Gestão de Pessoas e RH

4 dicas para montar uma pesquisa de clima para sua empresa

Escrito por Seguridade

Precisamos sempre estar atentos ao clima organizacional da empresa. Isso significa ter disposição para implementar melhorias internas que irão influenciar processos, já que as intervenções positivas acabam impactando os resultados.

Fazer uma pesquisa de clima organizacional é o meio de se encontrar um ponto de equilíbrio entre as expectativas dos empresários e as expectativas dos colaboradores, melhorando a produtividade, a prestação de serviços e o entrosamento do time.

Portanto, a aplicação de uma pesquisa de clima tem o propósito de expor claramente os problemas organizacionais. O objetivo é também apontar as soluções, pois sabe-se exatamente o real estado percebido e vivido por todos que estão trabalhando naquele ambiente. E o que é mais importante: a pesquisa fundamenta de forma científica e estatística o estado real e o desejado.

Despertamos sua curiosidade? Continue acompanhando o post de hoje e veja 4 dicas de como montar uma pesquisa de clima para a sua empresa. Confira!

Por que fazer uma pesquisa de clima organizacional?

A atenção direcionada para a criação de ambientes mais propícios para se atingir os melhores resultados já seria motivo suficiente, mas acrescentamos que a pesquisa de clima também auxilia no melhoramento tanto dos relacionamentos internos (entre colaboradores, chefias e departamentos internos), quanto dos externos (entre fornecedores, empresas parceiras e clientes).

Essa pesquisa é também uma importante ferramenta para avaliar o grau de satisfação com o contexto que nos cerca e no qual estamos inseridos.

Como fazer a pesquisa?

Ok, já mostramos sua importância. Mas como fazer uma pesquisa que seja realmente efetiva e deixe claros os resultados para futura análise?

Preparação

Para se obter informações precisas sobre os problemas a serem focalizados é necessário criar um formulário com os nomes dos colaboradores, departamentos, tempo que trabalham na empresa e fazer perguntas simples, concisas e objetivas, de múltipla escolha, em que o empregado escolha entre “Sim” e “Não”, e/ou gradações entre conceitos de satisfação, como “excelente”, “bom”, “regular” e “ruim”.

Elabore perguntas fechadas, como por exemplo: Qual o seu nível de satisfação com a política de premiação da empresa? Você considera que a empresa tem feito o suficiente para que a comunicação interna seja efetiva?

Metodologia

Nessa etapa se faz a separação da amostragem, a interpretação dos dados, a formulação das questões – ou hipóteses, a elaboração da sequência de ações a serem seguidas e a pesquisa a respeito do método de trabalho.

Relatório Final

Esse relatório, como refletirá informações de mensuração importantes, deve trazer as conclusões e sugestões de melhorias, feitas a partir dos dados coletados e interpretados.

Plano de Ação

Definição de quem faz o quê e quando. Nele, deve-se estabelecer quem irá executar as ações e definir prazos para a implantação à luz de todos na equipe, o que traz comprometimento e sela o envolvimento das pessoas.   

A pesquisa de clima serve para a empresa apenas como um diagnóstico, um guia para as mudanças que devem ser realizadas o quanto antes. Isso exige uma pessoa que tenha capacidade de analisar os aspectos a ser pesquisados e de interpretar os resultados. É importante lembrar ainda que podem existir fatores externos que influenciam as respostas e devolutivas.

Os processos internos da empresa, como a própria contratação de funcionários, devem funcionar como um filtro para encontrar pessoas que tenham um perfil parecido com o desejado pela companhia, o que já direciona a um certo entrosamento com a equipe e o espaço.

Já passou por este tipo de pesquisa de clima organizacional? Deixe nos comentários suas impressões sobre suas experiências e suas opiniões sobre este post!

 

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This