniversário. É uma ação simples, mas que o agrada bastante.

Campanhas de vacinação

Muitas empresas têm ofertado aos funcionários a vacina contra a gripe, por exemplo. Afinal, investir na saúde do colaborador é fundamental para o seu desempenho.

Massagens rápidas

Algumas companhias disponibilizam profissionais para fazerem massagens rápidas nos colaboradores. Funciona, geralmente, uma ou duas vezes por semana, com agendamento prévio e durante o horário de trabalho, com o intuito de reduzir o estresse.

Alimentação saudável

As empresas apostam em programas de incentivo à alimentação saudável, alertando os funcionários para a importância de uma boa alimentação para a saúde e bem-estar. Algumas ofertam frutas para mantê-los incentivados. É importante demonstrar essa preocupação com eles.

Palestras

É essencial investir em palestras para manter a motivação. Por isso, é importante consultar os funcionários para saber quais são os assuntos mais relevantes para as palestras. Por exemplo, uma palestra sobre educação financeira, orientando-os sobre como programar melhor a vida financeira com segurança e equilíbrio.

Ergonomia

Investir em uma estrutura adequada significa prevenir doenças relacionadas à ergonomia. Além disso, é importante disponibilizar também, regularmente, profissionais para orientá-los quanto à postura corporal e à regulagem das cadeiras.

Educação

Outro diferencial é o investimento em bolsas de estudos para idiomas e especializações, descontos em escolas e/ou faculdades. Oferecer essa oportunidade ao colaborador é uma forma de investir não só na qualidade de vida dele, mas também na sua qualificação, o que interfere diretamente no desempenho e no destaque profissional do funcionário dentro da empresa.

Quais são os benefícios disso para a empresa?

O investimento na qualidade de vida dos funcionários é o caminho para o sucesso organizacional. Afinal, isso irá aumentar a produtividade na empresa, reduzir o estresse no trabalho, manter a motivação, reduzir o absenteísmo, prevenir doenças e afastamentos, além de ser um diferencial para atração e retenção de talentos.

Um dos maiores desafios das organizações é manter um ambiente saudável e promover a qualidade de vida dos seus colaboradores. Comece a praticar as dicas e torne a sua empresa ainda mais competitiva no mercado! Você aceita esse desafio? Deixe seu comentário!

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This