Segurança e Limpeza

Como fazer um treinamento de segurança do trabalho?

Escrito por Seguridade

A segurança no trabalho deve ser uma prioridade para a equipe gestora de qualquer empresa. Nesse sentido, é necessário investir na melhor infraestrutura, que respeite as normas de segurança e coloque à disposição dos empregados os equipamentos que vão garantir um trabalho mais seguro.

Além disso, é importante também investir em treinamento de segurança do trabalho para esclarecer os funcionários sobre o assunto, ensinando como usar os EPIs e EPCs, como manusear as máquinas corretamente e como evitar acidentes.

Leia o post e saiba mais sobre o assunto!

Em que consiste o treinamento de segurança do trabalho

O treinamento de segurança do trabalho é uma forma de orientar o funcionário a exercer suas atividades de maneira segura e consciente, evitando riscos e sabendo como proceder diante de uma situação perigosa ou de um acidente já concretizado.

A importância e as vantagens do treinamento

O treinamento de segurança do trabalho visa ensinar de forma rápida e simples os procedimentos a adotar antes, durante e depois de cada atividade realizada na empresa. Dessa forma, o dia a dia do trabalho se desenvolve com mais segurança e produtividade, permitindo que o elemento humano se ajuste ao ambiente e vice-versa.

O treinamento de segurança do trabalho traz vantagens para todos. O empregador pode desenvolver uma cultura organizacional de segurança para sua empresa, a partir da aplicação dos treinamentos. Já os funcionários usufruem de uma ferramenta preciosa para a prevenção de acidentes de trabalho, conservando sua integridade física e saúde.

Entre as vantagens gerais, destacam-se:

  • Redução de custos;

  • Maior produtividade;

  • Otimização da qualidade dos produtos/serviços;

  • Capacitação dos empregados;

  • Segurança no local de trabalho;

  • Engajamento dos funcionários com a segurança;

  • Diminuição de acidentes de trabalho.

Como elaborar um treinamento

Para elaborar um treinamento de segurança do trabalho, é possível usar o PowerPoint ou outros recursos digitais. Na hora da apresentação, o palestrante pode seguir alguns passos:

  1. Histórico da empresa: resumo falando sobre o nascimento da empresa, seus fundadores, sua atividade-fim, os locais em que atua e outras coisas;

  2. Política de segurança da empresa: junção da cultura organizacional da empresa com as normas de segurança do trabalho;

  3. Objetivo do treinamento;

  4. Explicação sobre o que é segurança do trabalho;

  5. Explicação sobre o que é acidente de trabalho;

  6. Informações sobre o ambiente de trabalho;

  7. Riscos inerentes a cada função;

  8. Necessidade do uso de EPIs e EPCs;

  9. Agradecimentos.

Podem-se ainda fornecer apostilas com o resumo da apresentação.

Como engajar os funcionários

Para garantir a participação dos funcionários no treinamento de segurança do trabalho, o gestor de RH deve ser paciente, já que essa tarefa pode não ser fácil e o engajamento de todos pode demorar até mais de 1 ano. Convém ainda envolver os diretores e gerentes da empresa, pois a participação deles ajuda a estimular os funcionários.

É preciso também explicar aos funcionários as razões pelas quais eles devem participar do treinamento, mostrando as vantagens que ele oferecerá. O gestor de RH deve estar totalmente acessível, pronto para tirar dúvidas e orientar todos.

Reuniões diárias, que sejam curtas e objetivas, ajudam os funcionários a conhecer melhor as normas de segurança e a praticá-las no dia a dia.

Os tipos de treinamento

Existem diferentes tipos de treinamento de segurança do trabalho que podem ser oferecidos:

  • Treinamento de integração ou admissional (integra o novo funcionário ao ambiente de trabalho, aos equipamentos que ele vai usar, aos riscos);

  • Treinamento de conscientização (conscientiza os funcionários da importância de seguir as normas de segurança);

  • Análise de riscos (gerencia os riscos, antecipando os problemas);

  • Cultura preventiva (dissemina a ideia de que a prevenção é a melhor solução);

  • Segurança online (uso correto das ferramentas digitais);

  • Ergonomia no trabalho (ensina como o funcionário deve se posicionar em relação aos equipamentos e evitar problemas de saúde).

Você já faz algum treinamento de segurança do trabalho? O que achou do post? Aproveite para conhecer melhor os serviços da Seguridade Serviços de Segurança, seguindo-as nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn.

Sobre o autor

Seguridade

A Seguridade é uma empresa consolidada no mercado, atendendo toda a região Sul do país e o estado de São Paulo, nos tornamos referência nos segmentos de segurança privada, limpeza e conservação, jardinagem, bombeiros industriais, serviços de rh e outros serviços.

Deixar comentário.

Share This